SUV chinês da Stellantis conta com versão equipada com sistema ultra-híbrido e preço de utilitário médio a combustão
A Stellantis finalmente iniciou as operações da Leapmotor no Brasil. A marcha chinesa associada ao grupo que controla marcas como Fiat, Ram, Jeep, Peugeot e Citroën, tinha anunciado que traria para o Brasil os modelos B10 e C10. A grande novidade é a estreia da tecnologia de autonomia estendida REEV, que equipa o modelo topo de linha.
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O Leap C10 é um SUV elétrico, mas com duas opções de motorização. A versão convencional conta com motor elétrico de 218 cv e 32,6 kgfm de torque, com tração traseira, alimentado por baterias de 69,9 kWh e autonomia de 338 km, segundo o padrão do Inmetro.
Já a versão REEV, ou ultra-híbrida, conta com o auxílio de um motor 1.5 de 85 cv que atua como gerador de carga. Esse motor conta com tanque de 50 litros de gasolina que expande a autonomia do SUV 950 km, pelo modo WLTP. Ainda falta uma metodologia do Inmetro para calcular o modelo de propulsão.

No caso do C10 ultra-híbrido as baterias são menores, de 28,4 kWh, semelhante aos dos modelos híbridos plug-in, que precisam dividir o espaço do assoalho com o tanque de combustível. As células entregam cerca de 130 km de autonomia.
E é nesse momento que o motor a gasolina entra em ação. Ele funciona como gerador, uma usina termoelétrica, que alimenta o sistema elétrico.
Para isso há quatro modos de condução que oferecem o uso mais eficiente. Para uso urbano, o modo EV+ privilegia o uso das baterias. O motor a combustão só entra em ação quando a carga chega em nível mínimo de segurança, próximo dos 15%.
Na outra ponta há o como combustão, pensado para longos trechos rodoviários. Nesse caso o motor a gasolina permanece em funcionamento constante para manter eletricidade para o sistema elétrico, uma vez que na estrada o consumo de eletricidade aumenta para manter a aceleração elevada.

O motor 1.5 opera em diferentes faixas de rotação para entregar carga para o sistema e manter a bateria com carga estável para quando faltar gasolina ainda restar a carga da bateria. Outra função do modo combustão é seu uso em baixas temperaturas. Em temperaturas baixas há dissipação da carga, que é um fenômeno natural.
Quem já dirigiu um elétrico ou híbrido em temperaturas muito baixas já se espantou com a perda de autonomia. Nesse caso, com o motor a gasolina operando há também um processo de nivelamento da temperatura de todo conjunto, que se mantém na condição ideal de uso.
O sistema de recarga aceita conectores Type 2 e CCS2, com potências de até 6,6 kW em corrente alternada (AC) e 65 kW em corrente contínua (DC). A recarga rápida de 30% a 80% pode ser feita em apenas 18 minutos no modo DC.
O Leapmotor C10 tem o clássico estilo chinês de design, com linhas suaves e pouca expressividade. A marca defende que se trata de um estilo minimalista, sem excessos.

É um carro elegante, mas que não foge ao estilo de outros modelos cantoneses como Geely EX5 e por aí vai. Mas não se pode exigir uma tradição de design de uma marca que só existe há 10 anos e já fabrica mais de 1 milhão de carros por ano.
A ideia minimalista é repetida no interior do carro, que tem painel limpo, com grande multimídia em destaque. Não há botões. A única tecla física é o pisca-alerta que foi posicionado no teto, próximo às luzes de bordo.
O Leapmotor C10 é um carro sofisticado, com direito a itens como chave do tipo cartão NFC, climatização digital, monitor multimídia de 14,6 polegadas (que agrega todas as funções do carro, desde a climatização, passando para o ajuste dos retrovisores).

O modelo ainda oferece assistente de condução (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, permanência em faixa, detector de pedestres, projeção de veículos no quadro de instrumentos, frenagem emergencial, dentre outros recursos que auxiliam no trânsito.
O SUV ainda oferece bancos revestidos em couro, com ajuste elétrico para motorista e passageiro, teto solar panorâmico. Ele oferece ainda sistema de áudio com 12 alto-falantes e sistema 7.1 que oferece excelente qualidade de áudio.
O Leapmotor C10 tem medidas generosas, com porte de SUV grande, que garante muito espaço interno para cinco ocupantes.
A altura mínima do solo é de 180 mm, com ângulos de entrada de 17° e saída de 23°.
Junto da apresentação do o C10, a Leapmotor também revelou o B10. Este SUV tem porte semelhante ao do primo Jeep Compass, com cerca de 4,5 m de comprimento.

Oferecido apenas como elétrico “convencional”, o modelo é equipado com motor de 218 cv e 24,5 kgfm de torque, montado no eixo traseiro. A unidade é alimentada por bateria de 56,2 kWh. A autonomia pelo padrão do Inmetro não foi revelada, mas no modo WLTP são 361 km.
A marca define como rivais, modelos como BYD Yuan Plus, Omoda ES e GAC Aion Y. Mas na conta deve ser adicionado o Geely EX5. Para isso aposta em um preço agressivo entre R$ 170 mil e R$ 190 mil, que será definido em janeiro, quando o modelo estreia no mercado.
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Pra esse ultra hibrido ficar perfeito, só falta que o motor/gerador seja flex aqui para o Brasil.