Limusine presidencial de Bill Clinton está a venda

Esse Cadillac Fleetwood Brougham 1996 foi usado pelo presidente dos EUA até 2001, agora ele está para ser arrematado em um leilão

Limusine presidencial eua cadillac fleetwood brougham 1996 preto frente parado
É muito difícil ver um carro desses fora dos acervos oficiais do governo (Fotos: Mecum | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/01/2025 às 09h00

A limusine que leva o presidente dos EUA é um assunto sério. A cada mandato novo o chefe de estado recebe um carro feito sob medida e com blindagem pesada. Desde os anos 90 que o carro é feito pela General Motores e leva o emblema da Cadillac na dianteira.

A casa de leilões Mecum anunciou uma dessas limusines, a de 1996 que serviu ao Bill Clinton. O carro é uma das três unidades que foram feitas para essa gestão e foi o último a ser feito na plataforma de um sedã de produção — os mais atuais usam chassi de caminhão.

VEJA TAMBÉM:

O ponto de partida para essa limusine presidencial foi o Cadillac Fleetwood Brougham dos anos 90. Esse sedã era o topo de linha da marca e foi o último com chassi separado da carroceria.

O entre-eixos cresceu de 3,08 m para 4,25 m, o carro inteiro mede 6,85 m. O teto é 7,6 cm mais alto, para deixar o presidente mais visível ao público. Os vidros são blindados e possuem os mesmos 7,6 cm de espessura, podendo segurar tiros de fuzil.

Como esse carro é bastante pesado e precisa ser útil em situações de emergência, o motor V8 5.7 original de 263 cv não daria conta. No lugar foi usado um 7.4 que era usado em caminhonetes grandes, que foi preparado por Jack Roush.

A limusine presidencial conta com um tanque de oxigênio e um sistema interno de supressão de incêndios. Nessa época não haviam tantos recursos de defesa como tem nos carros mais recentes, que rodam até com uma bolsa com sangue do mesmo tipo do presidente.

Mas o acabamento foi melhorado quando comparado com o Cadillac Fleetwood Brougham: recebeu madeira zebrano de verdade no painel, televisão, vídeo cassete e telefone.

Esse carro do presidente dos EUA rodou apenas 1.003 km. Das três limusines que trabalharam para Bill Clinton, essa é a única que não ficou guardada. Uma está com a CIA e outra está no museu dedicado ao ex-presidente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário