Honda HR-V: linha 2020 fica ainda mais completa com a versão Touring renovada
Versão top de linha do SUV chega com o potente e eficiente motor 1.5l turbo além de agregar itens de conforto e sofisticação como o teto-solar panorâmico
Versão top de linha do SUV chega com o potente e eficiente motor 1.5l turbo além de agregar itens de conforto e sofisticação como o teto-solar panorâmico
Os SUVs são objeto de desejo dos consumidores. Entre os modelos dessa categoria, um dos que se destaca é o Honda HR-V. A linha 2020 do modelo – com preços a partir de R$ 94.400 na versão LX CVT – marcou a volta da versão Touring com uma importante novidade: o motor 1.5l turbo de 173 cv a 5.500 rpm, e torque de 22,4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
Com a adoção dessa motorização, que alia desempenho e baixo consumo, o modelo passa a ter um importante diferencial, atendendo o desejo dos consumidores cada vez mais exigentes do mercado de SUVs.
Além disso, as demais versões do SUV mais vendido da marca no Brasil trazem novos equipamentos de conforto e comodidade, oferecendo um modelo ainda mais completo para seus consumidores.
Na linha 2020, a versão EXL passa a oferecer os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como uma nova grade frontal com acabamento em BlackPiano, aumentando o refinamento do SUV.
A central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é a principal novidade para a versão EX, que recebe ainda sensores de estacionamento traseiros.
Por meio desta nova central é possível a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze (navegação disponibilizada por meio do Android Auto e Apple CarPlay), além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay).
Por fim, o modelo LX recebe câmera de marcha a ré integrada à central multimídia de 5″, com três modos de visão, facilitando as manobras e aumentando a visibilidade do condutor.
Versão | Principais equipamentos |
---|---|
LX | Motor 1.8l com câmbio CVT, faróis com DRL em LED; airbags frontais; ar-condicionado manual; direção elétrica; display de 5"; câmera de marcha a ré; volante multifuncional; Isofix; retrovisores laterais com ajuste elétrico; computador de bordo; acabamento em couro no console. |
EX | Versão LX acrescida de ar-condicionado digital touchscreen; central multimídia de 7" com integração Android Auto e Apple CarPlay; volante multifuncional em couro; airbags frontais e laterais; sensores de estacionamento traseiro. |
EXL | Versão EX acrescida de faróis com acendimento automático; airbags frontais, laterais e de cortina; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, grade frontal com acabamento BlackPiano e bancos de couro. |
Touring | Versão EXL acrescida de motor 1.5l turbo; faróis full-LED; teto-solar panorâmico; antena em formato de barbatana tubarão; partida por botão; chave presencial; sensor de chuva; retrovisor fotocrômico automático; central multimídia de 7". |
A versão Touring, que retorna na linha 2020 para completar a família do SUV, composta pelos modelos LX, EX e EXL, recebe equipamentos inéditos ao modelo. São itens que reforçam o design, a versatilidade e a performance da família HR-V.
No design, o visual marcante do HR-V, recentemente renovado na linha 2019, ficou ainda mais refinado no modelo Touring. A dianteira ganha uma nova personalidade, com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED – com alta eficiência luminosa em diferentes condições de rodagem –, bem como uma nova grade frontal, com acabamento em BlackPiano.
O inédito teto-solar panorâmico da versão Touring – o primeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil – aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, bem como agrega um estilo único ao HR-V, combinado a nova antena em formato barbatana de tubarão, itens exclusivos da versão Touring.
Na parte traseira, o logotipo “Turbo” e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o design do HR-V Touring.
O interior refinado da família HR-V, reconhecido pela qualidade dos materiais, uso inteligente do espaço e pela sofisticação, ganha um toque adicional de estilo na versão Touring, recebendo os ocupantes em um ambiente único. Essa versão passa a ter – de acordo com a cor externa – a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos – revestidos em couro – laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring.
Equipado com a tecnologia Smart Entry, o HR-V Touring permite a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo. Equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de marcha a ré – com três modos de visualização – e o exclusivo sistema Honda LaneWatch, o HR-V Touring permite visibilidade total em manobras e durante a condução.
