Peugeot lança Partner Rapid, mas pode chamar de Fiorino
A Peugeot mantém sua linha de veículos comerciais forte com o lançamento do Partner Rapid, furgão compacto que é basicamente um Fiat Fiorino
A Peugeot mantém sua linha de veículos comerciais forte com o lançamento do Partner Rapid, furgão compacto que é basicamente um Fiat Fiorino
O mercado de furgões está aquecido no Brasil graças ao aumento das vendas online e a concorrência entre transportadoras. No segmento de furgões compactos, também conhecidos como Veículos Utilitários Leves (VUL), o Fiat Fiorino liderou e a Peugeot participava com o Partner. Esse último ganhou um sucessor e o sobrenome Rapid.
Versão | Preço |
---|---|
Peugeot Partner Rapid Business | R$ 101.390 |
Peugeot Partner Rapid Business Pack | R$ 106.090 |
Esse modelo é o primeiro lançamento do grupo Stellantis onde a FCA e a PSA compartilham algo. E nesse caso, praticamente tudo foi compartilhado. O Peugeot Partner Rapid é literalmente um Fiorino com outros emblemas. As diferenças estão na grade, na adoção de calotas e no aplique plástico na lateral que traz o nome “Rapid”.
VEJA TAMBÉM:
Para o público geral pode não fazer sentido o mesmo carro ser vendido por dois fabricantes, mas isso é uma prática comum no setor comercial. Com o Partner Rapid a Peugeot pode manter os clientes do Partner antigo e oferecer condições especiais para os clientes dos modelos maiores Boxer e Expert.
Ao contrario do Fiorino, que vem em versão único e com pacote de equipamentos fechado, o Partner Rapid é oferecido em dois modelos: Business e Business Pack. O preço parte em R$ 101.390, R$ 4.700 mais barato que o valor do irmão vendido pela Fiat.
Esse valor menor também implica em menos equipamentos, o Partner Rapid Business traz apenas controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, calotas, faróis de neblina, preparação para som, computador de bordo e iluminação no baú de cargas. Ar-condicionado, direção hidráulica e até a regulagem de altura do volante não estão disponíveis na versão de entrada.
A Business Pack, que custa os mesmos R$ R$ 106.090 do Fiorino, traz de fábrica o ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do volante, alarme, vidros e travas elétricas, regulagem de altura no banco do motorista, protetor de cárter, chave canivete com telecomando e padronagem diferente nos bancos.
Sob o capô está um velho conhecido do brasileiro, o motor 1.4 Fire da Fiat. Esse propulsor foi atualizado para atender as novas normas de emissões Proconve L7. Agora ele produz 86 cv com etanol e 84 cv com gasolina, o torque é de 12,2 kgfm e 11,8 kgfm respectivamente.
O cambio manual de cinco marchas do Fiorino recebeu relações mais curtas na segunda e terceira marcha, enquanto a quinta foi alongada. O modelo com emblemas da Peugeot possui as mesmas relações. Essas mudanças são para compensar o torque menor do motor após a atualização.
O compartimento de carga traz volume de 3,3 m³, iluminação, proteções nas laterais e assoalho, portas que abrem 180° e capacidade para 650 kg. A suspensão traseira utiliza eixo rígido com molas parabólicas, bastante diferente do arranjo independente com braços semi-arrastados e com barra de torção como elemento elástico utilizado no Partner antigo.
Como esse é um veículo voltado para o trabalho, os mimos dos carros de passeio dão lugar a usabilidade. O Partner Rapid traz diversos porta-objetos para itens que são utilizados na rotina de entregas, totalizando 18,5 litros de volume.
Duas soluções nos painéis de porta se destacam no modelo: a primeira é um nicho feito para colocar uma máquina de cartão. A outra são os porta-garrafas duplos em cada porta.
A escolha do sobrenome Rapid não foi por acaso. O Fiat Fiorino já era feito em Betim para exportação, em alguns mercado da América Latina ele é vendido pela Ram com o nome ProMaster Rapid. O aplique plástico lateral com o nome Rapid e as calotas do novo Partner vieram dessa versão de exportação.
Fotos: Peugeot | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não entendo porque são mais caros que as versões tipo automóvel.