Além dos quatro compactos, acordo sacramentado ainda prevê desenvolvimento de substituta da Chevrolet S10 e furgão elétrico
Trata-se de uma mudança de peso, o acordo entre General Motors e Hyundai. Para a GM em especial, pois o atual Onix é um projeto nascido na China em parceria com a SAIC em 2016. Ele foi concretizado a partir de 2018 com os atuais hatch e sedã compactos e o SUV compacto Tracker.
A arquitetura foi batizada à época de GEM (Mercados Globais Emergentes, na tradução da sigla em inglês) porque se destinava à América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. Na China e nas outras regiões fora da América Latina os produtos não tiveram a aceitação esperada ou nem se concretizaram.
VEJA TAMBÉM:
Agora há um novo sócio, a Hyundai. Pode ter havido implicações geopolíticas, pois a China tornou-se o maior mercado de automóveis do mundo, rival de grande peso, e a Coreia do Sul tem mais ligações com o mundo ocidental.
Serão quatro compactos desenvolvidos especificamente para a Américas do Sul e Central: hatch, sedã, SUV e picape. A Hyundai responderá por estes quatro modelos, mas o projeto final seguirá independente para cada fabricante com a marca Chevrolet mantendo sua filosofia de estilo.
O acordo prevê que a GM se responsabilizará por desenvolver uma picape média, sucessora da atual S10 (Colorado, nos EUA), enquanto a Hyundai desenvolverá um furgão comercial elétrico específico para o mercado dos EUA. O primeiro lançamento (não especificado) está previsto para 2028, ou seja, os três anos comuns em projetos de produtos novos.
Interessante notar que a assinatura do contrato inicial entre as partes foi em setembro de 2024 e já em agosto deste ano o acordo estava sacramentado. Haverá “potenciais colaborações” para incluir motores a combustão, híbridos, veículos elétricos a bateria (VEB) e pilha a combustível (Fuel Cell, em inglês) de hidrogênio.
A GM chegou a anunciar nos EUA, mas voltou atrás, a prioridade absoluta para VEB. Agora continuará a desenvolver alternativas por período em aberto. Hyundai acrescentou que a escala combinada das duas marcas nas América do Norte e do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |