Hyundai mais barato do que Fiat! Isso é sério?
Segundo relatório da consultoria Jato Dynamics, a Fiat faturou R$ 45,3 bilhões em 2022, com quase 500 mil unidades vendidas
Segundo relatório da consultoria Jato Dynamics, a Fiat faturou R$ 45,3 bilhões em 2022, com quase 500 mil unidades vendidas
Acreditem se quiser, na média os carros da Hyundai são mais baratos do que os da Fiat. Sim, estamos falando de um marca que se impôs no Brasil comparando seus carros com os da BMW e com outra que produziu o popularíssimo Uno Mille. Mas, apesar da estranheza, a notícia é séria.
VEJA TAMBÉM?
Segundo um relatório da consultoria Jato Dynamics, a Fiat faturou R$ 45,3 bilhões no passado com a venda de carros no Brasil. E o faturamento da Hyundai foi de R$ 19,7 bilhões. Para fazer essa montanha de dinheiro, a Fiat vendeu 429.591 carros, enquanto a Hyundai emplacou 187.651.
Bem, basta fazer as contas. Na média, cada carro vendido da Fiat custou R$ 105.449 no ano passado. E cada carro da Hyundai custou, em média, R$ 104.982. E daí? O que esses números representam?
Primeiro, que a Fiat está conseguindo se desfazer da fama de produzir apenas carros acessíveis. Já faz alguns anos que a Fiat quer ser vista como uma marca um pouco mais aspiracional, que vende algo mais do que preço baixo. De qualquer forma, como o Mobi é o segundo carro mais barato do Brasil (ou menos caro), o ticket médio da Fiat ainda é o terceiro mais baixo.
Segundo, que a Hyundai precisou apostar forte num preço competitivo do HB20 de entrada para que ele pudesse terminar o ano como o carro de passeio mais vendido no país. Somente uma marca obteve ticket médio abaixo da Hyundai no ano passado: a Renault, com R$ 99.261 por carro vendido.
Sob o ponto de vista do consumidor, os carros estão absurdamente caros e, por isso, a maioria das fábricas tem quase 50% de ociosidade. Quem pode comprar carros num país de renda baixa e cujo ticket médio mais “baixo” é de R$ 99 mil? Portanto, se mantiver o HB20 com preço acessível, a Hyundai pode conquistar mais consumidores.
Sob o ponto de vista das montadoras, o negócio da Fiat é mais interessante, pois o que eleva seu ticket médio são as picapes Strada e Toro. Além de venderem bem e dominarem seus segmentos, as duas picapes deixam boas margens de lucro para a Fiat.
Esses números revelam também que a Hyundai, para melhorar seu ticket médio sem aumentar o preço do HB20, teria que investir no segmento de picapes. Uma boa saída seria vender no Brasil a picape Hyundai Santa Cruz, que compete diretamente com o Ford Maverick nos Estados Unidos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |