Kia EV6: segunda geração de elétricos?
Primeiro carro projetado para ser movido a bateria pela Kia tem desempenho de Porsche sem ficar sem carga na primeira esquina
Primeiro carro projetado para ser movido a bateria pela Kia tem desempenho de Porsche sem ficar sem carga na primeira esquina
A Kia já produziu outros elétricos, mas adaptados do modelo a combustão (como o Soul). O EV6 é o primeiro projetado para bateria, de uma fila de 11 lançamentos com esta tecnologia nos próximos cinco anos.
A plataforma foi desenvolvida pelo grupo Kia-Hyundai para as duas marcas coreanas, ou seja, o EV6 é exclusivo da Kia mas tem componentes em comum com o Hyundai Ioniq 5.
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As primeiras unidades que vieram para o Brasil são da versão mais simples, com apenas um motor (240 cv) no eixo traseiro. A mais “braba” tem outro na dianteira, com potência total de 320 cv e tração nas quatro rodas.
O EV6 está tão distante dos primeiros elétricos que até parece estar inaugurando uma nova geração. Seus números superam os melhores elétricos já lançados no mundo, inclusive Tesla e VW ID.
O estilo é marcante e ainda bem que se eliminou aquela inexplicável ideia de carro elétrico ter de ser esquisitão. A Kia até exagerou no EV-6, belíssimo. Não é exatamente um crossover, nem exatamente um SUV, mas uma harmoniosa mistura de ambos.
É novo até no logotipo, simples e moderno, apresentado pela marca em 2021. É o primeiro elétrico que sua importadora (Gandini) traz para o nosso mercado.
Enquanto o Hyundai Ioniq 5 tem cara de carro família, o EV6 tem linhas que sugerem esportividade. Dirigi a versão mais simples, com tração traseira. É um assombro eletrificado, seu desempenho: não se imagina que um elétrico de 240 cv chegue em apenas 6,2 segundos aos 100 km/h. Com dois motores, 0 a 100 em 3,5 segundos, máxima de 260 km/h. Números de Porsche…
Como foi projetado para bateria, uma das vantagens está no assoalho traseiro: sem o incômodo eixo cardã, é plano, o que resulta num bom espaço para quem vai no banco de trás. Aliás, espaço é com ele mesmo, pois tem um enorme entre-eixos de 2,90m, bem maior que outros da categoria. Leva três ocupantes atrás com muito conforto.
Para um elétrico com suas dimensões, pesa pouco, menos que 2.000 kg. Outros do seu porte chegam perto de três toneladas. Por isso, um ótimo desempenho sem descarregar a bateria na primeira esquina.
Dirigi-lo é um prazer enorme. Anda como os mais rápidos elétricos e são dois sustos: ao acelerar e frear. Embora praticamente não se use o pedal de freio, pois o EV6 quase para quando se tira o pé do acelerador.
O motorista pode escolher entre as opções Normal, Eco, Sport e Neve, e conta com todos os sistemas disponíveis de segurança, conforto e infotainment. A lista é extensa. O interior consegue ser super refinado, sem exageros. Painelzão duplo totalmente digital e com informações de sobra.
Suspensão traseira, como em qualquer moderno que se preze, é multibraços (Multilink). Acelerei o bicho até o limite numa curva apertada e ele sequer ensaiou qualquer protesto.
O sistema elétrico é uma obra de arte do grupo Hyundai-Kia: autonomia de 450 km com ar ligado. Para abastecer, duas opções no bocal do tanq… desculpe, bateria: 220 volts em cima, em baixo, 400 volts ou 800 volts.
Está com pressa? Então em até 5 minutos você tem “tanque” para 100 km. Ou em 18 minutos a bateria se recarrega dos 10% aos 80%. Tanta energia que, se faltar a da sua casa, numa emergência, ou em um piquenique, o EV-6 vira um gerador de 3600 KW.
Lançado mundialmente em 2021, a Gandini faz seu lançamento aqui ainda neste primeiro trimestre.
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