Jeep Avenger será fabricado no Rio de Janeiro e pode aposentar Renegade
SUV eletrificado será produzido na mesma fábrica de onde sai C3 Aircross e o futuro Basalt, aponta portal mineiro
SUV eletrificado será produzido na mesma fábrica de onde sai C3 Aircross e o futuro Basalt, aponta portal mineiro
Lançado na Europa no ano passado, o Jeep Avenger é o primeiro modelo 100% elétrico da marca norte-americana. Também oferecido com versões híbridas, o SUV derivado do Peugeot 2008 chega ao Brasil em 2026.
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Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do portal Autos Segredos, o modelo será produzido na planta fluminense da Stellantis em Porto Real. A princípio, o modelo seria produzido na fábrica de Betim ao lado do novo Argo, mas segundo apurações do colega, o grupo mudou seus planos.
E faz todo sentido, o Avenger é montado sobre a plataforma CMP desenvolvida pela antiga Peugeot-Citroën (PSA) antes da criação da Stellantis. Hoje a plataforma já é utilizada em Porto Real para a fabricação do Citroën C3 e do SUV C3 Aircross. Ela também será utilizada no cupê Basalt, que estreia no final do ano.
Para montar o jipinho no Rio de Janeiro, a Stellantis deverá empenhar parte dos R$ 3 bilhões restantes de seu pacote bilionário de investimentos até 2030. Ao todo, serão serão R$ 32 bilhões investidos nas fábricas do grupo instaladas no Brasil e Argentina.
O Avenger foi desenvolvido sobre a base CMP, projetada pela PSA para carros eletrificados. Hoje modelos como Peugeot 208, e-2008, C3, C3 Aircross, assim como gringos como Alfa Romeo Junior, Opel Mokka, Opel Corsa e Fiat 600 utilizam a plataforma.
Eletrificado, o Avenger é oferecido com opção híbrido leve (mild hybrid) e 100% elétrico. Ainda não se sabe qual será a motorização do SUV por aqui, mas é fato que ele contará com conjuntos da família Bio-Hybrid que estreia ainda este ano.
Quando o Avenger foi apresentado, rapidamente foi decretado pela imprensa que ele seria o substituto direto do Renegade. De fato, os dois têm muitas semelhanças.
O Avenger tem cerca de 4,09 m de comprimento, 17 cm a menos que o Renegade. No entanto, seu entre-eixos de 2,56 m é apenas 1 cm menor que no modelo fabricado em Pernambuco.
Em 2026, o Renegade terá completado 11 anos de mercado e praticamente finalizado seu ciclo de vida. Assim, a substituição pelo Avenger seria algo natural, uma vez que não faria sentido ter dois modelos da mesma marca concorrendo no mesmo segmento.
Além disso, a migração do SUV compacto da Jeep para Porto Real iria equalizar a escala de produção das plantas. Hoje, Goiana opera acima de 50% de sua capacidade de produção.
Em 2023 foram mais de 186 mil unidades produzidas, apenas para o mercado doméstico, sem contar as unidades de exportação. Já Porto Real trabalha aquém de sua capacidade de 129 mil unidades anuais. No ano passado, foram licenciados pouco mais de 30 mil unidades fabricadas por lá.
A média de exportação gira em torno de 22 mil carros anuais. Ou seja, o Avenger iria reduzir a ociosidade da planta fluminense e daria um respiro para a unidade pernambucana.
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Me ajuda aí Boris, lá na Europa já vão começar a trabalhar em cima de uma nova plataforma no novo Jeep Renegade. Ele inclusive será maior e híbrido. Atualiza aí.