Chinês em Betim? Leapmotor pode ter fabricação no Brasil
Chefão da Stellantis para América do Sul deixa claro que ganho de volume da Leapmotor dependerá da "localização" da marca
Chefão da Stellantis para América do Sul deixa claro que ganho de volume da Leapmotor dependerá da "localização" da marca
O CEO da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, deu detalhes sobre a chegada da Leapmotor no Brasil. A marca chinesa faz parte do grupo e será o braço puramente elétrico do grupo no país.
VEJA TAMBÉM:
Segundo o executivo, os primeiros modelos virão importados da China, no entanto, se a marca quiser ganhar volume terá que se “localizar”. Ou seja, terá que ter produção local se quiser ser protagonista no Brasil e no restante da América Latina.
No entanto, trata-se de um processo de médio e longo prazo. O executivo foi questionado onde poderiam ser produzidos os modelos chineses, se poderiam ser montados em Betim, Porto Real ou Goiana, ou até mesmo uma nova planta.
As suposições surgiram após o executivo confirmar novos 1.500 postos de trabalho para as unidades de Betim e Porto Real (RJ). “Betim é uma planta que hoje está trabalhando em capacidade máxima, com apenas algumas áreas com dois turnos. É uma planta que trabalha a todo vapor, o que nos levou a fazer novas contratações”, comentou o CEO que também pontuou que os 16 mil colaboradores da planta mineira correspondem a 50% de toda força de trabalho da América Latina.
No entanto, o executivo se esquivou de responder sobre os planos futuros para o emblema asiático.
O primeiro modelo que será lançado no país, será o C10. A Stellantis não bateu o martelo, mas a silhueta do modelo apareceu na apresentação do chefão e também ilustra o site da marca no Brasil.
Trata-se de um SUV de porte médio, com quase 4,80 m de comprimento e outros 2,80 m de distância entre-eixos. Para se ter uma ideia, suas medidas são superiores ao Jeep Compass.
O SUV conta com motor único de 220 cv e 32,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 69 kWh, que promete autonomia de 420 km no ciclo europeu WLTP. Por aqui, deverá ser declarado pelo Inmetro por volta de 300 a 330 km, já que o instituto utiliza uma metodologia menos otimista.
A Stellantis ainda não deu detalhes de quando a Leapmotor iniciará suas operações no Brasil. É esperado que o lançamento da marca ocorra ainda no primeiro semestre.
No entanto, durante a coletiva de imprensa, o executivo foi muito solicitado a responder informações sobre o selo chinês. Cappellano adiantou que em abril terá um evento para tratar de Leapmotor. Ou seja, é a possível data de estreia da marca no país.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |