Bônus do governo para caminhões 0 km não vai ajudar em nada
Os descontos só são concedidos para quem entregar o seu caminhão usado na troca por um 0 km, mas valores propostos não compensam
Os descontos só são concedidos para quem entregar o seu caminhão usado na troca por um 0 km, mas valores propostos não compensam
A medida provisória do governo federal para estimular a venda de carros novos – o retorno dos carros populares – foi estendida ao segmento de veículos comerciais, dos semileves até os pesados e como também ônibus. De acordo com a MP, o valor total dos recursos é de R$ 700 milhões, permitindo a concessão de descontos que ficam entre R$ 33.600 e R$ 80.300, dependendo do tamanho do caminhão.
Diferente dos descontos concedidos para os carros populares, para os caminhões existem algumas regras a serem seguidas e aí que as coisas começam a ficar um pouco estranhas. Para obter o desconto, o comprador deve entregar caminhão com mais de 20 anos de fabricação. Já a concessionária que receber o caminhão usado deverá apresentar um documento para comprovar a destinação do veículo antigo para o desmonte.
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A ideia por trás dessa medida é estimular a renovação de frota. O problema é que o desconto proporcionado pelo incentivo governamental não compensa.
Se olhamos a tabela de desconto, ela fica assim:
Categoria | PBT | Desconto |
---|---|---|
Semileves | 3,5 a 6 toneladas | R$ 33,6 mil |
Leves | 7 a 10 toneladas | R$ 38 mil |
Médios | 11 a 16 toneladas | R$ 45 mil |
Semipesados | 17 a 23 toneladas | R$ 60 mil reais |
Pesados | acima de 23 toneladas | R$ 80,3 mil reais |
Se imaginarmos uma situação na qual um motorista autônomo tenha um Mercedes-Benz L1620 6×2 ano 2002. Este modelo e é um excelente caminhão, mecânica de fácil acesso e baratae da categoria semipesado, já que o seu Peso Bruto Total e de 23 toneladas.
Segundo a tabela, ele tem um desconto de R$ 60 mil, o que você pode achar um bom valor. Porém um L1620 ano 2002 tem um valor médio no mercado de usados de R$ 180 MIL, ou seja, três vezes o valor do desconto.
E se dono do L1620 quiser um modelo equivalente, ele teria que optar Atego 2429 6×2, que de acordo com a tabela FIPE tem o valor de R$ 613.720, ou seja, a conta não vai fechar.
Claro que o nosso caminhão de exemplo tem 21 anos de uso, o que é relativamente novo, porém, caminhões antigos ainda custam caro, e o governo não parece saber disso, nem agora, nem na antiga proposta de renovação de frota, que foi uma piada de mau gosto.
Procurada por esta coluna, a Confederação Nacional Dos Transportes Autônomos (CNTA) menciona que a medida é positiva, mas os valores não.
A Medida Provisória, em sua iniciativa, é positiva porque demonstra que o governo, de certa forma, tem preocupação com a frota envelhecida de caminhões, que é uma pauta discutida pela categoria.
Porém, em uma avaliação inicial da CNTA, a MP apresenta pontos incompatíveis com a realidade do setor, dos autônomos e do mercado de veículos pesados.
Primeiro porque o bônus por si só, desagregado de financiamento do saldo, perde a eficácia, já que o degrau financeiro entre o bônus e um veículo 0 Km é muito grande. O ideal seria um financiamento em 96 meses com juros fixos de 1% ao mês, no máximo.
Segundo porque deveria ser dada preferência para os autônomos, que tem a frota envelhecida, com média de idade de 22 anos. As empresas têm frota média de 10 anos, não precisam disso. Os recursos dessa medida poderiam ser destinados exclusivamente aos TACs”.
De certa forma, a medida parece que não vai ajudar nem quem tem um caminhão apenas, como o autônomo ou empresas de pequeno e médio porte. As empresas de grande porte já têm descontos ao realizar compras em lotes, geralmente de 50 a 200 caminhões. Além disso, as próprias empresas têm aberto revendas de caminhões seminovos. Ou seja, compra com desconto e vendem com preço de mercado, com isso a desvalorização é pequena.
Ainda vale lembrar que o desconto nos primeiros 15 dias será exclusivo para pessoa física, transportador autônomo e microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte. Após isso, demais poderão realizar a compra.
