[Vídeo] Honda Civic Type R é resultado de muita engenharia japonesa
Esportivo japonês finalmente desembarca no Brasil e promete muita tecnologia embarcada, além do desempenho apimentado do motor 2.0 turbo
Esportivo japonês finalmente desembarca no Brasil e promete muita tecnologia embarcada, além do desempenho apimentado do motor 2.0 turbo
O Honda Civic Type R foi oficialmente lançado no Brasil e já está nas concessionárias da marca com preços de R$ 429.900 e R$ 434.900, com o pacote Traffic Alert. Ele é equipado com um motor 2.0 16V turbo com 297 cv de potência e torque máximo de 42,8 kgfm.
O novo Civic Type R consagrou-se como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo, após recorde de tempo de volta em Nurburgring, o famoso circuito alemão: 7 min 44,881 s. Boris Feldman dirigiu o Civic Type R no autódromo Velocitta, em SP. Veja suas impressões.
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O Civic Type R é feito sobre a base da 11ª geração do modelo (G11) com carroceria hatch de quatro portas. A dianteira, com enormes entradas de ar, é uma das áreas de maior diferenciação do esportivo: linhas aerodinâmicas que permitem um gerenciamento do fluxo de ar frontal, favorecendo e ampliando todo o potencial do motor turbo de alta performance.
O capô de alumínio com grade de exaustão colabora para otimizar o fluxo de ar frontal, auxiliando no controle térmico e gerando pressão aerodinâmica. Spoiler, fechamento inferior do assoalho e aerofólio têm função real em auxiliar o downforce. O extrator abaixo do para-choque organiza e acelera o fluxo de ar na traseira, reduzindo o risco de flutuação em altas velocidades.
Dimensões | Medidas |
---|---|
Comprimento | 4.598 mm |
Largura | 1.890 mm |
Altura | 1.407 mm |
Distância entre eixos | 2.735 mm |
Peso | 1.451 kg |
O novo Civic Type R motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo, com quatro cilindros em linha, 16V, é dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote, com sistema VTC (Variable Timing Control) na admissão e no escape e VTEC no escape.
Ele é movido exclusivamente a gasolina.
O Civic Type R tem o seguinte consumo, segundo dados obtidos pela Honda de acordo com normas do Inmetro:
A transmissão do Civic Type R é manual de seis velocidades. O rev-match control system garante a exata sincronia de rotações nas reduções de marchas, evitando um eventual desequilíbrio em entrada da curva, inclusive na redução da 2ª para a 1ª marcha.
Na prática, o sistema inteligente realiza o punta-taco automaticamente sempre que detecta a iminência de uma redução de marcha, elevando a rotação do motor no momento de transição do câmbio.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson com suporte de eixo duplo, uma configuração para minimizar o torque steer (mudança de convergência das rodas em fortes acelerações), se vale de braços de suspensão inferiores rígidos, que contribuem para a manutenção de uma exata geometria, aumentando a rigidez de cambagem, ampliando a área de contato dos pneus com o asfalto.
A suspensão traseira é Multi-link e os quatro amortecedores adaptativos têm ajuste que limita a rolagem da carroceria, assim como seu curso ante fortes demandas de aceleração e frenagem.
Os freios são Brembo com pinças dianteiras com 4 pistões e discos e discos de duas peças. O diâmetro do disco dianteiro é de 350 mm e do traseiro é de 305 mm. Os pneus são Michelin na medida 265/30ZR19.
O Civic Type R tem em destaque entre os itens de série o carregador por indução, a central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema de som Bose com 12 alto-falantes, o painel digital TFT de alta definição, o ar-condicionado digital dual zone, as pedaleiras esportivas, entre outros. A plataforma de conectividade da marca também está presente no modelo: o myHonda Connect.
O esportivo possui o Honda Sensing, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência à condução, que se baseia nas imagens da câmera frontal com amplo ângulo de visão horizontal e 8 sensores do tipo sonar (4 frontais e 4 traseiros). As principais funções:
Além disso, o completo pacote de segurança do Civic Type R traz: 10 airbags (dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos – para motorista e passageiro da frente), assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré com linhas dinâmicas multivisão, entre outros.
Como diferencial para esse modelo, teremos a opção de um pacote Traffic Alert, com os equipamentos Blind Spot Information System (sistema de alerta de veículo em ponto cego) e Cross Traffic Monitor (monitoramento de tráfego cruzado na traseira).
O Honda LogR é um sistema gratuito de fornecimento de informações ligadas à condução. O sistema está disponível embarcado no carro (com visualização pela tela do multimídia) e via aplicativo de celular para os sistemas operacionais Android e iOS.
A análise de dados usa diversos sensores, que permitem oferecer um grande detalhamento ao condutor, com objetivo de aperfeiçoar a performance na pilotagem. Ao todo, 12 itens podem ser selecionados pelo motorista: temperatura da água, ângulo da direção, taxa de Yaw (direção de rotação), pressão atmosférica, posição do pedal do acelerador, temperatura do ar de admissão, pressão de freio, temperatura externa, pressão do óleo do motor, posição do pedal de embreagem, pressão do turbo e temperatura do óleo do motor.
O Honda LogR também calcula e exibe a força máxima de atrito que cada um dos quatro pneus pode exercer no momento, bem como a magnitude da força longitudinal e lateral à qual o pneu é submetido, calculadas a partir dos dados de aceleração e carga do pneu. Tudo é exibido em tempo real na tela multimídia.
Um sistema de pontuação permite ao motorista ajustar seu modo de pilotagem para aperfeiçoar suas habilidades ao volante. Tal função fornece a pontuação automática e orientações para extrair o melhor desempenho do Civic Type R.
No modo Data Log, os dados de aceleração, frenagem e força G nas curvas são coletados. O percurso é codificado por cores, e permite que sejam identificados os pontos de frenagem e posição do acelerador em todos os trechos. Também é possível definir locais de início e fechamento de voltas cronometradas e todos os dados podem ser utilizados para comparar com voltas anteriores e futuras.
O modo VS permite ainda que o motorista compare sua performance com as de outros pilotos obtidas no mesmo circuito.
As informações armazenadas no Auto Score e Data Log podem ser enviadas ao aplicativo e visualizadas a qualquer momento por meio do aplicativo Honda LogR instalado no smartphone. Outro destaque é a capacidade de transformar a função de vídeo do smartphone em uma câmera de bordo carregada de dados. Ele captura imagens integradas e agrega as informações de desempenho ao vídeo.
É possível optar entre quatro modos de condução: Comfort, Sport, +R e, a grande novidade, o modo Individual.
Ao todo, seis parâmetros são alterados, de acordo com o modo de condução pré-selecionado: gerenciamento do motor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta-taco nas reduções e layout do painel. As configurações feitas no modo Individual são mantidas mesmo que o motor seja desligado.
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