BYD inicia obras e governo descarta proposta de Lecar por Camaçari

A montadora chinesa deu início aos trabalhos para criar o seu maior polo industrial fora de sua terra natal, que irá incluir até um centro de engenharia

cerimonia de inauguraccao da fabrica byd camacari bahia
Executivos da BYD e políticos baianos participaram do evento (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)
Por Felipe Boutros
Publicado em 05/03/2024 às 17h23

A BYD anunciou nesta terça-feira (5) em cerimônia com o governo da Bahia, o início das obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil. O complexo fabril será construído do zero, em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela Ford, em Camaçari (BA).

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

VEJA TAMBÉM:

Carros da BYD feitos na Bahia

Inicialmente, os carros fabricados pelo BYD na Bahia serão os carros elétricos Dolphin, Dolphin Mini e o SUV elétrico Yuan Plus. Também será produzido o híbrido plug-in (PHEV) Song Plus. A expectativa é que o índice de nacionalização destes carros chegue a 70% em 5 anos – e neste processo o Song Plus se torne um PHEV flex.

Lecar

complexo fabril byd camacari bahia vista aerea 4
O complexo que era da Ford será usado para fazer três plantas diferentes da BYD (Foto: BYD | Divulgação)

Durante a cerimônia, representantes do governo da Bahia descartaram qualquer chance de a Lecar assumir o complexo de Camaçari.

O empresário Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa que anuncia planos de ser uma montadora nacional de carros 100% elétricos, alega que o processo de venda do local ainda estava aberto e que a sua empresa poderia se candidatar.

Mas a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Bahia, em nota, divulgou que a ausência de documentação legal obrigatória, incluindo projetos de investimento e de viabilidade do negócio, plano de negócios e leiaute do empreendimento, levou o Estado da Bahia, indeferimento da manifestação de interesse da empresa.

A empresa incluiu apenas dados cadastrais, como certidões, ao encaminhar o requerimento de manifestação de interesse pelo terreno. A ausência dos projetos de utilização da área, de acordo com a SDE, configura descumprimento dos requisitos do Aviso de Chamamento Público para destinação econômica do terreno.

“A Le Car solicitou prazo adicional de 180 dias para elaboração do projeto, o que evidencia inconsistência da proposta, pautada apenas em mera intenção e destituída de efetivas condições de competição com o projeto da BYD. A prorrogação do prazo para apresentação de projeto, além disso, é vedada pela legislação estadual relativa à destinação de áreas públicas para fomento econômico industrial”, diz a nota.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 11 de março de 2024

Torcendo para a BYD fazer muito sucesso no Brasil.

Avatar
Diego 6 de março de 2024

O governo da Bahia iria rejeitar qualquer outra proposta, mesmo que fosse da Tesla.

Avatar
Deixe um comentário