Cinco itens de carros de luxo que veremos nos populares em breve
Carros de luxo sempre ditam o que virá aos nossos carros mais simples, tentamos adivinhar quais chegarão em breve
Carros de luxo sempre ditam o que virá aos nossos carros mais simples, tentamos adivinhar quais chegarão em breve
Já se foi o tempo onde os veículos de entrada traziam apenas os bancos, vidros e um motor, onde até o ar quente era opcional. Hoje os carros populares são bastante recheados de itens que no passado eram relegados a carros de luxo.
Os airbags e o sistema antitravamento dos freios (ABS) são obrigatórios em todos os carros no Brasil. Esses equipamentos foram usados pela primeira vez no Mercedes-Benz Classe S, o píncaro do luxo alemão.
VEJA TAMBÉM:
Hoje, os modelos premium estão cada vez mais recheados de tecnologias novas. Realizamos um exercício de imaginação para prever quais desses equipamentos virão para os carros de entrada nos próximos anos.
Os faróis estão em constante evolução. No início eram meras lamparinas, hoje já existem carros que usam laser. Nos anos 2000 a novidade nos compactos eram os de superfície complexa.
Os carros de entrada pularam a tecnologia do xenônio, que era cara e complexa. Eles irão direto para os faróis de LED, que são mais potentes e baratos de fazer. Além de consumir menos energia, o que ajuda nos testes de emissões por poupar o alternador.
Os LEDs já estão aparecendo em compactos, como o Volkswagen Polo, Fiat Strada e Peugeot 208. Em populares ele ainda está relegado a luz diurna, como ocorre no Renault Kwid, mas não deve demorar a ser usado em todo o conjunto ótico.
De todos esses novos sistemas e sensores de segurança, o alerta de ponto cego é um dos mais simples de ser aplicado. Uma forma é utilizando sensores ultrassónicos, como os de estacionamento, que detectam a presença de carros ou motos perto da traseira do veículo.
Em carros de luxo esse sistema usa sensores mais sofisticados. Porém a versão mais simples pode já aparecer em carros de entrada sem grandes aumentos no preço final.
Se não quiser esperar, já existem alertas de pontos cegos paralelos no mercado de acessórios.
Por enquanto, apenas a Toyota e a Caoa Chery produzem carros híbridos no Brasil. Mas não tarda às líderes de nosso mercado entrar na onda da eletrificação.
A Stellantis e a Volkswagen já anunciaram que terão modelos híbridos flex feitos localmente. A tecnologia que deverá chegar antes em nossas linhas de montagem é a dos híbridos leves com sistema de 48 volts.
Segundo fontes do AutoPapo, o sucessor do Fiat Argo terá essa tecnologia. A Stellantis já mostrou o sistema aplicado à plataforma do SUV compacto Pulse.
Na Europa, a montadora italiana já oferta esse tipo de sistema no Panda aliado ao motor 1.0 Firefly e ao câmbio manual. Isso demonstra que mesmo os nossos carros populares poderiam ser eletrificados.
Os híbridos leve estão virando padrão em carros de luxo. Esse conjunto é mais simples que os híbridos tradicionais e já trazem ajuda na economia em uso urbano.
A câmera de ré já é realidade nas versões intermediárias e de topo dos carros compactos. A Nissan e a Renault já ofertam sistemas com visão de 360° em seus SUVs compactos.
Com as janelas cada vez menores e os consumidores apreciando a ajuda das câmeras, não tarda aos carros populares contarem com o recurso.
Os sistemas ativos de segurança já fazem parte das notas de crash tests e estão presentes até em carros de entrada na Europa. Se nosso mercado continuar seguindo as tendências ditadas no velho continente, o pacote ADAS chegará aos nossos populares.
Para quem não conhece, a sigla ADAS é dada ao conjunto de equipamentos como cruise control adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente para permanência em faixa. Outros equipamentos podem fazer parte do pacote, mas esses são os principais.
Em carros de luxo o pacote ADAS costuma combinar câmeras e radar. Hoje existem sistemas que usam apenas as câmeras, por um custo menor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |