Nova Ford Transit traz bons atributos e tecnologia para o mercado de vans
A nova Ford Transit fabricada no Uruguai chega recheada de tecnologia e com promessa de baixo custo de operação para um segmento exigente
A nova Ford Transit fabricada no Uruguai chega recheada de tecnologia e com promessa de baixo custo de operação para um segmento exigente
O mercado de veículos comerciais é uma área extremamente racional e funciona de forma diferente do nosso conhecido mercado de carros de passeio. A escolha de uma van ou caminhão depende muito dos custos de operação e do que o fabricante tem a oferecer em serviço. A Ford Transit está retornando ao Brasil e traz argumentos fortes para conquistar espaço nas frotas.
O furgão da Ford já é líder de vendas na Europa e nos EUA, o fabricante se preparou para tentar repetir o sucesso na América do Sul. O investimento não foi apenas no produto como também na criação de uma divisão especializada em veículos comerciais. Você pode conhecer mais detalhes dessa operação aqui.
VEJA TAMBÉM:
A primeira incursão da Transit no Brasil foi entre 2009 e 2014, importada da Turquia, as vendas da van foram suspensas devido a alta do dólar. Para evitar a repetição desse problema, a Ford investiu em uma linha de produção dedicada na planta da Nordex, no Uruguai.
A Transit existe em diversas configurações de mecânica, tamanhos de carroceria e até de tração. Para a produção no Uruguai foi escolhida a configuração de tração traseira e nos dois maiores tamanhos.
Ambas tem o mesmo entreeixos de 3,76m, com a diferença de comprimento sendo acrescentada no balanço traseiro. A opção mais curta tem o teto médio e a mais longa traz o teto alto e rodagem dupla no eixo traseiro.
A versão furgão vidrado é a único disponível apenas com uma carroceria, a mais curta. Já as versões de carga e de passageiros são oferecidas nas duas configurações. A curta é oferecida com 14+1 ou 15+1 passageiros, a longa tem as opções 17+1 ou 18+1 passageiros.
Sob o capô está o novo motor 2.0 turbodiesel EcoBlue, que está aposentando os antigos motores Duratorq pelo mundo. Esse motor faz da Transit a van mais potente do mercado, com 170 cv e 41,3 kgfm. O cambio é manual de seis marchas.
Para render mais que os 2.2, 2.3 e 3.0 da concorrência o motor usa um turbocompressor de geometria variável. Para o lado racional o motor traz baixo nível de atrito, correia banhada a óleo de alta durabilidade e sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador para exigir menos do motor.
Pneus de baixo atrito, direção com assistência elétrica e sistema Start/Stop ajudam no consumo. O novo motor já vem pronto para atender às normas de emissões Proconve P7 e Euro 6, ele utiliza um tanque de Arla 32 com 24 litros de volume e autonomia de 9.500 km.
O painel da Ford Transit traz desenho moderno e alinhado aos carros de passeio da marca. No centro está a central multimídia Sync com tela de 8 polegadas e software projetado no Brasil focado no uso local.
Essa central traz conectividade Android Auto e Apple Car Play, comandos de voz, loja de aplicativos com Waze e pode receber atualizações online. Mas essa tela não é apenas para entretenimento e GPS, ela traz funções úteis para o motorista e a empresa.
Em caso de problemas existe o botão 0800, que aciona a assistência técnica da Ford. A Transit pode ser conectada ao aplicativo Ford Pass, que na van pode ser usado para realizar um diagnóstico. Isso agiliza o atendimento, já que não é necessário levar o veículo a uma autorizada para passar o scanner e descobrir o que aconteceu.
A Ford garante que o padrão de segurança da Transit vendida no Brasil será o mesmo do modelo europeu. Não apenas em equipamentos como também na construção: aço de alta resistência e liga de boro são usados na carroceira. Todos os assentos contam com cintos de três pontos e são reclináveis.
Um destaque que apenas a Transit oferece no Brasil são as tecnologias semiautônomas: cruise control adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistência para manter na faixa de rolagem.
O controle eletrônico de estabilidade traz sistema anticapotamento e programação para ventos cruzados. A van também conta com assistente de partida em rampa, faróis de neblina e sensor de estacionamento. Todos os itens citados são de série, a Transit não possui opcionais.
A seção dianteira da cabine é repleta de soluções para o dia-a-dia: diversos porta-copos, porta-garrafas, nichos para pranchetas e documentos, tomadas 12v e entradas USB. Na dianteira vai o motorista e mais dois passageiros, cada um com seu cinto de três pontos, apoio de cabeça e porta-copos dedicado.
Os passageiros da seção traseira tem o acesso facilitado por duas barras de apoio e um largo estribo retrátil, que é acionado com a abertura da porta lateral. Os passageiros se acomodam em bancos reclináveis.
O fechamento das fábricas da Ford no Brasil trouxe muita desconfiança do público. O fabricante parece estar de olho nessas reações, pois está oferecendo algumas garantias para tranquilizar o consumidor.
A Transit será atendida por toda a rede de concessionários da marca no Brasil, algumas delas trazendo uma equipe dedicada para a divisão de veículos comerciais. Todas as revisões tem preço tabelado e o intervalo é de 20.000 km.
Os clientes contarão com pacotes de manutenção e serviços financeiros personalizados e atendimento 24 horas. A Ford promete o menor custo de manutenção, de peças de desgaste e de peças trocadas em colisões.
No final do uso do veículo tem a preocupação com a revenda. A Ford garante em contrato a recompra do veículo. Os preços não foram divulgados, o fabricante diz que o valor será negociado diretamente com os clientes. Mas já foi confirmado que a Transit não terá opcionais, o pacote de equipamentos será fechado.
Fotos: Ford | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ford já morreu e esqueceram de enterrar.
Nem a Ford confia mais na sua imagem no Brasil.
Enquanto no mundo todo a garantia da Transit é de 5 anos aqui ela coloca só um ano para ver o que vai acontecer com a marca com o fechamento das concessionárias, a falta de peças, a desvalorização de seus carros, a imagem queimada, a falta de confiança do mercado….
Ford nunca mais !!!!!!!!!!!!