Novo Creta 2022 vem com reforço na tecnologia e estilo ousado
SUV compacto da Hyundai chega em quatro versões de acabamento, duas opções de motorização; preços começam em R$ 107.490
SUV compacto da Hyundai chega em quatro versões de acabamento, duas opções de motorização; preços começam em R$ 107.490
Até recentemente, quando o assunto era SUV compacto, não era comum falar de itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), sistema de permanência em faixa com correção de volante e frenagem automática para pedestres, veículos e ciclistas. O Nissan Kicks e o Volkswagen Nivus trouxeram algumas dessas tecnologias, mas agora o Hyundai Creta 2022 amplia o conteúdo, com o pacote batizado de SmartSense.
A pré-venda da linha 2022 do SUV começa hoje (25), apenas para atuais proprietários de Creta ou HB20. Para os demais clientes, o modelo estará disponível a partir de amanhã. O modelo antigo permanece em produção na versão Action, com motor 1.6, por R$ 99.790.
Versão | Preço |
---|---|
Creta Comfort | R$ 107.490 |
Creta Limited | R$ 120.490 |
Creta Platinum | R$ 135.490 |
Creta Ultimate | R$ 146.990 |
A Hyundai informa que os compradores das primeiras 500 unidades terão direito a um ano de gratuidade do sistema de conectividade Bluelink e do Sem Parar. Além disso, em caso de financiamento com entrada a partir de 50%, a primeira parcela vence em janeiro. As vendas normais começam na primeira quinzena do mês que vem.
São quatro versões: Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. As três primeiras utilizam motor 1.0 turbo GDI de injeção direta e 120 cv, o mesmo já em uso no HB20. A topo de linha Ultimate mantém o 2.0 aspirado do Creta anterior, mas retrabalhado. Entre as mudanças, abandonou o antigo nome (“Nu”) e assumiu a denominação Smartstream. Também ganhou 1 cv (agora são 167 cv com etanol). O câmbio é automático de seis marchas em todas as versões.
Além do banho de tecnologia, a segunda geração do Creta chama atenção pelo estilo. A Hyundai nunca teve medo de apostar em visual fora do comum. Foi assim no primeiro HB20 (quando surpreendeu positivamente) e voltou a ser assim na profunda reestilização, realizada no final de 2019 (quando gerou muitas críticas). Pois não é que agora ela resolveu causar de novo?
De frente, o SUV ficou mais agressivo e moderno. As duas versões mais caras (Platinum 1.0 e Ultimate 2.0) têm uma volumosa grade hexagonal com detalhes cromados, um tipo de acabamento que a marca chama de “cascata”. Os faróis, de LEDs na versão mais cara, são divididos. Todas as versões têm luzes diurnas de LEDs.
Mas o ponto que vai gerar polêmicas é a traseira. O modelo desenvolvido no centro de design da marca na Coreia do Sul tem lanternas fragmentadas, num formato totalmente fora do convencional. Para quem já tinha estranhado o desenho das lanternas do HB20… Completa o visual o nome Creta com as letras bem espaçadas, ocupando boa parte da tampa. Nem precisava. Se algum carro será reconhecido imediatamente, será o SUV de Piracicaba!
O Creta 2022 teve um pequeno crescimento. O comprimento passou para 4,3 m (1 cm a mais), enquanto a largura agora é de 1,79 m (também 1 cm adicional). A distância entre-eixos cresceu 2 cm, para 2,61 m. A altura não mudou (1,63 m).
Por causa dos para-choques redesenhados, o ângulo de entrada teve uma mínima redução (de 21º para 20,4º), enquanto o ângulo de saída teve ligeiro aumento (de 28º para 28,3º).
Graças ao maior entre-eixos, o espaço para joelhos melhorou um pouco no banco traseiro. Além disso, como o assoalho é praticamente plano, o eventual quinto passageiro viaja com mais conforto.
Já o porta-malas perdeu 9 litros (de 431 para 422 l), por causa de um ressalto na base do compartimento.
Por dentro o Creta tem visual elegante. O novo painel transmite sensação de requinte, embora os plásticos sejam tão rígidos como no modelo anterior. As texturas são bem trabalhadas, e a versão Ultimate tem acabamento em dois tons. A central multimídia com uma grande tela horizontal de 10,25″ domina o painel. Nas versões básicas, ela tem 8″.
