Kia Stonic híbrido une o melhor de dois mundos
Combinação do estilo aventureiro com motor turbo e híbrido, fazem do Stonic um dos melhores automóveis do mercado
Combinação do estilo aventureiro com motor turbo e híbrido, fazem do Stonic um dos melhores automóveis do mercado
Nos últimos anos, a indústria automotiva tem vivido uma revolução. Motores gigantescos e pouco eficientes não têm mais espaço em um planeta que precisa de ar puro. Diferentes soluções para obter eficiência foram propostas: downsizing, superalimentação e tecnologias híbridas.
Neste contexto, cada fabricante tem adotado uma iniciativa. Cortaram cilindros ali, instalaram um turbo aqui e um motor elétrico acolá. No entanto, a Kia fez diferente e uniu tudo isso em um único automóvel, o Stonic.
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Trata-se de um conjunto mecânico que combina o moderno motor turbo GDI 1.0 três cilindros turbo com sistema híbrido Mild Hybrid (MHEV) de 48V. A dupla combinação entrega 120 cv e 20,4 kgfm de torque. Mas o que significam estes números?
Para se ter uma ideia, para conseguir a mesma potência e torque do Stonic, era necessário um motor com o dobro do tamanho há 15 anos atrás. Há 40 anos era preciso um motor quatro vezes maior e com o dobro de cilindros para obter a mesma potência.
Ou seja, o Stonic entrega com a metade das peças móveis e 25% do tamanho o que um imenso e poluente bloco precisa para oferecer a mesma carga de trabalho. Deu para sacar?
Mas se isso não for suficiente, vamos aos números de consumo, afinal de contas, é na bomba de combustível que o consumidor sabe se fez ou não uma boa escolha.
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, onde a medição de consumo é realizada em laboratório e condições severas, simulando o carro em ciclos de condução urbano e rodoviário, o Kia Stonic, abastecido com gasolina, registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada. Mas o Stonic pode alcançar ainda melhores resultados no dia a dia conforme o modo de condução e a atuação do sistema híbrido do veículo.
Muitos dos concorrentes do Stonic não conseguem nem a metade de sua eficiência e custam mais que o Kia. Ou seja, paga mais na hora da compra e continua pagando mais toda vez que for abastecer.
Para se ter uma ideia, a autonomia do tanque (de 45 litros) do Stonic é de 616 km. E considerando que o brasileiro roda em média 12.900 km/ano, segundo levantamento da plataforma KBB, por dia daria algo em torno de 35 quilômetros. Ou seja, o proprietário do Stonic abasteceria a cada 17 dias.
Por ser um veículo híbrido, o Kia Stonic possui ainda outros benefícios, como descontos e isenções no IPVA em alguns estados brasileiros, além de ser isento de rodízio na cidade de São Paulo, tanto para quem reside como para quem circula na capital paulista.
Mas como isso é possível? É aí que a combinação de todas as tecnologias do Kia Stonic entra em ação. O motor-gerador auxilia o motor a combustão em diferentes situações de rodagem, contribuindo para a economia de combustível e redução na emissão de gás carbônico (CO2).
Além disso, o sistema híbrido MHEV fornece assistência durante a aceleração e recupera energia cinética durante a desaceleração, por meio da frenagem regenerativa, recarregando a bateria 48V.
No momento em que o motorista pisa no acelerador com mais vigor, em busca de torque, a unidade turbo entra também em ação. Na prática significa que o Stonic acelera rápido e tem força de sobra a todo momento, mas com a vantagem de fazer isso sem precisar elevar a rotação nas alturas.
Talvez você não saiba, mas quanto maior a rotação, o giro do motor, maior é o consumo. E como o Kia Stonic tem força em baixa rotação, não é preciso elevar demais o giro.
E para completar a orquestra mecânica do sul-coreano, ele também é equipado com uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades. Essa caixa DCT tem trocas imediatas, pois a marcha a seguir está sempre pré-engatada. Assim, além de eficiente, o Stonic também tem um apelo esportivo de fazer inveja em seus rivais apenas com turbo ou nem isso.
Mas não adianta ser eficiente se não tiver estilo. E nesse ponto, o Stonic dá show. O modelo foi projetado pra ter um visual arrojado e jovial. A carroceria, com para-lamas alargados, dá uma robustez invejável ao Stonic.
As ponteiras duplas do escapamento, os para-choques detalhados, os faróis modernos e as diferentes combinações de cores entre a carroceria e o teto mostram que não se trata de um carro pacato, mas de um automóvel com personalidade própria.
Mas como é o pacote de conteúdos do Kia Stonic? Equipamentos não faltam. Confira:
O Kia Stonic possui 4,14 m de comprimento e generosos 2,58 m de distância entre-eixos. Suas medidas são perfeitas para o uso urbano. Ele cabe em qualquer vaga e não fica “entalado” no engarrafamento.
E o melhor, é um carro que leva seus ocupantes com muito conforto. Seu porta-malas acomoda até 325 litros de bagagem pelo sistema VDA, que utiliza blocos sólidos que é mais preciso que a medição com água.
Assim, o Kia Stonic é bonito, potente, híbrido, bem equipado, eficiente e confortável. Seu único defeito é não estar na sua garagem. Mas isso dá para resolver. É ou não é?
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