O sistema Honda LaneWatch é composto de uma câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia, ao se acionar a seta, ou mesmo ao pressionar um botão na alavanca.
Com isso, o condutor passa a ter muito mais segurança em mudanças de faixa e mais comodidade em manobras. O HR-V Touring traz ainda equipamentos exclusivos, como sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático.
A versão Touring recebe a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com navegador GPS integrado ao sistema.
Todas as versões do HR-V trazem motores eficientes e que entregam uma combinação ideal de performance e eficiência energética, para diferentes perfis de consumidores. Os modelos LX, EX e EXL do HR-V 2020 são equipados com o motor 1.8l 16V FlexOne de até 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol, que é combinado à transmissão CVT – com simulação de sete velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL.
A versão Touring, por sua vez, marca a estreia da motorização turbo com injeção direta no HR-V, garantindo alto desempenho e ótima eficiência energética, posicionando-o em um novo patamar.
O motor 1.5l turbo de quatro cilindros, que equipa a versão Touring e traz calibragem específica para o HR-V, utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
Este propulsor é acoplado a transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring, que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.
Essa transmissão traz algumas características específicas: função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso e uma modularidade maior da aceleração em médias rotações, bem como a simulação das sete velocidades com o acelerador à plena carga, aumentando a percepção de performance e reduzindo o ruído de aceleração nesta condição.
O freio motor fornecido pela transmissão CVT do modelo Touring também foi aprimorado, com a simulação de reduções de marcha de forma automática em condições de frenagem brusca, aumentando a eficiência nestas condições.
Outro aprimoramento, já aplicado à transmissão CVT na linha 2019, torna mais progressiva a aceleração nas condições de “anda e para” fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração em trânsito, aumentando o conforto para os ocupantes nestas condições.
Para se adequar ao novo nível de desempenho, fruto do motor 1.5l turbo, o HR-V Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque ao modelo.
Com isso, o HR-V Touring mantém o conforto característico do SUV, com um toque superior de dinâmica, principalmente em situações onde a performance da nova motorização é colocada à prova.
Todas as versões do HR-V 2020 são equipadas com ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina, bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida, destravamento do porta-malas por controle, controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
Também de séria é o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.
As versões EX, EXL e Touring trazem ainda ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais, e aletas para trocas de marcha no volante, habilitando a simulação de sete velocidades na transmissão CVT, e volante com revestimento em couro.
Na versão EXL e Touring, oferece bancos revestidos em couro, airbags laterais do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, central multimídia de 7″ com navegador integrado, bem como espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré.
O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.
Versão | Preço |
---|---|
HR-V LX | R$ 94.400 |
HR-V EX | R$ 101.700 |
HR-V EXL | R$ 111.900 |
HR-V Touring | R$ 139.900 |
Fotos Honda | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Câmera de ré é uma porcaria, acho que pegaram da China mas de terceira qualidade, terrivel, confio mais em olhar para trás do que na câmera! o fechamento dos vidros como dito acima também é uma droga!
Adiquirir o sonho
Bom dia. O amigo esqueceu de informar a presença do repetidor de pisca, a partir da versão EX.
Acho imperdoável a ausência de levantamento automático dos vidros junto com o acionamento das travas/alarme, em um veículo que custa mais de 100 mil reais; é muito útil no caso de esquecer algum vidro aberto.
Abraço.
hr-v 2018 Ex ,caramba que carro ruim ,barulho por toda parte do carro ,levei 4x na agencia e nao resolveram o barulho no painel , limpador de parabrisa ,uma bosta , me disseram que e normal o barulho ,tds fazem ,borrachas soltando ,tinta descascando ,ta loco ,Honda que me perdoe ,mas Toyota da show
Hrv touring custando mais que Civic touring? Honda vocês estão malucados.Perderao a noção, sou consumidor Honda. Desde os primeiros FiT.Vou repensar seriamente em mudar de marca…..
Mas o HRV é muito mais carro que o Civic. Eu já tive os dois, hoje tenho o HRV e nunca mais volto para o Civic. Estou apaixonado pelo meu SUV.