Jeep Commander ganha motor diesel de 200 cv
O novo 2.2 Multijet chegou ao SUV de 7 lugares da Jeep, que ficou alinhado em motorização com a Fiat Toro, a Ram Rampage e os furgões médios
O novo 2.2 Multijet chegou ao SUV de 7 lugares da Jeep, que ficou alinhado em motorização com a Fiat Toro, a Ram Rampage e os furgões médios
O Jeep Commander foi o último carro de passeio da Stellantis a receber o motor 2.2 Multijet turbodiesel. Agora o antigo 2.0 diesel que estreou em 2015 no Jeep Renegade está aposentado de vez.
A única versão equipada com o motor 2.2 Multijed é a Overland. Ela custa R$ 309.990. Esse modelo é o único que pode ser equipado com as três opções de motorização oferecidas no Jeep Commander, o 1.3 turbo flex e o 2.0 turbo a gasolina.
VEJA TAMBÉM:
Junto do motor diesel mais potente, o Jeep Commander Overland ganhou algumas pequenas mudanças pontuais. As rodas são de 19 polegadas e têm novo desenho, o mesmo usado junto do motor 2.0 turbo a gasolina. Os pneus usam a tecnologia auto vedante Seal Inside.
A Stellantis está unificando a sua oferta de motores diesel no Brasil com o 2.2 Multijet. Ele faz parte da mesma família do 2.0 Fiat que estreou no Renegade e conta com melhorias que vão além do aumento do deslocamento volumétrico para ficar mais forte, elástico e econômico.
Os sistemas de admissão e escape são mais eficientes, para melhorar o fluxo de gases e combustível. A tomada de ar agora fica em posição mais alta, para captar ar mais frio e também melhorar a capacidade de transpor trechos alagados.
O motor 2.2 turbodiesel Multijet que equipa o Jeep Commander Overland produz 200 cv e 45,9 kgfm. Esse torque máximo está presente em uma faixa de rotação mais ampla, o que ajuda nas retomadas e exige menos trocas de marcha.
O câmbio automático segue sendo o ZF de nove marchas. A tração é integral permanente, com seletor de terrenos e opção de bloqueio no diferencial central.
Segundo a Jeep, o Commander Overland 2.2 diesel acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos, 1,7 segundos mais rápido que o 2.0 diesel. A retomada de 60 a 100 km/h caiu de 7,5 s para 6,2 s.
O consumo de combustível reduziu no ciclo rodoviário. Junto do novo motor foi adotada uma relação de diferencial mais longa, que permite rotações mais baixas em velocidade de cruzeiro. Confira a tabela:
Motor | Consumo Urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Novo 2.2 Multijet | 10,3 km/l | 13,4 km/l |
Antigo 2.0 Multijet | 10,3 km/l | 12,9 km/l |
A linha 2025 do Jeep Commander foi lançada em abril de 2024, junto do motor Hurricane, e veio com uma série de melhorias para o SUV de sete lugares. A estreia do novo motor diesel não provocou mudanças no pacote de equipamentos.
O modelo Overland possui o pacote de equipamentos mais completo na gama do Jeep Commander. As diferenças dele para o Blackhawk são estéticas.
O Jeep Commander Overland 2025 ganhou memória para a regulagem elétrica no banco do motorista. Os pneus contam com a tecnologia Seal Inside da Pirelli, que veda pequenos furos na banda de rodagem e evita a perda de pressão.
Outra novidade que veio na linha 2025 foi o pacote ADAS nível 2. Ele conta com controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, assistente para centralização na faixa incluindo em curvas mais abertas, farol alto automático e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres.
O SUV também recebeu um novo sistema de som Harman Kardon com 450W de potência. Ele traz a tecnologia Fresh Air, que promete usar o espaço da cabine para gerar sons mais graves, dispensando o subwoofer.
O pacote de equipamentos do Jeep Commander Overland 2.2 diesel também inclui:
A verão Overland do Jeep Commander não oferece opcionais. O comprador pode escolher entre as cores Slash Gold, Branco Polar, Preto Carbon, Prata Billet, Cinza Granite e Azul Jazz.
Após receber o novo motor 2.2 Multijet, a versão Overland Diesel do Jeep Commander ficou R$ 4 mil mais cara. Apenas a motorização 2.0 turbo Hurricane a gasolina é mais cara, tanto na versão Overland quanto na Blackhawk. Confira os valores de todas as versões:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |