Hyundai confirma SUVs e carros eletrificados para o Brasil em 2024
Os modelos anunciados são parte de uma nova proposta de investimentos da montadora, que aposta nos híbridos tecnológicos
Os modelos anunciados são parte de uma nova proposta de investimentos da montadora, que aposta nos híbridos tecnológicos
A Hyundai do apresentou nesta quarta-feira (6) novos modelos para incrementar sua linha aqui no Brasil. Com grandes expectativas nos SUVs, a marca trouxe os também espaçosos Palisade e Santa Fe, além do pequeno utilitário Kona e do hatch Ioniq 5. Sendo todos importados e disponíveis em versões eletrificadas (fora o Palisade) os novos carros mostram a vontade da marca de entrar no mercado de carros elétricos – o que já havia sido expressado pela reafirmação de laços entre ela e a importadora Caoa.
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Os novos carros da Hyundai são voltados para o segmento que o brasileiro tem mais gostado nos últimos anos, o de SUVs. E nesse investimento a sul-coreana não economizou em luxo e tamanho, já que os Santa Fe e o Palisade são automóveis família, ambos com sete lugares e três filas de bancos. O Kona já se classifica nos SUVs menores e o Ioniq vem para a briga dos elétricos.
O Palisade foi a maior revelação da marca, literalmente, pois conta com 4,98 m de comprimento e 2,9 m de entre-eixos, sendo coroado como o maior SUV da Hyundai.
Em termos de motorização, ele é o único dos quatro importados que possui apenas uma versão 3.8 V6 a gasolina e deixa de lado o motor eletrificado. Esse conjunto garante a “banherona” potência de 295 cv e torque de 36,1 kgfm.
Na parte interna, além dos bancos e painel em um tom praticamente 100% brancos, o Hyundai Palisade conta com três fileiras de bancos, proporcionando acomodação de até sete tripulantes. Um diferencial é que mesmo com essa fileira o bagageiro não é comprometido e lhe sobram 510 litros para acomodar as malas. Com os bancos rebatidos são 1.297 litros.
Por fora o Palisade vêm mais clássico aos SUVs da marca, mantendo uma característica mais arredondada e lanternas simples.
Lançado no mercado exterior no ano passado, o Santa Fe deu o que falar principalmente pelas mudanças bruscas no visual. O SUV grande da montadora passou a tomar uma estética bastante geométrica, “quadradona”, e surpreendeu a todos com os desenhos das lanternas (o que é de costume da Hyundai).
Mas as lanternas em forma de H não vieram sozinhas, já que o grande destaque no modelo que cresceu é seu espaço interno. Embora menor que o Palisade, o Santa Fe também acomoda sete passageiros, mas este vem com opções de motor híbrido, o que combina mais com a nova lataria. Ele está disponível nas motorizações 2.5 automático de 194 cv, 2.5, também automático, mas de dupla embreagem e com 281 cv e a híbrida de motor 1.6 e 235 cv.
O Kona é o SUV que chega para competir entre os menores da categoria. Com dois tipos de motorização ele é o único dos utilitários que porta motorização tanto híbrida quanto 100% elétrica.
Neste SUV eletrificado a Hyundai se conteve mais nas inovações estéticas futuristas. A marca manteve uma lanterna traseira chamativa e também detalhou o carro em uma traseira cupê, o que tem seu valor. Em contrapartida a frente é bem elétrica e possui faróis finos e muito espaço “em branco”.
O Ioniq 5 chega como o mais diferente dos importados trazidos pela sul-coreana. Não por ser o único hatch, mas por realmente ser outro tipo de elétrico. Começando pela maçaneta, que se abre de uma forma peculiar, e indo para a parte interna do carro, percebemos uma configuração diferente e mais limpa dos outros Hyundai. O espaço para as pernas se estica até o outro lado, já que ele não tem aquele aparato que comporta o câmbio e/ou painel central.
Na parte de motores, sem muitas menções da Hyundai. O que deve chegar ao Brasil é a versão com dois propulsores elétricos e pack de baterias de 72,6 kWh, capaz de potência de 305 cv e torque de 61,7 kgfm. Sua autonomia é de até 500 km no ciclo WLTP.
Além destes modelos a marca apontou que novas versões do Hyundai Tucson e HR estarão em breve nas lojas da marca.
Como já apurado aqui no AutoPapo, a Hyundai e sua importadora oficial do Brasil, a Caoa, acertaram sua parceria para a comercialização de veículos. Em linhas gerais a HMB, que é a filial brasileira da Hyundai, passa a ter controle de importação dos modelos da marca e não apenas a venda somente de HB20, HB20S e Creta. Até então, a Caoa tinha os direitos de importação, desde o acordo firmado em 1999.
Ao mesmo tempo, a Caoa, que é um dos principais distribuidores da marca, terá participação nas vendas dos importados. A Caoa também irá expandir a produção de modelos Hyundai na planta de Anápolis (GO).
Em fevereiro deste ano, a montadora já havia confirmado um investimento de R$ 5,5 bilhões para o Brasil. A quantia prevista para até 2032 foi oficializada no palácio do planalto, quando o presidente global do Grupo Hyundai Motor, Eui-Sun Chung, se encontrou com o presidente Lula.
Na ocasião, a Presidência da República apontou que os recursos serão concentrados em tecnologia, em particular a de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. A Hyundai também destacou o estoque de investimentos no Brasil, somando US$ 2,5 bilhões e a criação de mais de 6,5 mil empregos diretos no país.
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