Jeep Gladiator: Conheça as curiosidades do Wrangler picape

O Jeep Gladiator está longe de ser um utilitário para o trabalho, mas além do seu visual e apelo off-road, essa caminhonete é cheia de curiosidades

jeep gladiator cinza 2023 tres quartos com felipe boutros
O Jeep Gladiator é cheio de segredos, com uma caixa de som destacável para garantir a festa no meio do nada (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 15/11/2022 às 17h08

A Jeep Gladiator chegou ao mercado há pouco tempo. A Stellantis, grupo que no Brasil controla as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën sacou a bastante tempo que se tem um nicho tão bom quanto o de SUVs, é o de picapes. E nessa toada, ela lançou a versão com caçamba do abrutalhado Wrangler.

Essa picape, que custa R$ 500 mil, está longe de ser a caminhonete ideal para o trabalho. Longe disso, ela é cara, tem um motor V6 3.5 a gasolina e leva menos peso na caçamba que uma Fiat Strada. Mas quem compra esse gigante não quer saber de trabalho, muito pelo contrário, quer saber é de lazer. E de preferência bem longe de tudo e de todos.

VEJA TAMBÉM:

Na verdade, o Gladiator é um carro curioso. Essa picape foi apresentada no Salão de Los Angeles de 2018. Ela trazia todos os recursos off-road do Wrangler, como a suspensão elevada e o sofisticado sistema de desconexão eletrônica das barras estabilizadoras. Esse recurso permite que as rodas se “inclinem” propositalmente na transposição de obstáculos como rochas, elevando o curso da suspensão.

jeep gladiator 21
A Gladiator é uma picape com capacidade para off-road extremo (Foto: Jeep | Divulgação)

Tudo isso somado com uma caçamba de 1 mil litros atrás do banco traseiro e capacidade de reboque superior a 3 toneladas. Não demorou nada para o Gladiator ser aprovado e cair no gosto do consumidor norte-americano, que é aficcionado por picapes.

Antecessoras da Jeep Gladiator

A Jeep demorou 16 anos para colocar a Gladiator no mercado. O conceito, utilizando caracaterísticas do Wrangler surgiu em 2003. Era uma picape com elementos futuristas, com compartimento de bagagem na lateral e um monte de cromados.

jeep gladiator concept 2005 1600 02
Primeiro conceito da Gladiator, utilizando o Wrangler como base, foi apresentado em 2003 (Foto: Jeep | Divulgação)

Na época, a marca respondia à Daimler-Chrysler, quando norte-americanos e alemães viviam um tórrido casamento. Com a dissolução da união e novo enlace com os italianos da Fiat, que resultou na FCA, o projeto voltou a pauta e ganhou versão final em 2019.

Uma curiosidade é que ela não foi a primeira picape Jeep a ser batizada com o nome de Gladiator.  Entre 1962 e 1971, a Jeep produziu uma picape batizada de Gladiator. Ela era a sucessora da Willys Jeep Truck, modelo que aqui no Brasil era versão picape da Rural Willys.

jeep gladiator 1964 vermelha cabine simples tres quartos
Primeira Gladiator foi lançada no início dos anos 1960 (Foto: Creative Commons | Divulgação)

Em 1971, o modelo ganhou nova geração, que trazia visual e componentes do SUV Wagoneer. Entre 1985 e 1992 a Jeep produziu a Comanche, que foi uma picape derivada do Cherokee (que aqui foi vendida como Cherokee Sport).

Para o mercado brasileiro, a Stellantis trouxe um lote de 300 unidades. O bom desempenho da picape no mercado norte-americano colocou a filial brasileira na fila de espera. Desde 2019, a picape teve 207 mil unidades vendidas.

Ficou curioso para ver como essa picape anda, principalmente fora do asfalto? Então confira nosso teste no interior da Paraíba.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário