Ao medir a liquidez real de cada modelo, Índice de Veículos Usados (IVU) da OLX tem ajudado vendedores a montar estoque, precificar e identificar tendências
“Será que esse carro vende bem?” Todo dono de concessionária já se fez essa pergunta antes de decidir se compra ou não um veículo seminovo para sua loja. Respondê-la é uma tarefa complicada: como ninguém tem bola de cristal, os empresários do setor precisam se guiar pela experiência e até pela intuição.
O Índice de Veículos Usados (IVU) do Grupo OLX surgiu para mudar essa realidade, oferecendo aos vendedores um critério objetivo no qual podem basear suas decisões de composição de estoque. Desenvolvido pelo braço de inteligência de dados da OLX, o Data OLX Autos, em parceria com a Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Usados), o IVU é divulgado mensalmente e funciona como um dedo no pulso do mercado automotivo nacional.
VEJA TAMBÉM:
O Índice de Veículos Usados (IVU) do Grupo OLX é composto por duas variáveis: quanto determinado veículo está sendo pesquisado na OLX, maior plataforma de comercialização de autos do Brasil, e quanto esse veículo foi, de fato, vendido.
Isso cria uma visão mais precisa sobre a liquidez real de um modelo seminovo ou usado. O carro que é muito buscado nas plataformas online, mas pouco vendido, provavelmente é um item aspiracional, com o qual os motoristas talvez sonhem bastante, mas não têm condições de comprar. O contrário – um carro muito vendido, mas pouco pesquisado – pode ser consequência de alguma oferta muito boa, como o que ocorre, por exemplo, quando uma locadora compra um lote grande de determinado modelo.
A matemática por trás do IVU combina e equilibra esses indicadores, resultando numa pontuação de 0 a 100 que ajuda os lojistas a identificarem, por exemplo, quais são aqueles veículos de altíssima liquidez (IVU de 80 pontos ou mais), itens “coringa” que não podem faltar no estoque.
Isso é particularmente importante no caso de veículos mais caros como SUVs. Incorporar esses veículos ao estoque implica um gasto considerável; o IVU ajuda a revelar se aquele carro vende bem, fazendo com que o investimento da revenda valha a pena, ou se tende a ficar encalhado na loja.
Os dados mais recentes, de março deste ano, revelaram o seguinte cenário para as três categorias de carroceria consideradas pelo índice:
Dados como esses ajudam o empresário não apenas a compor seu estoque, mas também a precificar. Se um veículo tem muita saída, é possível aumentar o valor de venda; se a procura está baixa, talvez seja a hora de oferecer descontos.
Vale salientar que, diferente da tabela FIPE, que é nacional, o IVU traz também os números por região. Isso dá ainda mais ferramentas para cada vendedor tomar suas decisões baseadas nas preferências específicas do seu público.
Além disso, por ser um indicador divulgado com periodicidade mensal, o IVU ajuda a revelar tendências e, no caso de modelos seminovos, que estão chegando só agora às concessionárias de usados, ajuda a descobrir como estão performando sem que o lojista precise esperar por aqueles balanços de começo de ano. Nesse sentido, a ferramenta é muito promissora para entendermos em tempo real quais modelos de carros elétricos e eletrificados, por exemplo, estão com mais saída no mercado de seminovos.
O Índice de Veículos Usados pode ser consultado por qualquer pessoa na página do Data OLX Autos. Se você é profissional do ramo, ou simplesmente está pensando em comprar ou vender um carro, vale conferir essa que é uma das melhores ferramentas disponíveis para turbinar seus negócios.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |