Kia Stonic: SUV híbrido que combina com economia de combustível

Com motor turbo GDI de 120 cv e sistema híbrido MHEV, o Stonic fornece assistência na aceleração e recupera energia cinética na desaceleração

kia stonic 1536x1024 1
O Stonic marca o início da eletrificação dos carros da Kia no Brasil (Fotos: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 25/04/2022 às 15h07
Atualizado em 27/04/2022 às 10h17

Os utilitários esportivos têm, há algum tempo, dominado o mercado automobilístico. No geral, dentre as características que marcam a categoria – altura, robustez e versatilidade -, está o alto consumo de combustível. Não no Stonic, o SUV híbrido que marca o início da eletrificação dos carros da Kia no Brasil.

Equipado com motor turbo GDI (injeção direta) de 1 litro e sistema híbrido MHEV 48V, o Kia Stonic registra, segundo dados do Inmetro, desempenho de 13,7 km/lna cidade e de 13,8 km/l na estrada. Isso sempre abastecido com gasolina.

Diferencial importante, se considerarmos que, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina aumentou mais de 70% em 2021.

VEJA TAMBÉM:

Para oferecer maior economia de combustível, o Kia Stonic desliga o propulsor a combustão por completo em situação de rodagem plana e ativa o sistema híbrido quando o veículo enfrenta uma descida. Também para economizar combustível e controlar os índices de emissões, em subidas, quando o powertrain necessita demais força, o sistema híbrido é acionado. Fora isso, quando o motorista freia, a bateria 48V do Stonic também é recarregada.

O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do sistema híbrido, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.

Segurança e tecnologia

O Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições.

Também são tecnologias de segurança presentes no SUV:

  • Isofix;
  • freios com sistemas ABS e EBD;
  • sensor de estacionamento traseiro;
  • airbags frontais, laterais e de cortina;
  • assistente de partida em rampa (HAC); e
  • espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED.

Com central multimídia de 8″ compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o Stonic auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo. O SUV híbrido vem equipado ainda com:

  • sistema de som;
  • chave presencial;
  • volante multifuncional;
  • sensor de pressão dos pneus;
  • ar-condicionado digital automático; e
  • computador de bordo com tela digital colorida de 4,3” com indicador de fluxo de energia.

Dimensões do Kia Stonic

Apesar das dimensões compactas, com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos.

O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros (VDA).

Confira mais detalhes do Stonic em sua página no site da Kia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.