Hyundai Santa Cruz e outros modelos podem chegar no Brasil
Acordo entre Hyundai e Caoa ampliará modelos fabricados pelo parceiro brasileiro na planta de Anápolis com foco em picapes e SUVs
Acordo entre Hyundai e Caoa ampliará modelos fabricados pelo parceiro brasileiro na planta de Anápolis com foco em picapes e SUVs
Hyundai e Caoa chegaram a um acordo depois de uma queda de braço que se arrasta desde 2012. Foi quando a filial da marca sul-coreana iniciou a produção local do HB20 e passou a concorrer diretamente com o grupo brasileiro, que tinha licença de representação da marca. O anúncio será feito na quarta-feira (6) e significa que a novos modelos serão importados e outros carros inéditos serão montados localmente.
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Em linhas gerais a HMB, que é a filial brasileira da Hyundai, passa a ter controle de importação dos modelos da marca e não apenas a venda somente de HB20, HB20S e Creta. Até então, a Caoa tinha os direitos de importação, desde o acordo firmado em 1999.
Ao mesmo tempo, a Caoa, que é um dos principais distribuidores da marca, terá participação nas vendas dos importados. A Caoa também irá expandir a produção de modelos Hyundai na planta de Anápolis (GO).
Para dar conta da nova demanda, a fábrica receberá investimentos e deve expandir o efetivo em 20%, chegando a 4 mil metalúrgicos. O interesse da HMB em Anápolis é desafogar a unidade de Piracicaba (SP) que opera no limite com o trio HB20, HB20S e Creta.
Assim a fábrica goiana servirá para a chegada dos novos produtos nacionais. Os modelos ainda não foram definidos e serão anunciados no dia 6 de março.
No entanto, o presidente da HMB, Airton Cousseau deixou escapar que a planta deverá produzir picapes e SUV de porte médio e compactos. Ou seja, há possibilidade de a fábrica montar a nova geração do Tucson, assim como a picape Santa Cruz que compartilha a mesma plataforma N3.
A Santa Cruz chegou ao mercado norte-americano em junho de 2021. Com 4,97 m de comprimento, ela tem dimensões parecidas com a Fiat Toro, assim como estrutura monobloco.
Nos Estados Unidos a picape utiliza motor 2.5 aspirado de 194 cv 25 kgfm de torque e uma versão turbo do mesmo bloco com 285 cv e 43 kgfm de torque. A unidade aspirada é combinada com transmissão automática de oito marchas e a turbo recorre a uma caixa de dupla embreagem, também com oito velocidades.
Desde seu lançamento comercial a picape vendeu pouco mais de 80 mil unidades nos EUA. Por lá as intermediárias não têm o mesmo apelo das médias e as full size. Para se ter uma ideia, a Ford, que vendeu 700 mil unidades da F-Series em 2023, emplacou apenas 94 mil unidades da Maverick.
Por aqui, o cenário é diferente, picapes médias e full size custam muito caro e as intermediárias se tornaram a bola da vez como a Toro que é a segunda picape mais vendida do país, atrás apenas da Strada.
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A CAOA matou TODOS os carros importados, da Hyundai para vender Tiggos…
Matou o Santa fé, o Azera, o Elantra, o I30, o Tucson, entre outros.
Prestes a levar uma rasteira da Chery, correu prá fazer um “acordo” com a marca Coreana… Que não vai cometer o mesmo erro novamente.