Lexus LBX: conheça o Toyota Yaris Cross para o europeu rico
SUV compacto utiliza mesmo conjunto híbrido do Yaris Cross vendido no Velho Mundo, mas requinte de carro de luxo
SUV compacto utiliza mesmo conjunto híbrido do Yaris Cross vendido no Velho Mundo, mas requinte de carro de luxo
Quando a Lexus entrou no mercado, em 1989, sua proposta era entregar transformar um mundano Toyota em Mercedes-Benz. A aposta deu certo e a marca se tornou a divisão de luxo da japonesa.
VEJA TAMBÉM:
Hoje, 34 anos depois, a Lexus já fez supercarros, sedãs, cupês, SUVs imensos e agora entra no mercado de utilitários compactos. Ela acaba de apresentar o LBX.
O modelo nada mais é que um Yaris Cross com roupa de grife. Os dois compartilham a versão GA-B da plataforma global TGNA. As medidas são praticamente as mesmas.
O LBX tem 4,19 m de comprimento, contra 4,18 m do jipinho da Toyota. A distância entre eixos também é quase idêntica: 2,58 m para o Lexus e 2,56 m para o Yaris Cross.
O conjunto motor também é igual. O LBX utiliza motorização híbrida, que combina unidade 1.5 três cilindros e módulo elétrico. A potência é de 130 cv e o torque de 18,5 kgfm.
Segundo a Lexus, o consumo de gasolina gira em torno de 22,7 km/l. O jipinho japonês tem opções com tração dianteira ou integral.
Mas as semelhanças param por aí. O LBX tem estilo próprio que recorre à característica grade trapezoidal da marca. Os faróis são afilados e a traseira é elevada devido à linha de cintura ascendente e posição das lanternas.
Mas é por dentro que a história muda e entendemos porque há um abismo entre um Toyota e um Lexus. O acabamento é primoroso, com uso de couro nos painéis das portas, painel, console central e claro, nos bancos e volante.
O SUV oferece quadro de instrumentos digital, multimídia, climatização digital, assistentes de condução e tudo mais que se espera de um modelo da marca. O sistema de áudio high-end é fornecido pela Mark Levinson.
A Lexus ainda oferece para o modelo seu serviço de personalização Lexus Bespoke Build, que permite que o cliente escolha itens exclusivos de acabamento.
Fabricado na planta de Iwate, no Japão, o destino do Lexus LBX é o mesmo do Yaris Cross: a Europa. O modelo chega no início de 2024 no Velho Mundo, onde SUVs compactos (B SUV) figuram na faixa quente do mercado. No Reino Unido, o preço inicial é de 30 mil libras (R$ 186 mil, em uma conversão direta).
Será que faria sucesso por aqui?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |