HP envia computador de 130 TB para o espaço, literalmente
Novo supercomputador da Estação Espacial Internacional (ISS) promete reduzir o tempo de download em 30 mil vezes
Novo supercomputador da Estação Espacial Internacional (ISS) promete reduzir o tempo de download em 30 mil vezes
A Hewlett Packard Enterprise, divisão da HP, enviou para a Estação Espacial Internacional (ISS) o HPE Spaceborne Computer 2. A máquina foi despachada para o módulo a bordo do foguete SpaceX Falcon 9.
VEJA TAMBÉM:
Este é o segundo computador enviado para a estação e seu hardware aprimorado, assim como sistema operacional atualizado permitirá rodar softwares de controle de voo e demais tarefas vitais para a estação espacial. O computador ainda conta com ferramentas capazes de monitorar o estado de funcionamento de diferentes tecnologias embarcadas na nave.
O HPE Spaceborne Computer foi desenvolvido a partir de servidores das linhas Edgeline e ProLiant, que já são comercializados pela HP, aqui na Terra. No entanto, para dar conta de todas as demandas e ter espaço reserva, o equipamento recebeu várias unidades de armazenamento.
São eles: quatro SAS Value Series RM KIOXIA 960 GB RM, oito NVMe XG Series de 1.024 GB e quatro SSDs SAS Enterprise PM6 de 30,72 TB. Com o novo computador, o processo de envio de dados passará a ser feito em tempo real.
Isso porque até então, um volume de aproximadamente 3 GB levava cerca de 18 horas para ser transmitido à Terra. Com o novo computador o volume será encaminhado em míseros 2 segundos. Segundo a HP, ele promete ser 30 mil vezes mais rápido.
Naves espaciais são equipamentos modernos, capazes de realizar façanhas quase inacreditáveis. Levar um homem para fora da órbita do planeta não é uma tarefa simples e exige equipamentos de alta precisão e robustez. Mas saiba que muitas dessas engenhocas utilizam peças de aparelhos comerciais vendidos no Planeta Azul. Quando a Apollo 11 chegou à Lua, ela utilizava um computador com míseros 2 KB de memória RAM. Isso significa que o computador utilizado para levar os primeiros homens ao satélite natural tinha menos memória que uma calculadora de bolso.
Outra nave equipada com peças de eletrônicos domésticos foi utilizada na sonda New Horizons. Lançada em 2006, o artefato tinha como objetivo estudar Plutão. Entre os incontáveis equipamentos e componentes da sonda, estava o processador R3000 de 32 bits e clock de 33,8 MHz. Para quem não sabe, era este o processador utilizado na primeira geração do PlayStation, lançado em 1994.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |