Latin NCAP esconde suas aberrações sob a bandeira da segurança
Jornalista argentino também desconfia dos critérios estabelecidos pelo Sr. Furas, secretario da entidade que afere segurança veicular
Jornalista argentino também desconfia dos critérios estabelecidos pelo Sr. Furas, secretario da entidade que afere segurança veicular
Eu não acredito nos resultados dos testes feitos Latin NCAP para aferir o nível de proteção aos ocupantes dos automóveis comercializados no Brasil. Seus critérios são nebulosos, mal explicados e a entidade uruguaia se contradiz em suas próprias avaliações. E descobri a companhia de um jornalista argentino que também questiona a seriedade de seu comportamento.
A gota d’água que fez entornar o balde foi o crash-test – em julho deste ano – de um Jeep Renegade (resto de estoque) encontrado numa loja do Panamá. Um modelo que, quando lançado em 2015, recebeu cinco estrelas do Latin NCAP. Enquanto o novo Renegade, fabricado desde 2022, tem seis airbags, o testado tinha apenas dois. Natural o péssimo resultado: perdeu quatro das cinco estrelas que ganhara.
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Obvio que o Latin NCAP não trata com imparcialidade todas as fábricas presentes na região. A versão original do VW Virtus produzida no Brasil recebeu cinco estrelas da entidade uruguaia. Depois, testou uma nova versão fabricada na India, também aprovada.
E a produzida no Brasil? Neste caso, os uruguaios não acharam necessário realizar testes, mas apenas uma “auditoria” para comprovar que o carro brasileiro recebera as mesmas alterações introduzidas na India, como se todos os componentes do carro indiano fossem idênticos aos nossos…
Recebo uma saraivada de críticas cada vez que questiono o Latin NCAP. Há que diga que “ruim com ela, pior sem ela”. A imprensa brasileira pouco se preocupa com seus mal explicados critérios e publica sem questionar seus resultados muitas vezes enganosos e tendenciosos.
Mas apareceu outro jornalista que estranhou o procedimento do Latin NCAP, o argentino Martin Simacourbe (AutoWeb) que também faz duras críticas aos uruguaios. Ele analisou os modelos testados pela entidade uruguaia desde que se instalou (2010) e afirma que ela não trata as marcas igualmente. Diz que, por exemplo, em cinco anos (2013 a 2017), foram testados 10 modelos da GM, “um volume que não se repetiu em nenhuma outra montadora. E que oito deles receberam zero estrela, um ficou com 3 e outro com 4”.
A partir de 2018, o jornalista percebeu que a GM “quis limpar sua imagem depois de tantos resultados ruins” e decidiu então “bancar” (pagar) os testes de oito novos modelos que receberam um pilha de estrelas, verdadeira “constelação” dos uruguaios. E que sequer criticaram o Chevrolet Aveo vendido no Mexico somente com dois air bags e sem ESP.
O jornalista argentino estranha também a súbita mudança de critério do Latin NCAP: “Recentemente um Chevrolet Tracker recebeu cinco estrelas mesmo apesar de um incêndio durante os testes, o que jamais teria sido perdoado em outro modelo”. (O sistema pirotécnico de disparo do cinto provocou um incêndio no interior do carro, segundo a própria entidade).
Martin ressalta que a nova vítima dos uruguaios é a Stellantis e suas suspeitas se confirmaram há alguns meses, a partir do teste estapafúrdio com o Jeep Renegade encontrado do Panamá. Ele aponta objetivamente que “a régua não é a mesma para todas”, pois os uruguaios acusaram a Jeep de anunciar um teste realizado há mais de cinco anos mas “se esqueceu” de que a Volkswagen fez o mesmo com o Virtus na Colombia.
Continua afirmando que “o Latin NCAP parece fazer vista grossa com a VW, com quem ‘se dá muito bem’ desde que surgiu a entidade”. E lembra que anunciou as cinco estrelas do novo Virtus produzido na India, logo confirmado com uma unidade brasileira, enquanto na Argentina e em outros países se vendia o modelo anterior, sem nenhuma explicação.
Não perdoou também a absoluta falta de critério da entidade ao jogar um antigo Peugeot Partner Patagonico (de três gerações atrás) contra um Peugeot Rifter (não vendido na Argentina), de projeto novo. “Oxalá, (diz ele) sejam tão exigentes com a nova VW Amarok”.
Martin Simacourbe encerra sua excelente matéria afirmando que “há tempos tenho a sensação de que o LatinNCAP denuncia quem tem vontade de denunciar (motivado sabe-se lá porquê) e não pela realidade dos fatos. Eles devem ter suas razões para este procedimento. Mas eu tenho as minhas para pensar que nem tudo é tão altruísta como nos vendem”.
Para fechar o ano com “chave de ouro”: no último teste divulgado em 2023, ela conferiu apenas 2 estrelas ao Fiat Pulse. Mas ela se confunde ao explicar o critério, pois declara “boa proteção” na maioria dos itens considerados nos testes de impacto. Ou seja, o carro foi aprovado no crash-test mas perdeu pontos em critérios subjetivos, como o do dispositivo ADAS.
