Estratégia de mobilidade sustentável da Kia combina eletrificação com fomento à uso de lixo plástico dos oceanos para fabricar peças de seus carros
A humanidade fabrica automóveis há quase 150 anos. Não é surpresa para ninguém que as emissões de gases e poluentes são responsáveis pelas alterações climáticas que colocam em risco nossa existência no planeta. Apesar de muitos discordarem, a Kia vai na contramão e quer usar seus carros para limpar o mundo em que vivemos.
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Ela é uma das fabricantes que mais investe em soluções sustentáveis para a mobilidade. Afinal, ela estipulou uma meta ambiciosa de neutralizar todas suas operações até 2045. Ou seja, apenas 20 anos para modificar toda uma estrutura industrial secular.
Ela chama sua estratégia de 3S: Mobilidade Sustentável, Energia Sustentável e Planeta Sustentável. Ou seja, não basta apenas produzir de maneira desenfreada, é preciso que tudo o que é feito não impacte no mundo em que vivemos.
Um dos primeiros passos é utilizar energia limpa em suas instalações. Até 2040 todas as fábricas da Kia utilizarão eletricidade com geração sem impacto ao meio ambiente. Afinal, não adianta nada ter um carro que não polui, mas que suja para ser fabricado.
Além disso, a marca sul-coreana lançou uma série de medidas, que vão desde o avanço da eletrificação de sua gama a recolher plásticos dos oceanos. Por sete anos, a Kia irá financiar operações de limpeza de oceanos e rios da instituição The Ocean Cleanup, que busca limpar os mares.
A entidade utiliza navios com redes gigantescas que literalmente pescam o lixo presente nos mares. A meta da The Ocean Cleanup é recolher 90% do plástico do oceano até 2040. Mas essa tarefa demanda investimentos altos e muita tecnologia para tornar a operação mais eficiente. E a Kia entra nessa missão com suporte em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), agregando na cadeia de valor ao reutilizar os plásticos oceânicos em seus novos veículos, além de oferecer suporte financeiro para a operação de limpeza dos oceanos.
A The Ocean Cleanup é uma organização internacional sem fins lucrativos e nossas operações dependem de nossas incríveis parcerias. Nossa parceria com a Kia está estabelecendo um novo padrão de como as organizações podem impulsionar mudanças reais. Juntos, estamos provando que a inovação e o comprometimento podem livrar os oceanos do plástico e inspirar outros a seguir o exemplo. Os produtos nascidos dessa colaboração simbolizam nosso progresso compartilhado e o impacto tangível de soluções sustentáveis”, comenta Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup.
O material coletado irá reduzir em 20% todos os plásticos utilizados no processo fabril, até 2030. Mais de 450 toneladas de rejeitos plásticos já foram retirados dos oceanos.
No entanto, não basta apenas recolher uma montanha de plástico do mar. A Kia conta com um avançado centro de desenvolvimento que estuda novos materiais. Esse material, que estava literalmente boiando no oceano e colocando em risco espécies marinhas (e a nossa própria saúde) , será transformado em fibras recicladas para forração de bancos e outras peças de seus automóveis.
Ou seja, ela combina insumos, como o lixo plástico, para transformar em materiais que possam ser utilizados nos automóveis. O centro de desenvolvimento vai além e estuda diversos outros materiais que podem ser aplicados no processo fabril sem impactar no meio ambiente. Materiais que podem retornar às fábricas após o fim do ciclo de vida útil do carro.
Como um dos resultados mais significativos da parceria até agora, a Kia desenvolveu o primeiro acessório automotivo do mundo – um revestimento de porta-malas para o novo Kia EV3 – feito de plástico extraído da Grande Mancha de Lixo do Pacífico pela The Ocean Cleanup.
Além disso, a Kia definiu 10 itens de sustentabilidade obrigatórios para serem aplicados em todas as novas linhas de modelos da marca, incorporando materiais reciclados nos painéis das portas e consoles, redes de pescas para criar tecidos ecológicos, pintura com tinta livre de benzeno, tolueno e xileno, entre outras ações, com o objetivo de alcançar a mobilidade sustentável e a redução do impacto ambiental.
E como serão estes carros? Quando eles chegarão ao mercado? Na verdade, eles já chegaram. A marca terá uma gama de nada menos que 11 carros 100% elétricos até 2026. Muitos destes modelos já estão no mercado.
O Kia EV9 consolida este novo capítulo da marca. Apresentado como conceito em 2021, o modelo já está à venda, inclusive no Brasil.
Este SUV oferece todos os atributos que os modelos mais luxuosos podem entregar. Amplo espaço interno, acabamento impecável e uma fartura de conteúdos que torna a vida a bordo bastante confortável.
Tudo isso combinado com uma motorização de 385 cv e 71,4 kgfm de torque, sem emitir um grama de CO2. E claro, baterias que permitem rodar até 434 km com uma única carga.
Mas o EV9 foi só o primeiro passo. Os modelos EV6, EV5 também já saíram do papel, assim como os novíssimos EV4, EV4 Hatchback e EV3. Os novos EVs da Kia se juntam aos modelos híbridos como Niro, Sportage e Stonic, que já são vendidos no Brasil e se destacam pelo baixo nível de consumo e emissões. Pois a Kia sabe que é preciso ter uma gama ampla capaz de atender a todos os perfis de público.
Afinal, um mundo mais sustentável para nós humanos e todos os seres vivos dependem da participação de todos nós. E a Kia faz sua parte todos os dias buscando a mobilidade sustentável e sem impactos ao planeta.
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