Jeep Compass brasileiro é melhor que o dos EUA, entenda o motivo
A atualização do SUV médio para a linha 2025 deixou o modelo feito em Pernambuco em situação melhor que o original
A atualização do SUV médio para a linha 2025 deixou o modelo feito em Pernambuco em situação melhor que o original
Toda vez que um carro novo é lançado no Brasil, recebemos uma avalanche de comentários falando que o mesmo veículo é melhor em outros mercado. A Jeep atualizou o Compass nacional e colocou o motor 2.0 Hurricane nele, isso virou o jogo: o modelo feito no Pernambuco é melhor que o produzido no México para os EUA.
Antes que venham acusar, não estamos sendo pagos pela Jeep para promover o Compass, apenas fomos comparar as fichas. A primeira coisa que nos chamou a atenção é que o motor Hurricane é consideravelmente mais potente no Brasil: 272 cv, contra 202 cv do modelo vendido nos EUA.
VEJA TAMBÉM:
A diferença também está no torque, são 30,5 kgfm no Jeep Compass feito no México enquanto o brasileiro rende 40,8 kgfm. O câmbio também é diferente, eles adotaram uma caixa automática de 8 marchas produzida pela Hyundai, enquanto aqui é a ZF de 9 velocidades.
Essa diferença de força se deve a calibração. Por questões de mercado e por não ter a oferta do 1.3 turbo, a Jeep dos EUA escolheu deixar seu Compass Hurricane mais manso.
Essa força extra rende um desempenho melhor para o Compass nacional, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge 228 km/h. A Jeep dos EUA não divulga dados de desempenho oficiais, segundo a revista Motor Trend o SUV acelera de 0 a 96 km/h em 7,9 segundos e a máxima é limitada em 189 km/h.
O Jeep Compass manteve o motor 1.3 turbo no Brasil, que não é ofertado nos EUA. Se isso faz dele melhor ou pior, vai depender do gosto de quem vê.
Para o Brasil isso significa em uma vantagem devido ao consumo de combustível menor que o do 2.0 Hurricane. O 1.3 turbo dá um desempenho bom para o SUV caso o dono não seja um pé de chumbo.
Outra diferença é que no Brasil existe ainda a oferta pelo 2.0 turbodiesel. Apesar do custo do óleo diesel estar alto, esse propulsor ainda tem seus fãs devido a economia de combustível.
O Jeep Compass teve seu interior renovado no Brasil em 2021, seguindo a renovação feita antes na Europa. Nos EUA essa novidade chegou apenas no ano seguinte.
O Brasil estava atrás quando o assunto era o pacote ADAS. Nem todas as versões traziam os assistentes de segurança e ele estava defasado.
Com a linha 2025, todos os modelos do Compass trazem o ADAS 2.0, sendo opcional na versão Sport e de série nas outras. Os assistentes foram revisados, ganhando mais funcionalidades e ficando alinhados aos EUA.
As diferenças remanescentes são questões de gosto de cada mercado, como as opções de cores da carroceria e do interior. O Compass inclusive está em uma fase ruim nos EUA, enquanto no Brasil ele é líder em seu segmento. A Jeep sabe disso e não quer deixar a peteca cair onde se dá bem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |