Jeep Compass 4xe híbrido é versão S que gasta pouco e anda mais
SUV médio combina motores elétricos e a combustão, atinge média de consumo de mais de 25 km/l e ainda agrega mais desempenho à linha
SUV médio combina motores elétricos e a combustão, atinge média de consumo de mais de 25 km/l e ainda agrega mais desempenho à linha
A Jeep lançou o Compass 4xe, versão híbrida plug-in do SUV, com preço de R$ 349.990. Baseado na versão S do modelo, o Jeep Compass híbrido é importado da Itália agrega itens de série como os assistentes de direção ADAS, teto solar panorâmico e sistema de som Alpine com oito alto-falantes.
Mas a grande novidade do Compass 4xe, claro, é o conjunto híbrido que combina dois motores elétricos e um a combustão. Dessa forma ele oferece desempenho melhor do que o restante da linha e o consumo reduzido típico desse tipo de automóvel. Ele é plug-in, então pode ser recarregado em tomadas comuns.
O consumo do Compass híbrido da cidade no modo combinado é de 25,4 km/l e na estrada é de 24,2 km/l. Ainda é possível rodar até 44 km no modo 100% elétrico.
A Jeep ressalta que esses números foram aferidos de acordo com as normas brasileiras, mas é possível atingir até 50 km/l no consumo.
Já andamos no Jeep Compass 4xe; veja nossas impressões:
O Compass híbrido tem o mesmo motor a combustão que equipa outras versões da linha, o T270. Mas como ele é importado, é movido apenas a gasolina. Ele tem 180 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Este traciona as rodas dianteiras. O eixo traseiro é tracionado pelo motor 100% elétrico que tem 60 cv de potência e torque máximo de 25,5 kgfm.
O Compass 4xe ainda é equipado com um segundo motor elétrico junto ao T270 que funciona como um gerador para as baterias. A potência total do Jeep Compass híbrido é de 240 cavalos; o torque combinado não é divulgado pela marca.
Com o motor a combustão na tração dianteira e o elétrico a traseira, a tração é 4×4. O câmbio é automático de 6 marchas. Além do consumo, os números de desempenho chamam a atenção para um SUV de quase 2 toneladas: o Compass 4xe acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 204 km/h.
O Jeep Compass 4xe conta com três modos de condução: híbrido, elétrico e E-Save. Eles podem ser selecionados pelo motorista por meio de um comando à esquerda da coluna de direção.
O modo híbrido é o padrão e ele gerencia o uso dos motores elétricos e a combustão de forma automática e impercetível para garantir a maior eficiência privilegiando o consumo de combustível.
O modo elétrico aciona apenas o motor 100% elétrico – com autonomia máxima de 44 km e velocidade máxima de 130 km/h. Caso seja necessário mais desempenho – quando o motorista pisa fundo no acelerador, por exemplo, o motor T270 passa a trabalhar junto automaticamente. O modo elétrico se deativa também quando a bateria atinge um nível mínimo de segurança.
Por fim, o modo E-Save prioriza a recarga da bateria de alta tensão, otimizando o uso do motor térmico por meio de duas funções que podem ser selecionadas pela central multimídia. O modo passivo preserva o nível de carga momentâneo da bateria de alta tensão e o ativo otimiza o funcionamento do motor térmico até que a carga da bateria atinja 80%.
Como o Jeep Compass 4xe é um híbrido plug-in, suas baterias podem ser recarregadas na tomada. Com um wallbox, a carga máxima é atingida em 1 hora e 40 minutos. Em uma tomada comum, de 220 v, essa operação demora até 5 horas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Jeep Compass 4xe híbrido é versão S que gasta pouco, anda mais e custa muito mais !
Muito caro! Dá para comprar 2 (duas) Compass flex ! Não vale a pena !
Deveriam ter trazido a versão híbrida leve Compass e-Hybrid (mHEV), já vendida na Europa, que apresenta uma relação custo/benefício bem melhor !