Líder Fiat Strada quase ‘zera’ teste do Latin NCAP
Latin NCAP divulgou os resultados do crash teste da Fiat Strada e o carro mais vendido do mercado brasileiro foi avaliado com nota mínima
Latin NCAP divulgou os resultados do crash teste da Fiat Strada e o carro mais vendido do mercado brasileiro foi avaliado com nota mínima
O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar as seguranças dos veículos da América Latina, divulgou hoje os resultados do crash test da picape Fiat Strada, que recebeu nota mínima na avaliação tanto nas versões cabine dupla e simples.
A versão de cabine simples, além dos airbags, traz controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série e alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em crianças, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.
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A Fiat Strada cabine dupla, por sua vez, possui possui dois airbags frontais e dois laterais – estes de cabeça e tórax – e também possui o ESC de série. Esse modelo obteve 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.
De acordo com o Latin Ncap o impacto frontal mostrou uma estrutura instável. No teste lateral de poste, os airbags laterais da versão cabine dupla foram acionados de forma incorreta e tinham seu tamanho reduzido, o que resultou em medições diferentes de proteção na cabeça e no tórax.
Ainda segundo o instituto, essa diferença pode resultar em uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida e isso, consequentemente, influenciou no resultado ruim.
A proteção contra chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, por outro lado foi considerada pobre para o assento da versão de cabine simples. O resultado, inclusive, surpreendeu, visto que o assento das versões da Fiat Strada mostraram resultados diferentes, quando deveriam ser iguais.
Por último, a proteção a crianças na Fiat Strada foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização i-Size, pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido, quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante, e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.
Em nota, a Stellantis afirmou o compromisso com a segurança nos veículos e garante que seus modelos atendem as normas vigentes.
A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”
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Uma vergonha, FIAT!!!! Ia comprar uma… Mas vou optar pela Montana, que tem a estrutura GEM da atual Tracker, a qual obteve 5 estrelas no último crash teste. Segurança veicular é importante, sim.
Quantos ainda terão que morrer para que a indústria automobilística brasileira siga padrões internacionais de segurança veicular,? Afinal, nem os ditos SUVs passam com nota máxima na NCAP. Como sempre, o pobre que se exploda e ande de carinho de mão, pois jamais, em momento algum poderà dirigir com segurança. Obs. Infelizmente nossoa Jornalistas parece que só andam de ferraris, pois so publicam materias de carrões. Triste pais tupiniquin.
Só que, infelizmente, todas as regulamentações vigentes aqui nas terras tupiniquins não atendem ao mínimo do requerido por qualquer ser humano. Ou será que os mais ricos são mais humanos que os pobres?
A maioria dos brasileiros não se importa com segurança veicular …