Hatch, prata, usado e movido a gasolina
Pesquisa aponta que o carro segue como objeto de desejo e que esse é o modelo procurado pela maioria dos consumidores online
Pesquisa aponta que o carro segue como objeto de desejo e que esse é o modelo procurado pela maioria dos consumidores online
O carro continua em alta entre os objetos de desejo dos consumidores, independentemente da geração. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Data OLX Autos com cerca de 3 mil usuários que acessaram o portal OLX em julho. O levantamento teve o objetivo de investigar como os diferentes grupos etários se comportam na hora de adquirir um veículo. O resultado apontou algumas diferenças, mas um dado se manteve praticamente constante entre todos os públicos: a intenção de compra de um automóvel – de 88% na Geração Z (18 a 28 anos); de 78% na Geração Y (29 a 40 anos); de 75% na Geração X (41 a 60 anos); e de 71% na Geração BB (acima de 61 anos).
VEJA TAMBÉM:
A discreta variação de alguns resultados também sugere que novidades recentes, como a crescente aceitação dos modelos híbridos e elétricos e a possibilidade de ter um veículo por assinatura pagando um aluguel mensal, ainda não impactaram significativamente a maioria dos consumidores que acessam o portal. Boa parte deles, como mostrou a pesquisa, está em busca de um modelo usado. Os hatches movidos à gasolina são os preferidos. É na geração BB, de mais de 61 anos, que surge um equilíbrio maior entre os modelos que possuem: 35% têm hatches, 22% sedans, 27% SUVs e 13% picapes. Essa faixa de consumidores, ao lado da Geração X, portanto a fatia de público maduro da amostra, é a que se revela mais aberta à novidade: 32% dos BBs e 30% da Geração X cogitam colocar na garagem um modelo híbrido ou elétrico.
O combustível pode variar, mas a principal motivação para ter um carro é a mesma, não importa a geração: ter independência na hora de se locomover. Agilidade nos deslocamentos e viagens e lazer são as motivações que aparecem na sequência, indicando que a associação entre automóvel e autonomia para ir e vir segue firme.
Os dados que falam diretamente ao bolso do consumidor apresentam nuances entre as gerações. Seis em cada 10 consumidores da Geração Z acessam a OLX procurando um veículo usado e 67% dizem que vão recorrer ao financiamento para realizar a compra. Ambos os índices vão diminuindo conforme sobe a faixa etária – 54% e 61% na Geração Y; 50% e 48% na Geração X; 41% e 39% entre os BBs, respectivamente. O que é natural, uma vez que os jovens tendem a ter um caixa mais curto em relação a quem tem uma vida economicamente ativa há mais tempo.
O comportamento se repete em relação ao seguro. Sete em cada dez entrevistados da Geração Z que possuem um veículo dizem que o bem não está protegido. Na outra ponta, 67% dos veículos de que tem mais de 61 anos são segurados.
Outro reflexo da maior reserva monetária desponta entre os mais maduros: 40% dos entrevistados da Geração X e 46% dos BBs pretendem adquirir o veículo à vista e 10% destes últimos procuram por um modelo zero quilômetro. Porém, a maioria que quer um usado, não importa a geração, pesquisa por um modelo com até oito anos de mercado. A preferência se explica pelo preço mais em conta em relação ao zero e ao seminovo (veículos com, no máximo, três anos de uso e cerca de 20 mil km), pela menor desvalorização do investimento inicial para a compra do bem, e também pelo gasto menor com documentação e impostos.
E há unanimidade também entre os que pretendem financiar: a taxa de juros interfere na decisão de compra. Dependendo do índice, a operação é acelerada ou pisa-se no freio definitivamente.
Para quem se encontra do outro lado do balcão, ou seja, para quem está vendendo, é importante saber os atributos mais valorizados pelos compradores. Nesse caso, preço acessível e histórico do veículo são os itens de maior apelo. O custo de manutenção e o gasto com combustível também pesam na avaliação, mais do que a marca ou modelo do automóvel. E, se o carro for prata, a chance de sair negócio é grande. Trata-se da cor preferida apontada pelos consumidores de todas as gerações.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |