[Vídeo] Válvula termostática: nem ‘empurroterapia’, nem ‘lixoterapia’
"O mecânico vem todo pressuroso, olha, checa, vê; e, de repente, diz: "já encontrei o problema! O problema, doutor, está na válvula termostática"
"O mecânico vem todo pressuroso, olha, checa, vê; e, de repente, diz: "já encontrei o problema! O problema, doutor, está na válvula termostática"
Você já deve ter ouvido falar em “empurroterapia”: é aquele mecânico, são aquelas oficinas que te empurram produtos ou serviços desnecessários. Mas você já ouviu falar, no contrário, na “lixoterapia”? O que vem a ser isso, não é? É o seguinte: por exemplo, você está andando com seu carro, está tudo bem, mas, de repente, começa a ferver o líquido de arrefecimento. Aí, você chega na oficina, o mecânico vem todo pressuroso, olha, checa, vê; e, de repente, diz: “já encontrei o problema! O problema, doutor, está na válvula termostática.”
Assista ao vídeo e entenda!
Alguém sabe o que é isso? A nossa produção, o Charlinho, já deixou até solta aqui, olha: isso aqui é uma válvula termostática. Sabe o que ela faz? Quando ela abre, deixa a água passar; quando ela fecha, ela não deixa mais a água passar para o radiador. Por quê?
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Porque quando está muito frio o seu carro, quando você liga ele de manhã, a água ainda está fria. Então, não passa pelo radiador, não, porque aí ela esquenta rápido e chega logo na temperatura. Mas vai que ela emperra, essa danada aqui: o carro está quente, está andando, ela emperra e não deixa a água chegar no radiador, o líquido de arrefecimento. E aí, o que vai acontecer? Vai ferver!
E aí, o que faz o mecânico? “Lixoterapia”: “Isso não presta para nada nada, só para dar esse problema, está vendo, jogue isso no lixo.” E não é que o carro vai parar de ferver? É lógico que vai parar de ferver! Pois ele tirou a válvula que estava obrigando o carro a ferver.
E qual é o problema? O problema é que toda vez que você liga o carro de manhã, por exemplo, a água vai custar a chegar na temperatura ideal de funcionamento. Quando você tiver numa longa descida na estrada, sem acelerar, com aquela quantidade de vento vindo para o radiador, e o motor funcionando de leve, a água vai esfriar também.
Cada vez que isso acontece, você vai ter problemas no motor, porque a peças que têm que trabalhar uma determinada temperatura e se dilatam para isso. Elas podem, por exemplo, se retrair um pouquinho, encolher um pouquinho.
Então, a válvula termostática que dá defeito tem que ser jogada fora, sim: é para o lixo, mas tem que colocar outra no lugar. Não acredite nos mecânicos que dizem: “isso é conversa fiada; aqui nós estamos em um país tropical, não precisamos disso, esses caras foram projetados lá para a Itália, para Alemanha, para os países nórdicos, onde é muito frio, temperaturas lá embaixo, gelo, neve.” Não deixe o seu motor funcionar sem a válvula termostática!
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E verdade todos os comentários do texto, porém a generalização de mecânico deveria ser melhor contextualizada ou ao menos entre aspas e não dessa forma desrespeitosa, Como se todos agissem assim por falta de conhecimento técnico. Certa
vez um “engenheiro mecânico” me pediu pra descartar todas as arruelas de pressão que estavam sob a bancada ,motivo : estavam quebradas e com as pontas desalinhadas, quem conhece essa peça sabe do que estou falando e estão rindo muito.perceberam como é possível separar o joio do trigo . respeito é bom e mantém a audiência, se muito tempo por si só gerasse excelência no que fazemos não era necessário atualização profissional, respeite seus leitores que em sua grande maioria são profissionais do ramo.
Os automóveis atuais utilizam um válvula eletrônica ( mais moderna e mais eficiente ) que controla a passagem da água pelo radiador., e é controlada por um sensor analógico de precisão . Isso se tornou necessário porque os motores bi-combustível ( FLEX ) tem que trabalhar em temperaturas diferentes , conforme o combustível utilizado : quando abastecidos com gasolina , a temperatura correta para o fluido de refrigeração ( agua + aditivo) é de 92 a 97 graus. Com etanol a faixa vai de 95 a 102 graus. E esse ajuste é contínuo e continuamente ajustado em função da mistura dos combustíveis.
Esqueceram de falar um dos principais efeitos: o aumento do consumo de combustivel.
Já quebrei o pau com um “mercânico” por causa da válvula, que ele disse que não servia pra nada. Desafiei ele a procurar a GM e dizer isto, que ele iria ganhar uma grana, imagina a economia que a montadora faria.