Jeep Compass 2022: o que mudou no SUV que ganha novo motor
SUV médio ganha pacote de equipamentos mais recheado e interior completamente renovado para encarar a crescente concorrência da categoria
SUV médio ganha pacote de equipamentos mais recheado e interior completamente renovado para encarar a crescente concorrência da categoria
A Jeep lançou o Jeep Compass 2022. Entre as principais novidades, estão uma discreta reestilização externa, uma profunda renovação no interior – com a adoção de novos equipamentos de série – e duas importantes novidades mecânicas: a adoção do motor 1.3 turbo para as versões flex e a utilização do Arla nas configurações com propulsor diesel.
A Jeep aproveitou para adotar novas denominações para identificar o motor que equipa o Compass 2022: T270 são as versões com motor 1.3 turboflex, enquanto T350 são as turbodiesel. O número se refere ao torque do motor em Newton-metro (Nm).
Versão do Jeep Compas | PreçoSport |
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T270 | R$ 139.990 |
Longitude T270 | R$ 154.990 |
80 anos | R$ 162.990 |
Limited T270 | R$ 176.990 |
Série S | R$ 187.990 |
Longitude T350 4×4 | R$ 196.990 |
80 Anos | R$ 204.990 |
Limited 2.0 T350 4×4 | R$ 216.990 |
Trailhawk T350 4×4 | R$ 216.990 |
Devido a questões tributárias, os preços dos carros de São Paulo são diferenciados. Confira os preços do novo Compass no estado.
T270 Turbo | R$ 144.647 |
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Longitude T270 T | R$ 160.146 |
80 Anos T270 | R$ 168.412 |
Limited T270 | R$ 182.878 |
Série S T270 | R$ 194.244 |
Longitude TD350 | R$ 203.630 |
80 Anos TD350 | R$ 211.900 |
Limited TD350 | R$ 224.304 |
Trailhawk TD350 | R$ 224.304 |
Impulsionada pelo novíssimo e moderno motor T270 Turbo Flex integrado ao câmbio de seis velocidades, a versão de entrada do Jeep Compass traz seis airbags, pintadas, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro (R$ 2.500), e o pack Protection (R$ 950).
Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude – tanto na configuração a diesel como flex – ainda possui de série central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e bancos em couro na cor Cinza Steel (R$ 1.600).
Também disponível com propulsor flex ou diesel, em relação à versão anterior traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. A série especial Compass 80 Anos conta ainda exclusivamente com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900).
Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior. Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900), bancos em Marrom Arizona (R$ 1.600) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).
A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada. Vale dizer que essa versão sai de fábrica com selo Trail Rated, que atesta a distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno. Antes de conquistar o emblema, os modelos são levados ao limite para testar seu desempenho em cinco áreas fundamentais: tração, profundidade para travessia de água, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.
Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).
A série S é a versão mais premium do Novo Compass e, portanto, não possui equipamentos opcionais. Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.
O Compass 2022 marca a estreia do novo motor turbo do grupo Stellantis na linha Jeep, o GSE 1.3, batizado de T270 em referência ao torque em Newton-metro (Nm). Ele gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 28,4 kgfm (270 Nm) a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
Já o motor 2.0 turbodiesel, chamado de T350, segue sem qualquer alteração de potência e torque: 170 cv e 35,7 kgfm. Agora, ele demanda o uso do Arla 32 no sistema de recirculação de gases para diminuir a emissão de poluentes e atender ao Proconve L7.
Segundo a Jeep, no motor TD350 a autonomia do uso do Arla 32 é de aproximadamente 10 mil km, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora.
O consumo do Compass diesel é de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, com autonomia de mais de 800 km com tanque de 60 litros).
O novo Jeep Compass traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.
O novo para-choque dianteiro das versões flex aumentou o ângulo de entrada do Compass 2022, passando dos atuais 16,2° para até 21,5°. As versões turbodiesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.
O Compass 2022 está disponível nas novas cores Cinza Sting para Trailhawk e Série S e Cinza Granite para Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk. Além dessas, também seguem como opções as cores Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz.
São novidades: quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).
Fotos: Jeep | Divulgação
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Cuidado com essa carro…ele usa o mesmo cambio do modelo anterior…para bom entendedor uma palavra basta….todo mundo já deve saber do que estou falando…é só ver no youtube….
Problema no câmbio nos modelos de 2016 e 2017.
A partir de modelo 2018, foi trocada a peça que dava problemas, por uma mais resistente.
É bom pesquisar mesmo, porque na mesma época, o problema aconteceu com Compass, Renegade, Jetta e vários outros carros de algumas montadoras
Ainda bem que deram uma melhorada no ângulo de ataque das versões flex.
Como ficou o quesito consumo, que era bastante alto no motor anterior, nesse novo motor?
Consumo e números do novo motor.