A antiga fábrica da Troller agora se chama PACE e se tornou uma unidade multimarcas para veículos eletrificados
Foi inaugurada nesta quarta (3) a PACE, Planta Automotiva do Ceará. Ela fica localizada em Horizonte (CE), onde era a unidade fabril da Troller. Por trás dessa empreitada está a Comexport, uma gigante do setor de importações que presta serviços para os fabricantes instalados no Brasil. O primeiro produto feito lá é o Chevrolet Spark EUV.
O evento de inauguração contou com a participação do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, seu vice e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, autoridades locais do Ceará e executivos da General Motors. A PACE está homologado para o Programa Mover e irá focar em veículos eletrificados.

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Durante a cerimônia foi anunciado um novo investimento de R$ 500 milhões para um centro de desenvolvimento e pesquisa no Ceará, fora os R$ 400 milhões já investidos na planta.
Por parte da GM foi confirmada também a produção do Captiva EV na PACE em 2026. O SUV médio é vendido atualmente como importado, pelo valor de R$ 199.990.
A PACE é uma fábrica multimarcas e poderá trabalhar com outros fabricantes fora a Chevrolet. Sua proposta é similar a da uruguaia Nordex e da austríaca Magna Steyer, que produzem veículos de diversos fabricantes simultaneamente. O investimento inicial foi de R$ 400 milhões e a capacidade de produção é de 80 mil veículos anuais, com expectativa de chegar a 9 mil postos de trabalho.
Esse tipo de fábrica multimarcas trabalha nos regimes CKD e SKD, com foco em ajudar os fabricantes a evitarem impostos de importação sem ter que investir na nacionalização do veículo. Por enquanto só tem a Chevrolet de confirmada, com o Spark EUV sendo montado em SKD — assim como os carros da BYD em Camaçari (BA).

Nesse método o carro chega ao Brasil semi desmontado em kits. A carroceria já vêm pintada, pneus estão montados nas rodas e não há processo de solda. O processo é, literalmente, uma montagem. Essa técnica é usada pela Audi em São José dos Pinhais (PR) e pela BYD em Camaçari (BA).
No CKD existem mais processos feitos localmente, como a pintura e a solda. Eles podem ter algumas peças nacionais também. A PACE também pode operar nesse método, a escolha vai do fabricante.
Atualmente os impostos para carros eletrificados produzidos em regime SKD e CKD são menores que os de importação, mas estão subindo de forma gradativa até chegar em 35% em 2028.




O Chevrolet Spark EUV é um SUV compacto elétrico que veio para competir contra o BYD Dolphin GS. Ele aposta no visual aventureiro e no lastro da rede de assistência bem estabelecida da GM no Brasil para conseguir seu público.
O Spark EUV é vendido em versão única com motor de 101 cv e 18,4 kgfm no eixo traseiro. Sua bateria tem 42 kWh de capacidade, que rende 250 km de autonomia no ciclo do Inmetro.
Por ser um modelo de projeto chinês, derivado do Baojun Yep Plus, ele não compartilha identidade visual com a linha Chevrolet. Essa origem asiática é revelada no bom acabamento do interior, no painel minimalista e na falta de botões físicos. A engenharia brasileira realizou um acerto fino de suspensão, dos sistemas ADAS e outras melhorias para agradar mais ao gosto local.
O preço do Chevrolet Spark EUV é tabelado em R$ 159.990. Ele não possui opcionais, apenas kits de acessórios que podem ser adquiridos na concessionária para personalizar o veículo.
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