Kia Sportage MHEV é lançado a partir de R$ 224.990
A Kia lançou oficialmente o novo Sportage no Brasil, que vem com sistema híbrido leve de 48 volts para ajudar no consumo
A Kia lançou oficialmente o novo Sportage no Brasil, que vem com sistema híbrido leve de 48 volts para ajudar no consumo
A estratégia da Kia de eletrificar sua linha no Brasil continua. A quinta geração do Sportage chega trazendo um sistema híbrido leve de 48 volts similar ao usado pelo Stonic.
O SUV médio vem importado da Europa, nas versões EX e EX Prestige, ambas equipadas com o motor 1.6 turbo Smartstream de 180 cv e 27 kgfm. Por vir da Eslováquia, o Kia Sportage paga mais tributos que os rivais feitos no Mercosul e México.
Kia Sportage EX | R$ 224.990 |
---|---|
Kia Sportage EX Prestige | R$ 259.990 |
VEJA TAMBÉM:
Ser de especificação europeia também significa que o Sportage vendido por aqui é mais curto que o modelo vendido na América do Norte e Coreia do Sul. São 4,51 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,68 m de entre-eixos. O volume do porta-malas surpreende: 562 litros usando a metodologia VDA.
O conjunto híbrido leve ajuda a reduzir o consumo do veículo sem impactar tanto no preço ou adicionar complexidade como ocorre num híbrido tradicional (como o do Toyota Corolla Cross) ou num híbrido plug-in (como o Jeep Compass 4XE).
Porém ainda existe uma melhoria no consumo, principalmente no urbano: 11,5 km/l. No ciclo rodoviário é de 12,1 km/l. Os números são com gasolina, o novo Sportage não é flex.
Todo Kia Sportage da quinta geração vendido no Brasil terá o sistema híbrido leve, que engloba funções como o sistema start-stop e o modo “velejar”, que desliga o motor a combustão onde é possível aproveitar a energia cinética do carro.
O câmbio é sempre o automático de dupla embreagem com sete velocidades, que envia a força do motor para as rodas dianteiras. O pacote ADAS também é comum entre as duas versões, incluindo alerta de fadiga, alerta de ponto-cego, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem autônoma de emergência.
A versão EX traz ar-condicionado automático de duas zonas com ionizador, aquecimento nos bancos dianteiros, revestimento em tecido, bancos traseiros tripartidos, volante revestido em couro e aquecido, freio de estacionamento eletrônico, faróis full-LED, central multimídia com tela de 8 polegadas e cruise control convencional.
A versão EX Prestige acrescenta faróis de neblina em LED, bancos dianteiros ventilados, revestimento em couro natural, porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio, câmbio com seletor rotativo, painel de instrumentos digital configurável, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, cruise control adaptativo e câmeras de 360º.
Para diferenciar as versões basta notar as rodas, que são de 18 polegadas na EX e de 19 polegadas na EX Prestige. Outra forma de diferenciar as versões do Kia Sportage é pelos detalhes do acabamento exterior em plástico texturizado na mais simples e preto brilhante na topo de linha.
Fotos: Kia | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |