Insulfilm há muito tempo deixou de ser ilegal no Brasil
Muita gente ainda tem receio de aplicar películas nos vidros dos carros, por medo de tomar multa, mas saiba que há uma legislação para elas
Muita gente ainda tem receio de aplicar películas nos vidros dos carros, por medo de tomar multa, mas saiba que há uma legislação para elas
Você vai comprar um carro usado e ele tem aquela película que escurece os vidros, a chamada insulfilm. É permitido ou não? Vai ter gente te alertando: “Melhor você tirar isso aí, porque senão você vai ser preso. Vai ser multado.”
Mas não é exatamente assim. Na verdade, existe uma legislação que estabelece quanto pode ou não pode escurecer o vidro. Isso se chama transmitância luminosa.
VEJA TAMBÉM:
E existe um aparelho, o luxímetro, que mede essa transmitância, o quanto a película insulfilm escurece ou não os vidros do carro.
Além disso, o motorista está assegurado pela legislação, que pode ser consultada pela internet. O Denatran já especificou 28% de transmitância luminosa no vidro traseiro, 75% no para-brisa e 70% nos laterais dianteiros.
Dessa forma, se um policial te abordar, ele terá toda a razão em te multar e ainda fazer com que arranque o insulfilm. Mas para isso ele tem que portar e utilizar o luxímetro que mede a transmitância luminosa.
O insulfilm colocado nas medidas corretas também é uma medida de segurança. Isso porque tem gente que exagera e pega o filme mais escuro, põe um em cima do outro e em um dia de chuva, à noite, ninguém enxerga nada. Nem de dentro pra fora, nem de fora pra dentro.
Então, a legislação está aí para ser cumprida, com isso o filme não é proibido, a menos que você exagere no escurecimento dos vidros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Caro Boris,
Carros com vidros verdes de fabrica, hoje a grande maioria, já tem seus vidros do para-brisas e laterais das postas dianteiras no limite mínimo de transmitância luminosa,75%e 70% respectivamente, e por isso não poderão receber película escurecedora alguma, nem uma “bem fraquinha”.
Seria bom avisar isso aos seus leitores.
Sds
Jacques