Pantanal: confira 5 carros para ir visitar a Juma Marruá
Na novela Pantanal os personagens preferem viajar a cavalo ou de chalana, mas esses cinco carros também dariam conta de enfrentar os terrenos da região
Na novela Pantanal os personagens preferem viajar a cavalo ou de chalana, mas esses cinco carros também dariam conta de enfrentar os terrenos da região
Ara! Ocê podi num assistirrr, mas num dá pra negarrr o sucesso que é a novela Pantanal. A novela está fazendo tanto sucesso que as pessoas estão falando como sotaque dos personagens, mas vamos voltar para o português formal por enquanto.
Os meios de transporte favoritos dos personagens da novela são cavalos e chalana, mas existem alguns carros. Pantanal traz ação publicitária da Caoa Chery, mas hoje vamos selecionar alguns carros que se dariam bem indo visitar a Juma Marruá.
VEJA TAMBÉM:
O primeiro item dessa lista não poderia ser outro. O nome Marruá serve para designar um touro bravo, de temperamento ruim. A personagem Juma leva o nome por motivos óbvios, já o utilitário nacional é bruto, porém mais fácil de lidar.
Com o fim da Troller podemos dizer que o Agrale Marruá é o último carro 100% nacional. Ele tem como público principal o exército, mas também é oferecido para o público geral em duas variações de chassi: a AM200 e a AM300.
O Marruá AM200 é oferecido como picape de cabine simples ou dupla, já o AM300 é vendido na configuração cabine-chassi. Todos trazem tração 4×4 e motor Cummins ISF 2.8 turbodiesel com injeção de Arla 32. O câmbio é manual de cinco marchas com primeira super reduzida, mas é oferecido opcionalmente uma caixa de transferência com reduzida.
Quer um jipe tradicional mas não quer gastar muito? A opção mais barata de jipe zero-km no Brasil é o Suzuki Jimny, que voltou a ser produzido na fábrica de Catalão (GO) atendendo as novas normas de emissões.
O tamanho e o motor 1.3 podem fazer ele parecer frágil, mas o Jimny é valente. Sua construção é a mais tradicional possível: chassi separado da carroceria, tração 4×4 com reduzida e eixo rígido na dianteira e traseira. É a forma mais econômica de enfrentar o pantanal.
Saindo do mundo dos off-road tradicionais e indo para os SUV mais civilizados. Dentre os que trazem plataforma de carro e motor transversal, o mais capaz é o Bronco Sport. O segredo está em seu sistema de tração, que usa duas embreagem no diferencial traseiro para poder vetorizar o torque entre cada roda.
Por isso ele é mais valente que modelos similares, como o Jeep Compass Trailhawk. O seletor de terreno no console ajuda a otimizar o sistema, mas não traz pantanal nas opções. Sob o capô está o motor 2.0 turbo EcoBoost, que dá bom desempenho mas peca em consumo quando comparado com modelos diesel.
A marca Ram virou o sonho de consumo dos fazendeiros. A 3500 é a maior picape do Brasil, bem como a com maior capacidade de carga e reboque. Essa picape é tão grande que precisa de habilitação categoria C para ser dirigida em vias públicas.
O motor também é de caminhão, um Cummins 6.7 turbodiesel que já foi usado pelo Ford Cargo no Brasil. O interior é luxuoso como a casa grande de uma fazenda, com couro e madeira de lei para todos os lados. É capaz da cabine dessa picape ter mais tomadas que muita casa do interior.
O Jeep Willys clássico ainda é um veículo comum no interior do Brasil. O Wrangler é seu sucessor direto, mas hoje traz muita tecnologia junto da aparência rústica. As portas, teto e para-brisa podem ser removidos, mas o carro traz câmeras para auxiliar nas trilhas e as barras estabilizadoras podem ser desconectadas eletrônicamente.
Outa modernidade é o motor 2.0 turbo, que se chama Hurricane em homenagem ao antigo seis cilindros em linha da marca. Mas o chassi tipo escada, os eixos rígido Dana e a caixa de transferência com reduzida continuam presentes.
Infelizmente, o único carro que se chama Pantanal chegou ao mercado e teve que ser recolhido. A Troller já estava estabelecida como fabricante de jipes e expandiu sua linha com a picape Pantanal. A caminhonete trazia cabine simples e as capacidades fora de estrada do jipe.
Porém um problema de trinca no chassi encerrou a carreira da Pantanal. A Troller recomprou todas as unidades vendidas e fez quem não quis devolver assinar um termo de compromisso sobre o defeito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quanta bobagem rsrs meu Deus, como adoram relacionar GLOBO com tudo, quando não é matéria de carros, é algo em tecnologia, pagaram pra voces?, falta de matéria? Vou colocar um título pra voces aqui: Os Veículos 4X4 para serem utilizados no Pantanal, Veiculos 4X4 para enfrentar fora de estrada radical. Pronto tá bom?. Estamos voltando na época que eu era criança, e todos queriam utilizar a “Camiseta do Flamel”, quem tem mais de 30 ira entender.