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O plano do governo é muito bom para as montadoras que precisam vender caminhões. Para os motoristas autônomos é uma pura de uma safadeza . Esse péssimo governo que aí está estão chamando os motoristas autônomos de ibencil. Só troxa vai acreditar nassa porcaria de plano
E um facista com inveja, já ponhe uma reportagem que não vai da em nada .
A medida tem alguma restrição sobre o estado de conservação do caminhão???
Se não tiver, é Bom pros donos de “sucatas ambulantes” que chamam de caminhão.
Boa noite a todos! Comungo com os colegas acima citados das suas opiniões,porém,deixo aqui algumas observações a respeito. Sou autonomo cuidador de um 1938-2000 Mercedes,pois dele,meu de fato são as contas,ipva,licenciamento,manutenção e outras coisinhas do dia a dia. Quando há paralizações,alguns que dizem nos representar buscam diante das autoridades tão somente que abaixem o preço do diesel e as vezes falam em melhoras dos fretes. Mas,esquecem que somos na maioria donos de veiculos velhos que nos dão auto custo de manutenção devido desgastes pela idade. Não adianta termos fretes justos e custos mais baratos do diesel,se a ferramenta não corresponde ao nosso conforto e condições de uso.Sendo assim entendo que em primeiro lugar deveriamos pleitear sim: uma linha de credito pelo bnds,bb ou caixa economica para compra de ferramentas que nós garantem o ir e vir com mais segurança das nossas vidas,dos transitam pelas estradas assim como das cargas. Patios descentes para pernoites uma vez que donos de postos não são obrigados a acomodar caminhões sem cobrar pernoites,pois tenhem custos também e a lei do descanso foi o governo quem criou. Fui taxista por 20 anos e estando lá lutamos por insensão de ipi-icm,ipva e também por linhas de creditos,conseguimos e virou lei. Portanto meus amigos, não havendo união com uma pauta bem elaborada pra começarmos uma negociação com as autoridades do meio,confesso a vocês que vamos ficar como em outras vezes que disseram fazer algo por nós a ver navios.
É a velha cultura de esperar um super herói pra resolver nossas crises, sem refletir quem conhece nossas mazelas somos nós mesmos.
Só na organização e união de forças conseguimos algum avanço.
E tem que se aproveitar pois o governo demonstra alguma abertura.
É nos organizarmos e delinear propostas concretas pois o objetivo de renovar a frota nacional é dos mais nobres e urgentes principalmente levando em conta a segurança e conforto do condutor,a queda no consumo de combustíveis e a pauta ambiental.
O governo deu um passo importante.
Cabe agora à sociedade civil apresentar a contra proposta!
Esse governo está pensando que povo são otários. Esse projeto é uma palhaçada. Caminhoneiro no Brasil mal ganha para manter o caminhão. Porque não tem uma política de frete garantida para os caminhoneiros . Não vejo nenhum político fazer nada pelos caminhoneiros. A única coisa que esse bando de vagabundos da política faz para os caminhoneiros são leis para multar e arrecadar mais para eles mesmo viver nas mordomias
O problema é não sabermos todas as informações… pq.. No caso dos Pesados… esse desconto é só pra comprar o cavalinho ou a carreta tbm? É obrigado a comprar caminhão novo ou pode ser um usado de até 10 anos? Pq nós temos um VOLVO EDC 1998 6×2. Que pela tabela FIPE, está na faixa dos 90Mil, sem contar a carreta.. Esse desconto de 80mil pra comprar outro, se puder comprar um usado com até 10 anos e também sem a carreta, esse programa já começa a valer a pena pq, não estamos conseguindo vender o nosso. 80 mil está abaixo do valor do caminhão, mas já ia ajudar muito a pegar um caminhão mais novo.
Poderia ser abatido o valor da Fipe nos impostos dos veículos novos..
Assim os nossos não seriam tão desvalorizados.. pois o desconto seria os valor da Fipe dos nosso antigos, eu msm tenho um Scania 113 1995 6×2 caminhão de 110 mil hj e um cavalo novo para A substituição custa de 800mil a um milhão de reais.. a taxa de juros tbm não poderia ultrapassar a 1% ao mês