BYD inicia obras e governo descarta proposta de Lecar por Camaçari
A montadora chinesa deu início aos trabalhos para criar o seu maior polo industrial fora de sua terra natal, que irá incluir até um centro de engenharia
A montadora chinesa deu início aos trabalhos para criar o seu maior polo industrial fora de sua terra natal, que irá incluir até um centro de engenharia
A BYD anunciou nesta terça-feira (5) em cerimônia com o governo da Bahia, o início das obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil. O complexo fabril será construído do zero, em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela Ford, em Camaçari (BA).
O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
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Inicialmente, os carros fabricados pelo BYD na Bahia serão os carros elétricos Dolphin, Dolphin Mini e o SUV elétrico Yuan Plus. Também será produzido o híbrido plug-in (PHEV) Song Plus. A expectativa é que o índice de nacionalização destes carros chegue a 70% em 5 anos – e neste processo o Song Plus se torne um PHEV flex.
Durante a cerimônia, representantes do governo da Bahia descartaram qualquer chance de a Lecar assumir o complexo de Camaçari.
O empresário Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa que anuncia planos de ser uma montadora nacional de carros 100% elétricos, alega que o processo de venda do local ainda estava aberto e que a sua empresa poderia se candidatar.
Mas a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Bahia, em nota, divulgou que a ausência de documentação legal obrigatória, incluindo projetos de investimento e de viabilidade do negócio, plano de negócios e leiaute do empreendimento, levou o Estado da Bahia, indeferimento da manifestação de interesse da empresa.
A empresa incluiu apenas dados cadastrais, como certidões, ao encaminhar o requerimento de manifestação de interesse pelo terreno. A ausência dos projetos de utilização da área, de acordo com a SDE, configura descumprimento dos requisitos do Aviso de Chamamento Público para destinação econômica do terreno.
“A Le Car solicitou prazo adicional de 180 dias para elaboração do projeto, o que evidencia inconsistência da proposta, pautada apenas em mera intenção e destituída de efetivas condições de competição com o projeto da BYD. A prorrogação do prazo para apresentação de projeto, além disso, é vedada pela legislação estadual relativa à destinação de áreas públicas para fomento econômico industrial”, diz a nota.
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Torcendo para a BYD fazer muito sucesso no Brasil.
O governo da Bahia iria rejeitar qualquer outra proposta, mesmo que fosse da Tesla.