São Paulo (SP) prorroga isenção de IPVA e rodízio para carros elétricos e híbridos

A Câmara municipal da capital paulista votou a favor de continuar com esses benefícios para donos de carros eletrificados até 2030

Fiat Pulse Impetus Hybrid 2025 Azul Amalfi detalhe emblema
Híbridos leves estão cada vez mais populares (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/11/2024 às 08h00

A popularização dos carros elétricos e híbridos no Brasil colocou no ar uma dúvida sobre os atuais benefícios fiscais que possuem, como a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do rodízio de veículos. A Câmara Municipal de São Paulo (SP) aprovou a continuidade desses benefícios na cidade até 2030.

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Para ela ser efetivada ainda falta uma segunda votação pelos vereadores e da sanção do prefeito Ricardo Nunes. Nessa primeira votação ela foi aprovada com unanimidade.

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O Projeto de Lei 414/2024 justifica isso por ser um incentivo ao uso de carros menos poluentes. Ele não cria distinção sobre os tipos de carros híbridos e inclui também modelos movidos a hidrogênio.

A cidade de São Paulo possui a particularidade de abrir mão da sua parte do IPVA para os carros elétricos e híbridos. A isenção só não é total pois o governo do estado ainda cobra a sua parte.

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Com R$ 100 mil já é possível ir para casa com um elétrico (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Os donos de carros elétricos e híbridos possuem o direito de receber uma devolução de até 103 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) da porção municipal do IPVA, o que equivale a R$ 3.642,08. A alíquota total lá é de 4% do valor do veículo.

Essa isenção de IPVA e do rodízio de veículos em São Paulo iria terminar no dia 31 de dezembro de 2024.

A quantidade de pessoas beneficiadas por essa medida tende a crescer. Os principais fabricantes instalados no Brasil já anunciaram a produção local de carros híbridos flex, com um foco em sistemas de eletrificação leves em curto prazo.

Quem saiu na frente foi a Fiat, com o Pulse e o Fastback Hybrid. O primeiro parte de R$ 125.990 na versão Audace Hybrid. Também já temos carros elétricos no Brasil a partir de R$ 99.990 com o Renault Kwid E-Tech.

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4 Comentários
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Alexandre 26 de novembro de 2024

Não pagam de volta. 90 dias de atraso e nada… só enrolam. Já vai bater o ipva de 2025
E nem devolveram o de 24 até agora. pra mim tá sendo fake News.

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Gustavo 29 de novembro de 2024

Idem, só falam que devolvem mas meu processo ja esta aguardando a 6 meses

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Josiney 11 de dezembro de 2024

Fiz a solicitação de devolução da parte do reembolso do IPVA, juntei os comprovantes etc e já passou os 120 dias para resposta e nada! Já tem 10 dias de atraso e nada! Ou seja, será que devolvem mesmo?

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Mario Elias 26 de novembro de 2024

Como assim , quem saiu na frente foi a Fiat? Não entendi, vai ter errata ou é matéria paga ?

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