Limpeza do carro elétrico: modelos a bateria podem ser lavados como os a combustão?
Eletricidade e água são duas coisas que não combinam e, por isso, a duvida "pode lavar o carro elétrico" aparece com frequência. Será que pode?
Eletricidade e água são duas coisas que não combinam e, por isso, a duvida "pode lavar o carro elétrico" aparece com frequência. Será que pode?
Lavar o carro, seja ele elétrico ou a combustão, é importantíssimo por diversos fatores. Essa higienização ajuda na parte estética, já que evita que a sujeira penetre de forma mais profundas nos materiais – sejam os bancos, ou a própria lataria por exemplo -, manchas na carroceria, além de ajudar também na saúde e no bem estar, já que impede o mau cheiro e a proliferação de doenças dentro da cabine.
O brasileiro, de modo geral, gosta bastante do seu automóvel e sempre quer vê-lo no melhor estado possível. Por isso, muitos gostam de botar a mão na massa e lavá-lo por conta própria – o que é muito bom.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, com a popularização dos carros elétricos muitos têm ficados com dúvidas se, devido a presença das baterias, é conveniente jogar água no modelo.
De antemão já te confirmamos que sim, você não só pode, como deve lavar o seu carro elétrico. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao realizar essa prática, e o AutoPapo vai te ajudar a fazer isso de uma forma segura.
As baterias são um componente extremamente caro em um carro elétrico, e danificá-las pode significar uma perda total no seu veículo. Sabendo disso, e que eletricidade e água não se dão muito bem, muita gente fica com receio de lavar o seu modelo zero emissões.
No entanto, não há muito com o que se preocupar, já que o processo de limpeza é praticamente o mesmo, e a parte externa pode ter contato com a água. A cabine, motor, baterias e os sistemas elétricos são totalmente selados, permitindo que o veículo tenha algum contato com a água. Do contrário, ele não poderia rodar em dias chuvosos, por exemplo.
Caso o dono esteja em um dia corrido, e queira dar um trato apenas na lataria do carro elétrico, ele pode levá-lo para lavar naqueles lava a jatos que fazem o uso dos rolos – que deixam o carro completamente encharcado – sem problemas.
Contudo, nesse cenário a Istobal, empresa especializada em lavagem e tratamento para automóveis, faz uma recomendação para os elétricos e os híbridos.
Com essa propulsão, é preciso que o automóvel esteja na posição N (neutro), para que as rodas não fiquem travadas e avance pelo túnel de lavagem.
Essa é uma dúvida que surge tanto em veículos elétricos quanto a combustão. Afinal, pode – ou deve – lavar o motor? E a resposta é não!
O jato de água direto por comprometer, em qualquer uma das propulsões, alguns componentes eletrônicos e danificar a central eletrônica, por exemplo.
No caso do elétrico a situação pode ser um pouco mais grave. Além da formação do zinabre – devido ao aumento da umidade -, é possível que alguns outros componentes sejam afetados pela água e causem algum dano no carro elétrico.
Além disso, por mais vedado selados que sejam os sistemas elétricos, não vale a pena jogar um jato de água debaixo do capô, já que o dano pode ser caríssimo e irreparável.
Por isso, caso a sujeira no motor realmente lhe incomode, utilize apenas um pano úmido para limpar as partes empoeiradas. Outro alerta vale para os que gostam de limpar o assoalho.
Muitos carros elétricos têm sua bateria alocada na parte de baixo e, por isso, lavar essa região diretamente com um jato pode ser problema. Se possível, nem se preocupe em limpar essa parte.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Cada um lava o carro como quiser. Isso não me preocupa. O que ninguém falou até agora é: se numa rua cheia de carros elétricos e também alguns não elétricos, ocorrer uma chuva cheia de raios, em quais carros atrairão os raios? Lembrando: o Brasil é o país onde estatisticamente mais caem raios.