Na linha da Jeep, o modelo se encaixa abaixo do Renegade e deve competir diretamente com Pulse, Kardian e Tera
A Jeep está em clima de comemoração, pois em 2025 completa uma década de produção de seus modelos aqui no Brasil. E para celebrar esse marco, além de lançar uma série especial do Renegade que é sucesso de vendas, a marca anuncia que vai tentar emplacar outro SUV compacto, o Jeep Avenger.
O modelo foi lançado na Europa em 2023 como o primeiro modelo 100% elétrico da marca norte-americana e é usado como viatura na Itália. No exterior, ele também é oferecido em versão híbrida leve (mild hybrid) e é derivado do Peugeot 2008 com plataforma CMP desenvolvida pela antiga Peugeot-Citroën (PSA).
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Ainda não se sabe qual será a motorização do SUV por aqui, mas é fato que ele contará com conjuntos da família Bio-Hybrid que estreia ainda este ano. O Avenger tem cerca de 4,09 m de comprimento, 17 cm a menos que o Renegade, e 2,56 m de entre-eixos, apenas 1 cm menor que no modelo fabricado em Pernambuco.
O sistema Bio-Hybrid adotado pela Stellantis é simples e focado em reduzir as emissões com fácil adaptação para a gama atual. É um sistema híbrido leve de 12 volts que utiliza um dispositivo multifuncional chamado de BSG (Belt-integrated Starter Generator), que substitui o alternador e o motor de arranque.
Dessa forma, o BSG gera energia para a bateria de 12 V e também pode ajudar o motor fornecendo 3 kW (cerca de 4 cv) extra de potência. Em algumas situações ele ajuda a reduzir o consumo.
De acordo com a apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, editor do portal Autos Segredos, essa tecnologia deve ser empregada no Avenger. O motor Turbo 200 que equipará o modelo continuará fornecendo 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com um torque de 20,4 kgfm e transmissão CVT. No entanto, o sistema Bio-Hybrid poderá proporcionar um ganho adicional de potência e torque.
Já em matéria de visual, o Avenger brasileiro será praticamente igual ao europeu. Nos seus traços, o modelo mantêm o DNA da americano da Jeep com um desenho mais quadrado. A clássica grade de sete fendas está presente junto com faróis horizontais como no Compass.
A entrada de ar inferior chama atenção por ser grande e possui o formato de colmeia. De lado, o Jeep Avenger tem molduras arredondadas nas caixas de roda e um aplique em preto que contorna todo o carro.
A Stellantis ainda não confirmou em qual planta o modelo será produzido, mas ainda de acordo com apuração do editor do Autos Segredos, será na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. Isso porque o Avenger é montado sobre a plataforma CMP desenvolvida PSA, que é a mesma utilizada na planta para a fabricação do Citroën C3, do SUV C3 Aircross e do Basalt.
Para montar o jipinho no Rio de Janeiro, a Stellantis deverá empenhar parte dos R$ 3 bilhões restantes de seu pacote bilionário de investimentos até 2030. Ao todo, serão serão R$ 32 bilhões investidos nas fábricas do grupo instaladas no Brasil e Argentina.
Ao contrário do que foi especulado pela maioria da imprensa, o Jeep Avenger não chegará para substituir o seu irmão Renegade. A Stellantis fez questão de reforçar que o modelo chegará para agregar a gama nacional e conviver com Renegade, Compass e Commander.
Apesar de serem dois SUVs compactos com características similares, concorrem com diferentes adversários no mercado brasileiro. No caso do novo modelo, os principais oponentes são Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.
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