Licenciamento MT 2025: Detran divulga datas, valor e como emitir CRLV

Primeiros prazos para o pagamento da taxa de renovação anual vencem em 31 de março ; veja como pagar de forma presencial ou online

licenciamento 03
Circular com o CRLV vencido é infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 11/03/2025 às 13h00

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento que deve sempre estar em posse do condutor e precisa ser renovado para a regularização do veículo. Para isso, é necessário quitar todos os débitos, incluindo a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), por isso o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran – MT) já divulgou as datas e os valores para atualização do licenciamento MT.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

As cobranças da taxa começam no mês de março e terminam em outubro deste ano. Após o pagamento da TRLAV, cujo valor é de R$ 140, o condutor pode emitir o CRLV online que ficará disponível em até 24 horas.

VEJA TAMBÉM:

Calendário de pagamento licenciamento MT 2025

Final de placa Prazo
1, 2 e 3 31 de março
4 30 de abril
5 31 de maio
6 30 de junho
7 31 de julho
8 31 de agosto
9 30 de setembro
0 31 de outubro

Como quitar o licenciamento MT 2025 e emitir o CRLV

O procedimento para pagamento do licenciamento e emissão do documento é exclusivamente online e pode ser feito por meio dos seguintes canais:

  • Página inicial do site do Detran-MT;
  • Aplicativo MT Cidadão (Governo do Estado);
  • Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Governo Federal.

Passo a passo para pagamento por meio do site do Detran MT:

  1. Acessar o site do Detran e clicar na opção “Consulte Seu Veículo”;
  2. Informar a placa do veículo e número do Renavam;
  3. Gerar a taxa de Licenciamento Anual;
  4. Efetuar o pagamento de todos os débitos e aguardar a arrecadação. O CRLV-e estará disponível no site do Detran e/ou aplicativo MT Cidadão em até 24 horas.

O CRLV-e será emitido apenas quando todos os débitos do veículo, relativos ao licenciamento, seguro DPVAT (até o ano de 2020), IPVA e multas de trânsito, forem quitados. O condutor que tiver optado pelo parcelamento do IPVA pode emitir o licenciamento, desde que não tenha parcelas do imposto em atraso.

Fique atento, pois talvez você não possa emitir o licenciamento MT 2025

Os proprietários de veículos com GNV deverão realizar Inspeção junto ao INMETRO para obtenção do Laudo CSV periódico e assim emitir o CRLV. Já veículos com restrições administrativas com motivo para bloqueio do licenciamento (judiciais ou RENAJUD) deverão providenciar a regularização para geração do licenciamento.

Também é preciso ficar atento quanto às restrições de ordem administrativa ou jurídica. Alerta de roubo, bloqueio determinado pela Justiça, pendência na comunicação de venda e inclusão de gravame pendente em caso de veículos financiados, são bons exemplos, uma vez que essas situações impedem a regularização do veículo.

Outro fator que bloqueia o licenciamento é quando o veículo tem informativo de recall ativo e não tenha realizado, dentro de um ano, a substituição da peça ou a manutenção indicada pela fabricante. Esse impedimento foi trazido entre as mudanças da Lei Federal 14.071/2020 e está valendo desde abril de 2021.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário