Hatch, prata, usado e movido a gasolina

Pesquisa aponta que o carro segue como objeto de desejo e que esse é o modelo procurado pela maioria dos consumidores online 

hatch prata fiat argo drive 2021 prata visto de frente
Preferência nacional: hatch, prata com pouco tempo de uso é garantia de negócio fechado (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Flávio Passos
Publicado em 19/10/2024 às 11h00

O carro continua em alta entre os objetos de desejo dos consumidores, independentemente da geração. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Data OLX Autos com cerca de 3 mil usuários que acessaram o portal OLX em julho. O levantamento teve o objetivo de investigar como os diferentes grupos etários se comportam na hora de adquirir um veículo. O resultado apontou algumas diferenças, mas um dado se manteve praticamente constante entre todos os públicos: a intenção de compra de um automóvel –  de 88% na Geração Z (18 a 28 anos); de 78% na Geração Y (29 a 40 anos); de 75% na Geração X (41 a 60  anos); e de 71% na Geração BB (acima de 61 anos).

VEJA TAMBÉM:

A discreta variação de alguns resultados também sugere que novidades recentes, como a crescente aceitação dos modelos híbridos e elétricos e a possibilidade de ter um veículo por assinatura pagando um aluguel mensal, ainda não impactaram significativamente a maioria dos consumidores que acessam o portal. Boa parte deles, como mostrou a pesquisa, está em busca de um modelo usado. Os hatches movidos à gasolina são os preferidos. É na geração BB, de mais de 61 anos, que surge um equilíbrio maior entre os modelos que possuem: 35% têm hatches, 22% sedans, 27% SUVs e 13% picapes. Essa faixa de consumidores, ao lado da Geração X, portanto a fatia de público maduro da amostra, é a que se revela mais aberta à novidade: 32% dos BBs e 30% da Geração X cogitam colocar na garagem um modelo híbrido ou elétrico.

O combustível pode variar, mas a principal motivação para ter um carro é a mesma, não importa a geração: ter independência na hora de se locomover. Agilidade nos deslocamentos e viagens e lazer são as motivações que aparecem na sequência, indicando que a associação entre automóvel e autonomia para ir e vir segue firme.

Os dados que falam diretamente ao bolso do consumidor apresentam nuances entre as gerações. Seis em cada 10 consumidores da Geração Z acessam a OLX procurando um veículo usado e 67% dizem que vão recorrer ao financiamento para realizar a compra. Ambos os índices vão diminuindo conforme sobe a faixa etária – 54% e 61% na Geração Y; 50% e 48% na Geração X; 41% e 39% entre os BBs, respectivamente. O que é natural, uma vez que os jovens tendem a ter um caixa mais curto em relação a quem tem uma vida economicamente ativa há mais tempo.

Financiamento de carro usado
Financiamento ainda tem um peso significativo na hora de comprar um carro usado ou seminovo (Foto: Shutterstock)

O comportamento se repete em relação ao seguro. Sete em cada dez entrevistados da Geração Z que possuem um veículo dizem que o bem não está protegido. Na outra ponta, 67% dos veículos de que tem mais de 61 anos são segurados.

Outro reflexo da maior reserva monetária desponta entre os mais maduros: 40% dos entrevistados da Geração X e 46% dos BBs pretendem adquirir o veículo à vista e 10% destes últimos procuram por um modelo zero quilômetro. Porém, a maioria que quer um usado, não importa a geração, pesquisa por um modelo com até oito anos de mercado. A preferência se explica pelo preço mais em conta em relação ao zero e ao seminovo (veículos com, no máximo, três anos de uso e cerca de 20 mil km), pela menor desvalorização do investimento inicial para a compra do bem, e também pelo gasto menor com documentação e impostos.

E há unanimidade também entre os que pretendem financiar: a taxa de juros interfere na decisão de compra. Dependendo do índice, a operação é acelerada ou pisa-se no freio definitivamente.

Para quem se encontra do outro lado do balcão, ou seja, para quem está vendendo, é importante saber os atributos mais valorizados pelos compradores. Nesse caso, preço acessível e histórico do veículo são os itens de maior apelo. O custo de manutenção e o gasto com combustível também pesam na avaliação, mais do que a marca ou modelo do automóvel. E, se o carro for prata, a chance de sair negócio é grande. Trata-se da cor preferida apontada pelos consumidores de todas as gerações.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário