Ford Ranger Raptor estreia com quase 400 cv por R$ 448.600
A picape média esportiva virá importada da Tailândia e traz capacidades para quem curte velocidade bem longe do asfalto
A picape média esportiva virá importada da Tailândia e traz capacidades para quem curte velocidade bem longe do asfalto
A Ford do Brasil foi lançando a Ranger aos poucos durante o ano de 2023. Começou pelas versões XLT e Limited, com motor V6 turbodiesel, depois vieram as versões com o motor 2.0 turbodiesel. Para encerrar com chave de ouro, a marca do oval azul lançou a esportiva Raptor.
O preço da Ford Ranger Raptor é de R$ 448.600, ela virá em versão única importada da Tailândia e sem opcionais. As opções de pintura são Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.
Essa versão está em sua segunda geração, a primeira não veio para o Brasil devido a uma questão de legislação: a primeira Ranger Raptor trazia apenas opção de motor turbodiesel. Como a suspensão focada no desempenho sacrificava um pouco da capacidade e carga, ela não atendia a nossa exigência de carregar 1 tonelada.
Com a nova geração isso foi resolvido, o motor da Ford Ranger Raptor é um V6 3.0 bitrubo a gasolina. Na calibração usada para a nossa gasolina ele rende 397 cv e 59,4 kgfm.
O câmbio automático de 10 marchas é da mesma família do usado pela irmã com motor diesel, mas não é a mesma caixa. A usada pela Raptor traz programação específica para o uso esportivo e segura as marchas no modo manual para não perder tração em curvas.
Toda essa força faz dela a caminhonete mais rápida do Brasil: acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos. A velocidade máxima fica limitada em 180 km/h, porém ela mantém esse ritmo até em estradas de terra.
O segredo para isso está na suspensão. A dianteira foi redesenhada, ganhando braços mais robustos feitos em alumínio e com curso maior. Já na traseira foram adotadas molas helicoidais e paralelogramo de Watts, que controla o movimento lateral da carroceria.
Nos dois eixos estão presentes os amortecedores da Fox Racing, com reservatório externo. Eles permitem alterar a carga e se adaptam às condições de rodagem. Devido a esse foco na performance, a capacidade de carga foi prejudicada e caiu para 736 kg.
As mudanças no chassi da Ford Ranger Raptor são tão extensas, que incluem reforços na peça, bitolas mais largas e até mesmo um reforço no suporte do estepe para ele não sair voando após um salto. A parte inferior da carroceria é protegida por chapas mais grossas, como o protetor de cárter com 2,3 m de espessura.
As rodas são de 17 polegadas, calçadas com pneus Continental Grabber 285/70 R17AT. O diâmetro total do conjunto é de 33 polegadas. As rodas tem preparação para beadlock.
Todo esse conjunto foi pensado no fora de estrada em alta velocidade, inspirado pela competição Baja 1000. Ou seja, o carro foi feito para saltar e fazer curvas longe do asfalto.
A Ford diz que rodou 1.600 km na velocidade máxima em situações extremas fora de estrada. E mesmo validada para outros mercados, também rodaram 50 mil km no Brasil para testar em nossas condições.
A nova Ford Ranger estreou um novo padrão para a cabine das picapes médias no Brasil. A Raptor adiciona mais esportividade nesse ambiente, com as costuras em laranja.
Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos e possuem apoios mais pronunciados. Além de segurar o corpo melhor em curvas, ele também traz uma almofada para ajudar a suavizar os impactos dos saltos no corpo do motorista.
O pacote de equipamentos é parecido com o da versão Limited, porém a Ranger Raptor adiciona alguns detalhes. O painel digital traz mostradores voltados para o uso esportivo, assim como os botões de ajuste do escape e dos amortecedores no volante.
O seletor de terreno agora traz novos modos: Normal, Escorregadio ,Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. O botão “R” do volante salva a predefinição favorita do motorista, para que ele não precise realizar os ajustes toda vez que for pilotar.
No teto existe um console com botões auxiliares, feitos para acionar acessórios que o proprietário instalar posteriormente. Cada botão já traz sua fiação e possui um fusível, resguardando o carro de danos causados por instalações malfeitas.
Outra mudança para as Ranger feitas na Argentina é a adoção de faróis full-LED matrix. Eles são adaptativos, acompanhando o volante em curva, ajustando a distância do facho conforme a velocidade e não ofuscam quem vai na frente ou no sentido contrário.
A preparação para correr em estradas de terra deixou a Ford Ranger ainda maior, a versão Raptor mede 2,20 m de largura sem contar os retrovisores. Isso faz dela mais larga que a irmã maior F-150 e a grandalhona Ram 3500.
O comprimento de 5,36 m, já a altura (incluindo a antena) é de 1,98 m. O entre-eixos manteve em 3,27 m. Ou seja, o motorista precisará de espaço para estacionar e poderá se tornar o maior inimigo dos motoqueiros.
As capacidades do fora de estrada justificam esse tamanho: o ângulo de ataque é de 32°, o de saída é de 27° e o central fica em 24°. O vão livre é de 27 cm. A capacidade de imersão é a maior do segmento, com 85 cm.
Essa deve ser uma das últimas prioridades de quem compra uma Ford Ranger Raptor, mas a montadora já informou o consumo de acordo com a metodologia do Inmetro. A picape faz 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, números melhores que os da Ram Rampage 2.0 turbo a gasolina.
O tanque possui 82 litros de capacidade, o que rende uma autonomia rodoviária de 836,4 km.
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