Kia Bongo 4×4: mais força e inovação para o agronegócio brasileiro

Com tração nas quatro rodas, VUC da Kia carrega 50% mais carga que uma picape e é garantia de aumento da rentabilidade para o produtor rural

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Seja para a cidade ou para o campo, o novo Bongo 4x4 é o VUC ideal para o transporte de cargas e mercadorias (Fotos: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
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Publicado em 24/05/2023 às 09h03
Atualizado em 24/05/2023 às 10h29

Ninguém tem dúvidas de que o Kia Bongo se tornou referência no segmento de transporte quando se fala de VUC (Veículo Urbano de Carga). São pequenos caminhões com especificações para circular em áreas urbanas de grande densidade, como metrópoles e grandes cidades.

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O Bongo caiu nas graças de transportadoras e varejistas pois é capaz de fazer entregas de ponta a ponta, sem necessidade de transbordo de carga para veículos adequados para rodar dentro das cidades. Mas agora o Kia Bongo também se tornará a melhor escolha para o produtor rural.

A Kia acaba de lançar a nova versão com tração 4×4. Ela oferece a mesma robustez e praticidade que as versões anteriores, mas agora conta com dois eixos motrizes, o que torna sua operação em terrenos de baixa aderência e irregulares mais prática e segura.

Maior rentabilidade com o Bongo 4×4

Até então, o produtor rural recorria a picapes 4×4 para transportar sua produção sem correr o risco de atolar numa estrada de terra enlameada. Mas quem trabalha com produção agrícola sabe que ficar parado, nem que seja por algumas horas, é perder dinheiro.

Geralmente a produção do campo tem perenidade rápida. Hortaliças, legumes e frutas perdem a qualidade se não chegarem rápido à mesa do consumidor. Mas não é surpresa para ninguém que picapes têm capacidade de carga limitada.

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Chassi do Bongo 4×4 suporta 1.811 kg e permite a instalação de diferentes implementos

As mais robustas carregam apenas 1 tonelada de peso. E o Bongo amplia essa capacidade em 50%. São 1.811 kg de capacidade de carga no chassi. Ou seja, a cada duas viagens do Bongo são necessárias três numa picape média. Se for uma leve, seria preciso seis idas e vindas. Ou seja, mais combustível gasto e menor rentabilidade no fim do mês.

Além disso, o chassi reforçado do Bongo de quase 5 metros permite a instalação de diferentes implementos, como baú, carroceria metálica ou de madeira. Se o produtor trabalha com granja, por exemplo, é possível transportar carnes resfriadas num baú refrigerado. Algo impensável numa picape.

Com peso bruto total (PBT) de 3.475 kg, o Bongo pode ser conduzido por motoristas com CNH do tipo B, ou seja, a carteira para carro de passeio. Assim, não é necessário que o empreendedor ou produtor rural tenha que se habilitar na categoria C para transportar sua produção ou encomendas.

Mecânica aprimorada

Além do novo sistema de tração, o Bongo 4×4 também ganhou novo sistema de injeção eletrônica Common Rail, mais silencioso e eficiente, fornecido pela Bosch. Ele manteve o conhecido e valente motor turbodiesel 2.5L de 130,5 cv a 3.800 rpm.

Para contribuir na redução da emissão de gases poluentes, o novo Bongo 4×4 vem agora com tanque do Agente Redutor de NOx (ARLA 32) que atua nos sistemas de exaustão como agente redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), contribuindo para a melhoria da preservação ambiental.

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Tração nas quatro rodas garante valentia e segurança para transpor trechos de baixa aderência

Outro diferencial é que o motor entrega 26 kgfm de torque. Toda força está disponível a partir de 1.250 rpm. Ou seja, é praticamente força máxima com um triscar no acelerador.

Já a transmissão é manual de seis marchas. Essa caixa oferece relações pensadas para o uso em diversas condições, inclusive com uma sexta alongada, que otimiza o consumo em trechos rodoviários.

Bongo com tração nas quatro rodas

O Bongo 4×4 ainda vem equipado com caixa de redução. Quando as quatro rodas estão conectadas à transmissão, a reduzida multiplica seu torque. Isso garante força extra para vencer terrenos com baixa aderência.

Mas o Bongo 4×4 é um veículo apenas para quem trabalha no campo? Claro que não. A tração 4×4 e a reduzida tornam a operação mais segura também na cidade. Em dias de chuva, quando é preciso subir uma ladeira de paralelepípedo, contar com força extra nas quatro rodas é a tranquilidade de que o Bongo irá vencer o trajeto com segurança.

Mais segurança

O Bongo 4×4 também continua seguro. O VUC da Kia oferece cintos de segurança de três pontos para três ocupantes. Trata-se de um diferencial, principalmente para o transportador que sempre leva dois ajudantes em suas operações.

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Acionamento do 4×4 é feito por uma alavanca ao lado da caixa de marchas

Os freios do Bongo 4X4 também estão mais eficientes. O conhecido conjunto com discos ventilados e tambores, que já contava com sistema ABS, agora passa a utilizar o EBD. Trata-se de um módulo capaz de fazer a distribuição eletrônica da carga de frenagem. O veículo ainda passou a contar com controle eletrônico de estabilidade.

São recursos que elevam o nível de segurança ativa do Bongo. Em um veículo utilitário, trata-se de um diferencial que garante o controle direcional ao motorista em situações de risco com frenagens bruscas, assim como desvios de obstáculos na pista.

Novos conteúdos

O Bongo 4×4 oferece mais conforto para quem trabalha ao volante. Além da excelente visibilidade, graças ao amplo para-brisas e o fato de o motor estar sob a cabine, o que torna as manobras mais fáceis nos grandes centros e até mesmo em estradas estreitas, o VUC ganhou novos conteúdos.

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Interior do Bongo 4×4 foi projetado para oferecer praticidade e a melhor ergonomia para o motorista e seus passageiros

O Bongo oferece banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, descanso de braço no console central, porta-objetos, assim como freio de estacionamento no console. Ele ainda oferece vidros elétricos e preparação para rádio.

Assim, o Kia Bongo, que sempre fez sucesso nas cidades e rodovias brasileiras, agora está apto para auxiliar o homem do campo. Afinal, o veículo de trabalho precisa ser eficiente e rentável.

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