A fábrica, consultada, acusa a entidade uruguaia de testar um modelo não mais produzido, mais ou menos como no caso do Renegade. Informou à Latin NCAP já estar fabricando uma versão mais completa em termos de segurança, mas os uruguaios exigiram mais uma vez – como no caso do Renegade – que a Stellantis patrocinasse o teste (pela bagatela de 500 mil euros) se tivesse interesse em que fosse testado o novo modelo.
Aliás, para que um carro da Volkswagen, no dia de seu lançamento à imprensa, já tivesse sido contemplado com cinco estrelas pelo Sr. Furas, só mesmo com um teste “patrocinado” pela fábrica. Pois o modelo obviamente ainda não estava disponível nas concessionárias. Fosse minimamente ético, o Latin NCAP faria constar em seu site se o teste foi realizado às expensas do fabricante ou dela própria.
Por essas e por várias outras, avalizo integralmente as desconfianças de Martin Simacourbe em relação ao Latin NCAP pois seus critérios são cada vez mais duvidosos e nem sempre a segurança é prioridade para seu Secretário Geral, sr. Alejandro Furas.
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Polo, Virtus e T-Cross receberam 5 estrelas e apresentaram problemas de trincas no eixo traseiro. Será que dá pra confiar mesmo nesses testes?
Os modelos da VW vão super bem no Latin NCAP. Porque será? Uns anos atrás ouvia-se falar em trincas no eixo traseiro em modelos como Polo, Virtus e T-Cross. Como esses modelos receberam 5 estrelas e apresentaram defeitos desse tipo?
Parabéns BORIS !!! Vc e o Jornalista Jorge Augusto do Canal CompreCarTV são os unicos que criticam aqui no Brasil, converse com ele tb! Eu percebi a corrupção as claras do LatinNCAP no dia em que o Renegade tirou as “apenas 2 estrelas” e no dia seguinte o Nivus foi anunciado pela imprensa com “5 estrelas” na versão mais completa !!! Eu NUNCA gostei da VW, carros mal acabados q fazem muito barulho com suspensão dura e ríspida com defeitos mil no motores turbo e ninguem DIZ NADA praticamente, só passando pano, cheguei a ver 3 VWs com motores abertos em oficina de esquina do Leblon em 2021, os mecanicos disseram que os donos deixaram la pra tentar consertar pois na CSS era muito caro pra consertar, e ninguem diz NADA, tudo contra a Stellantis apenas que é a que mais cresce e investe no Brasil. Estranhamete a GM começou a tirar 5 estrelas com seus carros de “plataforma vinda da China” mas os carros da GM são Péssimos atualmente da linha Onix e Tracker super criticados no Uber pois batem tudo tb e dão muitos defeitos e ninguem diz nada, continuam entre os mais vendidos, então tem sim poucos jornalustas como vc q vêem a verdade, principalmente contra a NCAP com seus testes vendidos. A propria Toyota enviou carro forjado preparado pra um NCAP acho que na Tailandia ou Europa e tirou 5 estrelas, um Yaris modificiado com estrutura reforçada que não é vendido oficialmente, um funcionario da Toyota acusou a fraude q estava acontecendo, o presidente da Toyota admitiu o erro e pediu desculpas e ficou por isso mesmo, saiu isto na imprensa, imagina se fosse da Stellantis o pessoal aqui tava matando a pau!!! Não que a Stellantis seja Santa mas estão caindo em cima dela aqui no Brasil pois estão dominando. Abs
Stellantis deve patrocinar o mais em conta…
Sr Boris, a dúvida de minha parte, vem mais do sr ao fazer essa matéria, do que do Latin-NCAP. Foi feito um teste no Pulse, o carro tomou 2 estrelas, daí vem a Fiat com conversa mole que já corrigiu os problemas apontados, e o sr ainda tem a coragem de passar pano? Hora hora, como fica quem comprou essas unidades com desempenho pior? E por que só agora a Fiat vem se pronunciar? Acho que o sr é quem está recebendo algum benefício pra fazer essa matéria por demais incoerente.
A matéria carece de uma tradução fidedigna. Da forma apresentada é uma confusão de ideias. Papo de maluco.
Foi exatamente o que pensei, chega a ser difícil de entender o que está querendo se dizer.
Melhor ter ncap que nada. Se deixar só na mão da montadora e do governo, tudo seria nota ZERO.
Esta dificil de acreditar em alguem , tudo vendido
Até que enfim mais pessoas estão levantando questionamentos sobre as atitudes da LATIN-NCAP e as perseguições com a Stellantis.
Essa pseudo-entidade precisa ser investigada afinal de contas estamos falando de avaliações que deveriam ser sérias e transmitir credibilidade, entretanto, diante da postura que vem sendo adotada, parece mais uma pseudo-entidade que só aprova quem pagar propina ou subornar.
Ou seja, será que os carros receberam 5 estrelas realmente deveriam ter recebido? Ou será que tiraram 0, 1 ou 2 e, devido à propina, receberam as 5 estrelas?
O fato mais plausível é que, devido a Compliance, a Stellantis não aceita isso, não paga e vem sendo perseguida.
Investigação já no LATIN-NCAP!