O quadro de instrumentos é formado por uma tela digital de 7″, em combinação com mostradores analógicos nas laterais (conta-giros, combustível e temperatura do motor). Quando a seta é acionada, a imagem da lateral aparece na tela. Ela não deve substituir os retrovisores, mas é útil porque pode revelar eventuais pontos cegos.
O novo console está mais alto e melhorou muito. O freio de estacionamento é eletrônico, e a alavanca de câmbio é moderna e lembra um taco de golfe (como nos Audi). É ali que fica o seletor dos modos de condução.
O motorista pode optar entre o eco, normal, smart e esportivo. De acordo com a escolha, as respostas de aceleração, ponto de troca de marchas e peso da direção se alteram, assim como a coloração do painel, que pode ser verde (eco), azul (normal) ou vermelha (esportivo).
O novo volante tem base reta, e a coluna de direção é regulável em altura e profundidade. Os bancos de couro têm ajustes manuais, mas o do motorista dispõe de ventilação, como no Creta anterior.
O ar-condicionado é digital, mas não oferece possibilidade de dupla zona de regulagem. De qualquer forma, há saídas para o banco traseiro. Ali há também uma porta USB, para carregamento de celular.
O 1.0 turbo não decepcionou no Creta 2022. Não há atraso (lag) nas respostas, e o pequeno propulsor de três cilindros pouco sentiu o fardo de 1.270 kg nas costas. A ressalva é que a avaliação foi feita em uma pista travada, o Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. Assim, a aprovação não é definitiva, e precisa de uma segunda dose, como vacina.
Para garantir que o carro dá conta do recado, nada como o uso no dia a dia, enfrentando trechos de subidas, por exemplo. Mas é possível afirmar que o aperitivo é bom. O torque de 17,5 mkgf está disponível a partir de 1.500 rpm, o que explica as respostas animadas.
Mesmo sem pisar muito fundo no acelerador, a velocidade sobe rapidamente, e o motor conversa amigavelmente com o câmbio. A propósito, há alavancas prateadas no volante, para trocas manuais.
O 2.0 passou por mudanças que envolveram câmara de combustão redesenhada e aprimoramento no sistema de refrigeração, para melhorar o arrefecimento. A potência subiu pouco (apenas 1 cv, de 166 para 167 cv com etanol) e o torque praticamente não foi alterado (apenas um décimo, e agora são 20,6 mkgf com etanol). Mas a Hyundai informa que ele ficou 8% mais econômico.
Na prática, a exemplo do 1.0 turbo, ele tem acelerações e retomadas convincentes. De acordo com os números oficiais, o Creta 2.0 faz 0 a 100 km/h em 9,3 s e chega a 190 km/h. O 1.0 chega a 100 km/h em 11,5 s e alcança 180 km/h.
Quanto ao consumo, para novo Creta 2022 1.0 turbo, a Hyundai informa média urbana de 8,3 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina. No novo Creta 2022 2.0, os números são 7,7 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina). Na estrada, eles são equivalentes. Os dois fazem média de 8,7 km/l com etanol. Com combustível fóssil, o 2.0 supera levemente o 1.0: média de 10,4 km/l, ante 10,0 km/l com combustível renovável.
A resposta da direção elétrica é precisa, e a suspensão (que foi recalibrada) também agradou. A carroceria se inclina pouco nas curvas (para um SUV, claro). A suspensão é independente na frente e por eixo de torção atrás.
Colaboram os pneus de perfil baixo 215/60 R17 no 1.0 Platinum e 215/55 R18 no 2.0 Ultimate.
Por meio do celular, é possível realizar diversos comandos, como ligar o motor, ajustar a temperatura do ar-condicionado e até visualizar a imagem ao redor do veículo, por meio das câmeras que permitem cobertura de 360º. O sistema é uma evolução do Bluelink, já disponível para o HB20.
Mas, após um período de gratuidade de seis meses, a conectividade passa a ser cobrada, por um plano que começa em R$ 29,90 por mês. De acordo com as previsões da marca, as três versões com motor 1.0 turbo deverão concentrar cerca de 80% das vendas. A garantia de cinco anos continua a ser um dos pontos positivos da Hyundai.
Veja como funciona, algumas funções do Bluelink:
Fotos: Hyundai | Divulgação
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E outra dica : fujam dessas porcarias c motor turbo e parte elétrica da Fiat- vários amigos estão se ferrando de boa com o RENEGADE E COMPASS – é pane elétrica e motor falhando e esses carros têm vontade própria! Simplesmente desliga do nada e trava o carro- literalmente- fica na rua- esses carros Hyundai são uns lixos também! Me ferrei nesse Creta e estou na justiça agora é esquecer e lamentar o prejuízo! Infelizmente até pelo cdc são ao menos 5 anos brigando na justiça!
Nunca mais compro carro dessa marca
Pior carro que já andei
Novo Creta é uma porcaria comprei na última quarta feira 15 nem faz uma semana já está com 5 plobemas um deles que está passando mais raiva é nós freios adiscos e no motor ontem de noite o carro parou na rua por plobema eletrônica nem placa ainda tem o carro está lá na oficina sem previsão de entrega ???
No dia 15 eu Comprei um Novo Creta ultimate azul a versão top de linha na páteo de Olinda o carro não tem uma semana já está lá na oficina desde ontem sem previsão com 12 km rodado já deu 5 plobemas a primeira foi na central multimídia a 2 é o motor fica batendo 3 é a cor descascando quando fez um dia 4 é o motor que ontem de noite pifou e carro tinha parado na rua por plobema eletrônica 5 é o plobema no freio adisco quando fez dois dias fiquei muito decepcionado com a hmb uma vergonha o cliente paga 148 mil reais e vir com esses defeitos o carro está lá na oficina sem previsão muito frustrado com essa Marca tinha um Captur 2017 nunca me deu plobema só esse nem sequer fez uma semana ridículo lamentável fui lesado péssima experiência tem gente que fala que “Esse carro e lindo” “top” lindo e top é quando faz 3 dias com plobemas e vai pra oficina falta de respeito com consumidor Agora não sei quando vou poder volta a ficar com meu carro muito frustrado com a marca pós venda horrível lesado não comprem só palhaço com o cliente essa @hmbpateoolinda
Se 120 mil fosse a top de linha iria vender bastante mas 147 mil é preço de SUV médio sequer ainda superior tem muitos loucos que pagam esse preço vejo ninguém reclamando só falando da beleza com certeza terá otarios que pagam um valor desse pra uma porcaria com 4 air bags sem porta revista PEUGEOT 2008 MANDA UM ABRAÇO
Ainda vem cheios de plobemas de fabrica
Tenque ser otário pra pagar 150 mil num SUV compacto com motor aspirado velho de 20 anos atrás ainda não tem porta revista não tem retrovisor fotocrômico não tem apoio de braço ainda com 4 air bags nem a pau brasileiro é besta já fala da beleza mas ninguém liga pro valor que é absurdo
A páteo de Olinda tem a maior falta de respeito com os recifenses
Não entendi esses comentários um jeep Renegade dissel top de linha tá custando 177 mil reais com visual defasado pinel analógico motor 1.8 aspirado ainda um suv compacto mais caro do que esse carro por mim não pago de maneira nenhuma 177 conto em um suv compacto
Então vai lá compra essa carroça
Pior ainda não pago 150 mil nesse imagina 177 mil num Renegade as montadoras tão loucas mesmo lá pra o ano que vem vai passar dos 200 mil Brasileiro é muito otário
Vai entender pq estão reclamando Renegade tem uma mecânica boa pode valer os puta que parius já essa porcaria se vc aceitar compra depois de 3dias está parado na oficina sem previsão de entrega
Carro sem graça 148 mil reais melhor um Renault captur
152 mil não tem porta revista até o Mobi tem porta revista
147 mil reais num carro não tem apoio de braço a concorrência agradece
Tinha informações que o novo Renegade 2023 com facelift a versão top de linha do turbo que é a limitend pode chegar ao ponto de 160 mil e a trailhalk pode custar + de 200 mil será absurdo de caro mas esse creta será um fracasso
Outra porcaria não pago de forma alguma
Renegade é superior a essa porcaria
É uma vergonha vender um carro 2.0 aspirado por 147 mil reais
E cheio de plobemas ainda como o meu que comprei quarta está lá na oficina essa Porcaria não aguenta 3 dias só plobemas
Tá aí mais um carro que vou ver pouquíssimo nas ruas Peugeot 2008; manda lembranças
Por mim nem deveria ter lançado
HMB nunca mais
Eu não compro
Essa porcaria de Creta não me gana eu tendo diversos plobemas com a porcaria do hb20
Golpe tá aí vai quem quer
Não engana nem um pouco uma porcaria mesmo
Hmb é só lamento
Comprei um hb20s Platinum 2022 após uma semana começou a ter diversos plobemas coloquei no reclame aqui e ninguém falaram ainda uma vergonha o consumidor compra um carro há uma semana e começar a ter plobema fui lesado empresa golpista pra mim isso é uma porcaria mesmo vergonha o carro faz uma semana e começar a ter plobemas hyundai hmb nunca mais na minha vida páteo Olinda não respeita seus clientes meu carro anterior era um Onix plus nunca quebrou hyundai é a empresa com maior falta de respeito com consumidor 5 anos de garantia FAKE NEWS a qualidade da Hyundai é ver a maioria no reclame aqui não recomendada hyundai hmb nunca mais
Meu é pior ainda faz 3 dias o meu novo Creta está lá na oficina sacanagem mesmo tomara que resolva Pior que nem sei quando vou ficar com ele de volta
A páteo de Piedade recife NÃO TEM O MENOR RESPEITO COM OS PERNAMBUCANOS tenho um hb20s 2021/2021 comprado em janeiro de 2021 foi o pior carro que já teve está lá na oficina faz. 97 dias sem previsão o pior que ainda nem resolveram está lá parado sem resolver o plobema hmb nunca mais na minha vida quero distância dessa marca páteo Piedade recife nunca mais na minha vida ??? Uma falta de respeito com consumidor ???
Páteo de Olinda é a pior consesonaria de Pernambuco meu novo Creta que na verdade é novo creplobematico está com defeito
Hmb é comunista mesmo deveria ter vergonha na cara de vender isto por 148 mil vai encalhar ??????
Ainda cheios de defeito
Esse Novo Creta nem deveria ser vendido por aqui lixo da hmb
E o hb20 nem deveria existir
Vergonha esses valores
Eu ia comprar esse carro mas depois desses comentários eu TO FORA
Não comprem nunca essa porcaria depois de 3 dias só dor de cabeça
Não sei se reparou, mas quase todos os comentários foram feitos por uma pessoa, que se deu o trabalho de criar inúmeras fakes, só reparar na escrita de cada comentário “poblema” e no nome do usuário
A Hyundai HMB deveria seguir o mesmo caminho da ford sumir do Brasil também só fazendo palhaçada com consumidor
Pois é concordo com vc
Vai encalhar nas consesonarias
Tomara que a próxima montadora que feche depois da ford seja hyundai hmb só carros caros capados e fazendo palhaço com consumidor
Palhaçada esses valores
Não compro
A piada do ano tá aí novo Creta preço de puxar o rabo e da um chute na bunda fora de congitação vai encalhar
Não quero nem de graça
Vai encalhar
Por esse preço compro um Captur 1.3 INTENSE turbo? Hyundai surtou de vez vai encalhar
Fora de congitação valor absurdo vai encalhar
Esse Creta vai ficar atrás dos concorrentes muito caro feio beberrão sem graça acabamento péssimo 4 air bags apertado porta malas pequena motor defasado de i30 por esse preço vai ficar encalhado nas consesonarias
Esse carro vai dominar sim ?????? Nós últimos lugares
Fracasso certíssimo
HMB virou a casa dos terrores! Um assalto ! Começando nas versões top de linha em quase 135 mil?
Uma piada a motorização e os preços do Creta.
Mico
Creta por esse valor kkkkkk é pra rir ou pra chorar .. kkkkk nunca vai deixar de ser hmb kkkkk vai encalhar tudo
Vai micar.
muito caro não vale a pena vai encalhar viu
Vai micar.
Novo Creta já nasceu morto com esses preços malucos, por 140k vou de Mercedes Benz usado
hmb a marca que vai encalhar feio em 2021/22
Esse carro foi a decepção do ano
A piada do ano mesmo nunca um carro faz 3 dias ter plobemas
Piada de mal gosto uma porcaria dessa por 140 mil jamais com esse preço eu compro Taos por um pouco mais.
Decepção 2021, Novo Creta.
A Hyundai HMB vai continuar se lascando, Creta com motor velho a preço de SUV Medio.
Se fosse 135 mil o modelo top de linha, iria vender igual banana, pra colocar um carro mais caro que os concorrentes, a HMB esquece de todo o preconceito que o povo tem com a marca.
Era pra custar uns 30 tava bom gastei 152 conto em uma carroça ter plobemas depois de 3 dias
quem vai compra essa desgraça
muito caro vai fica empoerado nas consesonarias
Hoje fiz test drive nesse Novo Creta na pateo de piedade recife Ta ai a decepção desepenho não é OK multimidia muito confuso o carro para toda hora do nada e desliga do nada cambio muito duro de passar a macha não entrega descança braço traseiro nem retrovisor fotocronico ate meu cronos entrega mais do que ele não tem saida usb traseiro decepção total apertado demais não tem essas tecnologias que varias informações falaram não só a camera de liga seta sem contar ainda que o carro só tem 4 air bags uma vergonha mesmo pagar 155 mil num carro com só 4 air bags tambem fui ver a platinum que era horrivel só decepção parecia um carro simples simplesmente não gostei decepção do ano?
O meu parou na rua ontem de noite teve só não chamei reboq pq tinha funcionando algums segundos mas parou novamente realmente é carro cheio de plobemas
Muito dinheiro pra pouco carro 147 mil com só 4 air bags vai fica encalhado nas consesonarias
Esse Novo Creta é uma piada de mal gosto jamais pago esse valor por um carro desse mesmo tendo essa grana toda jamais compraria poderia encalhar tudo nas consesonarias parece ate brincadeira com a nossa cara
147 mil numa porcaria ??? nem pensar Essa HMB só faz palhaço com consumidor
147 mil numa porcaria dessa JAMAIIIIIIISSSSSSSS quem vai deixa de compra um 2008 ou tracker pra compra isso de 148 mil
não vale uma vergonha
Antes o Design era inspirado na fluidez da natureza… e agora? Deve ser inspirado nas rugas de uma JACA…
Convenhamos que a versão anterior era feia também.
Sendo sincero. Não é só a dianteira do carro que é feia. Vcs já repararam na traseira? Tb é feia. Quem bater o carro, vai sofrer pra explicar porque ficou tão feio após a batida. A seguradora não vai acreditar….kkk
Se as pessoas não comprassem carros de terceiro mundo, idealizados para Asia, Africa, América Latina, esse tipo de carro não viria para cá. Brasileiro gosta de carro europeu e americano, mas só pela internet.
Pra “tanta” tecnologia o consumo de ambas versões é ruim na minha opinião. Design não é o forte.
Tudo tem um lado bom. É o mais feio do estacionamento. É mais fácil de achar…..kkkk
Lado de bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cheios de plobemas após a 3 dias
Os designers não estavam muito inspirados quando projetaram a frente e a traseira.
Rapaz, isso foi a vingança dos estagiários.. KKKKKK sem salario pela pandemia!!!
Já falei uma vez e vou falar novamente , esse carro é feio!!gosto duvidoso do designer, já vi de todas as cores e nenhuma cor deixa o carro menos feio! Pode ter a tecnologia que for , aliás outras marcas tbm tem tecnologia semelhante, só compra esse carro feio quem for fãboy da marca ,esse carro só de olhar pago no máximo uns 80.000 , manda mais carros feios para nós EMERGENTES que compra e paga caro em carro um carro feio desses !!
Olha o Lineup da Hyundai no Brasil.
Veloster, I30, Elantra, Sonata, Ix35, Azera, Tucson, Santa Fe, Vera Cruz, Genesis, Equus, Aí nasceu um monstrinho chamado HB20, e aí chegamos em 2021, Hyundai só com 2 carros.
Ainda cheios de plobemas após a 3 dias o meu que comprei na última quarta dia 15 está lá na oficina esse carro é uma m3rd@ b0st@
DO MEU PONTO VISTA, COMO CONSUMIDOR, apenas dois reparos: deveria ter a ventilação no banco do passageiro e atrás, deveriam ser DUAS USB.
O Brasil não possui tecnologia para isso, do jeito que você disse é mais fácil mandar vir da Coreia do Sul.
Polo, Nivus e T-Cross tem. Creta novo tem. Jeep’s Compass e Renegade tem; isso, falando sobre as saídas de ventilação. USB, espero que seja apenas um comentário irônico.