Conheça 5 luzes e botões inusitados dos carros

Carros modernos trazem muitos botões e luzes no painel, alguns são velhos conhecidos e lógicos, esses cinco são mais misteriosos

shutterstock painel de carro com muitas luzes acesas
As luzes e os botões do painel podem ser de fácil entendimento ou complicadas (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 02/04/2022 às 10h03

Os motoristas já se acostumaram com os botões e luzes do painel dos carros. Hieróglifos como a “lâmpada do Aladim” que representa o óleo lubrificante e a seta dentro do carro que aciona a recirculação da ventilação. Porém algumas funções menos usuais trazem símbolos no mínimo exóticos.

Você já viu um botão de água no painel? Ou no formato de uma nuvem? Separamos alguns botões e luzes “exóticos” que podem ser encontrados nos carros, confira:

VEJA TAMBÉM:

1. Botão da antena dos Mitsubishi

botao antena eletrica mitsubishi aliexpress
É o botão de martini do Aston Martin do James Bond? Não, é o botão da antena dos Mitsubishi (Foto: AliExpress | Reprodução)

Os mais novos não devem conhecer, mas até os anos 90 era um luxo ter um carro com antena elétrica. Você ligava o rádio e ela subia do para-lama para pegar o melhor sinal. E havia junto um botão para subir e descer independentemente do rádio, para passar em locais baixos ou simplesmente ostentar.

O mais comum é ver “Antenna” escrito por extenso no botão. Mas como desenhos não possuem barreira de linguagem, os japoneses, como a Mitsubishi, usam um desenho para indicar a função. É um risco vertical com um triângulo no topo, parecendo um copo de martini. Mas na verdade representa uma antena de TV antiga

2. Luz da vela de aquecimento dos motores diesel

luz vela de aquecimento de motor diesel volkswagen
A aparência é similar a de uma resistência de chuveiro, a função talvez seja (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Muitos motoristas trocam carros a gasolina por picapes e SUV diesel sem estudar muito sobre esse tipo de motor. Apesar de também ser a combustão interna, ele possui algumas particularidades. Uma delas é ter uma vela de aquecimento no motor para ajudar na combustão quando o motor estiver frio.

Quando essa vela de aquecimento apresenta problemas, uma luz pisca no painel. O símbolo dessa peça é uma linha embolada lembrando uma resistência de chuveiro. Ela se acende quando o motor está frio e ela está em funcionamento.

3. Botão H2O do Toyota Mirai

toyota mirai boyao h2o
O Mirai emite água e esse botão faz que ela saia por baixo do carro manualmente (Foto: Toyota | Divulgação)

Na célula de combustível do Toyota Mirai é feita uma reação entre duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio para produzir eletricidade. O resultado disso é nada menos que a água. Essa água se acumula no sistema e precisa ser liberada.

No Mirai isso é feito automaticamente, porém o motorista pode fazer quando tiver vontade apertando o botão H2O. Isso faz que água seja liberada em um furo na parte inferior do carro, como se ele tivesse urinando.

4. Luz do freio motor da Ram 3500

botao freio motor ram 3500
Seria a Ram uma picape flatulenta? (Foto: Ram | Divulgação)

Olha bem para esse desenho. É um sorvete caído? A Ram soltou um pum? Não, é a luz do sistema de freio motor da picape que funciona igual ao dos caminhões. Afinal, ela traz o motor de um caminhão. Esse freio motor precisa ser acionado pelo motorista por um botão que traz o mesmo desenho.

Com ele acionado, é produzida uma contrapressão no escapamento que reduz a velocidade do motor e, com isso, ajuda a segurar a picapona em descidas. Isso é extremamente útil quando ela está com carga, pois não sobrecarrega o sistema de freios e evita o temido fading.

5. Botão de água do Lancer Evolution

botao spray de agua intercooler mitsubishi lancer evolution
O botão do meio no console joga água no intercooler do Lancer Evolution (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

Não, o Mitsubishi Lancer Evolution não tem célula de combustível igual o Mirai. No caso do esportivo, o botão de água é para jogar um jato no intercooler. Isso faz que ele se resfrie mais e torne o ar comprimido pelo turbo ainda mais frio. A intenção é ajudar na eficiência da combustão.

O botão traz o desenho de um intercooler com um spray de água. Nos modelos mais antigo ele servia para apenas ativar o sistema. Nos mais recentes você pode colocar o jato de água no modo automático, com o computador do carro decidindo quando ele é conveniente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário