No mundo dos jogos de corrida, 2022 foi quase trágico
Dos cinco jogos de corrida que testei em 2022, apenas dois me surpreenderam positivamente e outros três decepcionaram, mas sem surpresa
Dos cinco jogos de corrida que testei em 2022, apenas dois me surpreenderam positivamente e outros três decepcionaram, mas sem surpresa
Jogos de corrida nunca tiveram o mesmo apelo que as franquias de esportes, assim como jogos de luta e Action RPGs. Mas todos os anos surgem games fedendo a gasolina para nossa alegria.
VEJA TAMBÉM:
Listei cinco jogos de corrida que testei este ano. Dois foram surpreendentes, já outros três deixaram muito a desejar. Vamos começar pelo pior.
“Grid Legends” foi a primeira grande decepção do ano. A aquisição da Codemasters pela Electronic Arts, no ano anterior, já era um presságio de algo de ruim aconteceria. E aconteceu.
O game é fraco, os produtores adicionaram um dramalhão mexicano no game. Uma espécie de “Malhação” gravada no paddock. A jogabilidade não Evoluiu, comparado com “Grid”, de 2019, o jogo andou para trás.
O jogo é chato e enfadonho, com desafios medianos. Uma produção bem aquém do jogo original de 2007 e os posteriores.
Quando a EA foi até ao Reino Unido com um montão de dinheiro para comprar a Codemaster. Ela queria mesmo era abocanhar o game oficial da Fórmula 1. A EA já tinha produzido os jogos da categoria nos anos 2000 e sabia que poderia faturar muito com o jogo da FIA.
Em “F1 22”, o game não mostra evolução em relação ao título anterior. A grande “novidade” foi a inclusão do mercado de quinquilharias cosméticas. O jogador pode mobiliar o apartamento de luxo de seu piloto. Ele também pode comprar carros de luxo. Tudo isso, utilizando o dinheirinho virtual, comprado com grana de verdade.
O jogo ficou burocrático. Em “F1 21” era legal “viver” o desenvolvimento do carro, alocando a grana para melhorar aerodinâmica, suspensão, eletrônica e motor. Era um respiro entre uma prova e a classificação da próxima. Mas para brincar de mobiliar casa, prefiro jogar “The Sims”.
Esse aí nem foi uma surpresa. Há muito que a franquia “Need For Speed” perdeu a graça. Desde o jogo de 2015, que a série murchou. Em Unbound, a história é a mesma de sempre: o jogador assume o papel de um corredor que chega na cidade e desafia os donos das ruas.
Visualmente o game é bonito, mas a EA encheu o jogo de efeitos cartunescos e personagens com estética de revistinha em quadrinhos. Ficou infantilizado.
A jogabilidade é arcade puro, com saltos bizarros e manobras fáceis de serem executadas. Mas a mecânica do jogo regrediu, comparado com “Heat”.
Mas o ano não está perdido. O game brasileiro “Horizon Chase 2” chegou ao mercado no segundo semestre para Apple Arcade. O game é um sucessor direto do título original. Mas ao invés de ser inspirado em clássicos 16 bits, como “Top Gear”, o jogo evoluiu para as produções contemporâneas para mobile.
O jogo evoluiu graficamente, com carros e cenários mais detalhados. O jogador pode modificar o visual dos modelos, assim como instalar melhorias mecânicas.
O game ficou lindo, uma pena que só tem versão para iPhone e iPad. Se sair para consoles, vale a pena comprar.
Sim, “Gran Turismo 7” é o melhor game de corridas de 2022. Não tem ninguém que brigue com ele. O jogo resgatou elementos do título original de 1997, como a loja de usados, assim como as oficinas e até mesmo modificações visuais.
“GT7” sabe combinar o modo carreira solo, com suas modalidades online e acesso às competições oficiais, que foram inseridas com “Gran Turismo Sport”. Ou seja, dá para jogar sozinho ou com a rapaziada, numa boa.
A pilotagem também evoluiu, ele ainda não é um simulador realista como o nome sugere, mas mostra uma evolução considerável no comportamento dinâmico dos carros. O “peso” da frenagem e das acelerações trazem reações imediatas.
Claro que há muito que evoluir. O jogo precisa ampliar a oferta de pistas e expandir ainda mais a garagem. Mas aos poucos, novas máquinas são adicionadas e game vai ficando mais divertido.
Para 2023, a grande aposta dos setor será o novo “Forza Motorsport”, desenhado para rodar no Xbox Series X/S. Game irá apostar mais uma vez nas provas em circuito fechado. No trailer divulgado pela Microsoft, o game promete gráficos extremamente realistas com efeitos de iluminação e sombras impecáveis. Também é esperado melhorias de física e dirigibilidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |