Kia Stonic: SUV híbrido que combina com economia de combustível
Com motor turbo GDI de 120 cv e sistema híbrido MHEV, o Stonic fornece assistência na aceleração e recupera energia cinética na desaceleração
Com motor turbo GDI de 120 cv e sistema híbrido MHEV, o Stonic fornece assistência na aceleração e recupera energia cinética na desaceleração
Os utilitários esportivos têm, há algum tempo, dominado o mercado automobilístico. No geral, dentre as características que marcam a categoria – altura, robustez e versatilidade -, está o alto consumo de combustível. Não no Stonic, o SUV híbrido que marca o início da eletrificação dos carros da Kia no Brasil.
Equipado com motor turbo GDI (injeção direta) de 1 litro e sistema híbrido MHEV 48V, o Kia Stonic registra, segundo dados do Inmetro, desempenho de 13,7 km/lna cidade e de 13,8 km/l na estrada. Isso sempre abastecido com gasolina.
Diferencial importante, se considerarmos que, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina aumentou mais de 70% em 2021.
VEJA TAMBÉM:
Para oferecer maior economia de combustível, o Kia Stonic desliga o propulsor a combustão por completo em situação de rodagem plana e ativa o sistema híbrido quando o veículo enfrenta uma descida. Também para economizar combustível e controlar os índices de emissões, em subidas, quando o powertrain necessita demais força, o sistema híbrido é acionado. Fora isso, quando o motorista freia, a bateria 48V do Stonic também é recarregada.
O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do sistema híbrido, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
O Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições.
Também são tecnologias de segurança presentes no SUV:
Com central multimídia de 8″ compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o Stonic auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.
Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo. O SUV híbrido vem equipado ainda com:
Apesar das dimensões compactas, com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos.
O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros (VDA).
Confira mais detalhes do Stonic em sua página no site da Kia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |