Quais itens de segurança se tornaram obrigatórios nos carros em 2024

O programa Rota 2030 previa a obrigatoriedade desses equipamentos, muitas montadoras já se adiantaram e poucos modelos sofrerão mudanças em 2024

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As DRLs estão na lista (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/01/2024 às 17h02
Atualizado em 11/01/2024 às 15h19

A chegada de 2024 marca o início da obrigatoriedade de novos itens de segurança nos carros zero km. Isso faz parte do programa Rota 2030, sancionado no mandato de Michel Temer.

Era para isso ter ocorrido em 2022, porém a data foi adiada devo a pressão da indústria durante a pandemia de Covid-19. Como a maior parte dos carros “anciões” do mercado já se foram em 2022 com a entrada do Proconve L7, as montadoras se adequaram às novas exigências de 2024 com menor esforço.

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Os novos itens de segurança obrigatórios

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O controle de estabilidade é conhecido como ESP ou VSA, depende da marca (Foto: Honda | Divulgação)

Os equipamentos mais sofisticados que se tornaram obrigatórios nos carros novos são os controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP ou VSA). Esses assistentes atuam em conjunto com o ABS para dar maior segurança em situações extremas.

O controle de tração é responsável por evitar que as rodas patinem, o que é essencial durante chuvas e outras condições de baixa aderência. Já o de estabilidade atua em situações extremas de curvas, usando os freios e cortando a aceleração para evitar que o carro derrape.

Iluminação faz parte dos itens de segurança

Os outros itens de segurança são mais simples. Começando pelas luzes de condução diurnas, conhecidas pela sigla estrangeira DRL. Essas luzes ficam acesas na dianteira sempre que o carro está funcionando, facilitando a identificação do veículo nas ruas por outros motoristas ou pedestres.

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As DRS tornam a identificação do carro mais fácil durante o dia (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)

Ajudando na visibilidade dos carros também está os indicadores de seta laterais, que podem ser tanto no para-lama quanto nos retrovisores. Essa luz já foi frequente em carros compactos do passado, como o Chevrolet Corsa e o Ford Ka, mas foram suprimidas em nome do corte de custos.

Nas ruas brasileiras com cada vez mais motociclistas, a luz de seta lateral é um aliado para evitar pequenos acidentes durante mudanças de faixa.

O último item de segurança que se tornou obrigatório nos carros novos é o alerta de cinto de segurança desafivelado. Ele precisa emitir um alerta sonoro e ter aviso no painel.

Quais carros irão mudar

Os novos itens de segurança obrigatórios já estão amplamente difundidos em nosso mercado. Por isso, são poucos os carros que receberão mudança e apenas um modelo serpa aposentado — já em fim de ciclo de vida.

Começando pela baixa: a Peugeot já parou de produzir o 2008, as unidades à venda são do estoque. O SUV compacto terá nova geração ainda em 2024.

A Chevrolet já se antecipou e realizou as mudanças necessárias no final de 2023. O Onix ganhou luzes diurnas nas versões mais simples, elas ficam na base do para-choque e aparentam ser faróis de neblina.

Segundo o portal Autos Segredos, a Hyundai adicionou as luzes diurnas ao Creta. Elas ficam no para-choque também.

Fiat já tem as soluções, falta implementar

Os Fiat Mobi, Argo e Cronos não contam com DRL e os controles de tração e estabilidade nas versões de entrada. Entretanto, os assistentes eletrônicos são opcionais, demonstrando que já há a provisão e serão apenas adicionados como itens de série.

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As versões mais simples não ganharam faróis de neblina, a peça circular no para-choque é a luz diurna (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O que fica no ar é a questão da luz diurna. Argo e Cronos possuem elas em LED nas versões 1.3, mas o Mobi não possui tal provisão. No furgão Fiorino as DRL são na mesma peça do farol de neblina, o componente pode ser reaproveitado no subcompacto caso a montadora não queira projetar um farol novo.

Por serem mudanças simples e que já usam componentes disponíveis na prateleira, a expectativa é de que os preços não sejam alterados ou sofram acréscimos pequenos. Já os ganhos em segurança nos carros com esses itens serão grandes.

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