Kia Stonic economiza combustível e gera energia enquanto roda
Conheça detalhes do SUV híbrido leve que, de acordo com teste da mídia especializada, pode alcançar 22 km/l na cidade e até 25,9 km/l na estrada
Conheça detalhes do SUV híbrido leve que, de acordo com teste da mídia especializada, pode alcançar 22 km/l na cidade e até 25,9 km/l na estrada
O Kia Stonic é um híbrido leve, um dos poucos modelos disponíveis no Brasil com tecnologia MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle). Mais em conta que os híbridos completos e os elétricos, os automóveis com esse sistema reduzem os níveis de emissão de gás carbônico (CO2) e oferecem mais economia de combustível. Confira as tecnologias que possibilitam que o Kia Stonic chegue, de acordo com o Guia do Carro, ao consumo de 25,9 km/l.
VEJA TAMBÉM:
Equipado com o motor turbo GDI (injeção direta) de 1 litro e sistema híbrido MHEV 48V, o Stonic desenvolve potência combinada de 120 cavalos e torque combinado de 20,4 kgm. O conjunto está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
Segundo dados do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Kia Stonic apresenta desempenho médio de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada. Isso sempre abastecido com gasolina.
Acontece que o consumo de combustível de um híbrido leve depende de como o motorista dirige. Conduzindo de forma econômica e utilizando o modo velejar – que será apresentado a seguir – o jornalista Sérgio Quintanilha, do Guia do Carro, conquistou 25,9 km/l com o Stonic na Marginal Pinheiros durante avaliação do modelo. O especialista se manteve na média de 80km/h, com acelerações leves e poucas frenagens.
Na cidade, em percurso de 12 km com a maior parte em avenida com bom fluxo e sem semáforos, mas também com trechos de frenagem, lombada, trânsito e retomadas de velocidade, a média do SUV foi de 22 km/l.
Para oferecer maior economia de combustível, o Kia Stonic desliga o propulsor a combustão por completo em situação de rodagem plana e ativa o sistema híbrido quando o veículo enfrenta uma descida. Também para diminuir o consumo de combustível e controlar os índices de emissões, em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, o sistema híbrido é acionado.
Além disso, em desacelerações, quando o motorista freia ou em declives, o sistema híbrido passa a regenerar a energia que seria desperdiçada para recarregar a bateria 48V do Stonic.
Importante lembrar que qualquer movimento dos pedais enquanto o Stonic está no modo velejar aciona o motor do híbrido leve, ligando-o automaticamente.
Outro detalhe que reduz o consumo do Kia Stonic é a sua plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência.
Também são tecnologias presentes no SUV:
Com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes. O SUV compacto tem 2.580 mm de distância entre-eixos.
O tanque de combustível, de 45 litros, está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa.
As rodas são de liga leve aro 17” e o porta-malas tem capacidade de 325 litros (VDA).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |