Honda ZR-V 2024: ‘Civic Cross’ mira em concorrentes e órfãos do sedan
Novo SUV tem como base o sedan médio e aposta no espaço interno e acabamento para ser alternativa a Jeep Compass, Corolla Cross e VW Taos, entre outros
Novo SUV tem como base o sedan médio e aposta no espaço interno e acabamento para ser alternativa a Jeep Compass, Corolla Cross e VW Taos, entre outros
A Honda lançou ZR-V 2024, novo SUV médio da marca que fica posicionado entre o HR-V e o CR-V. O ZR-V 2024 tem preço de R$ 214.500 e as vendas começam nesta terça-feira (31). Ele disputará mercado com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. Feito sobre a plataforma global do Civic – por isso ser chamado de “Civic Cross” ou “SUV do Civic”, o modelo também pode fisgar os órfãos do sedã – que hoje é vendido exclusivamente na versão híbrida.
Já andamos no ZR-V 2024. Confira nossas impressões:
O Honda ZR-V é equipado com motor 2.0 16V, mas de família diferente do que era utilizado no Civic G10. Ele, por exemplo, tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Ele tem 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgfm a 4.200 rpm, possui duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape.
Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.
A transmissão é automática do tipo CVT. Ela tem a funnção Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.
Já o EDDB (Early Downshift During Braking) visa conter o ganho de velocidade em descidas. Em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo do Honda ZR-V 2024 é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Baseado na plataforma do Civic, o Honda ZR-V tem duversos itens dos sistemas de direção e suspensão herdados doe sedan. O sistema de direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS) tem sensor de torque que mede o esforço no volante feito pelo motorista e uma central eletrônica determina o nível de assistência elétrica específica para a ocasião.
O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. O subframe dianteiro e os amortecedores traseiros são oriundos do Civic, enquanto o subframe traseiro e as pinças de freio frontais são herdadas do CR-V.
O Honda ZR-V tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 9 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.
Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira. O ZR-V também possui o myHonda Connect.
As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.
Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.
Entre os diversos itens de conforto e bem-estar, podemos destacar o teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, enquanto no âmbito da praticidade, o ZR-V oferece chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas (com acionamento por toque).
O ZR-V está equipado com o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As principais funções do Honda SENSING são:
O ZR-V possui ainda diversos outros importantes equipamentos de segurança: 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.
O Honda ZR-V tem 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.655 mm de entre-eixos. Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40: rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
So falta o motor ser FLEX !………….