Luz de freio acendeu no painel? Entenda o que pode ser
De apenas um mau contato até problemas na pastilha e fluido, os sinais luminosos do painel são alertas importantes sobre o funcionamento do veículo
De apenas um mau contato até problemas na pastilha e fluido, os sinais luminosos do painel são alertas importantes sobre o funcionamento do veículo
As luzes do painel tem a função de alertar o motorista sobre o estado do carro e também possíveis problemas que ele possa apresentar. Mas não adianta nada ter esses alertas, se o condutor não sabe interpretá-los e não toma as decisões corretas. As dúvidas a respeito do significados desses desenhos luminosos podem ser mais comuns do que você imagina, já que existem centenas deles que podem aparecer no veículo.
Dentre esses sinais, a luz de freio é muito importante e merece a atenção do motorista. Caso contrário, a conta do conserto pode se multiplicar.
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Esse alerta pode aparecer no painel em três formas diferentes: um círculo com um ponto de exclamação dentro; um “P” circulado; ou, ainda, a palavra “brake”, a depender do seu veículo. Essas opções de desenhos podem surgir nas cores amarelo ou vermelho, que indicam problemas distintos.
Enquanto os sinais amarelos indicam um defeito que não é tão grave e é possível rodar alguns quilômetros, a luz de freio em vermelho aponta uma falha grave, e, por isso, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos maiores, e até irreversíveis. No entanto, não deve haver preocupações se esse desenho fica aceso na cor vermelha apenas quando o freio de mão está acionado, isso mostra que o carro tem bom funcionamento.
Caso o sinal esteja brilhando em amarelo, está na hora de uma manutenção. O verdadeiro problema está quando ele aparece em vermelho no painel enquanto o freio de estacionamento está desativado. Isso pode ser indício de mau funcionamento do sistema ou desgaste de componentes. Nesse cenário, é aconselhável chamar um guincho para levar o veículo para a oficina.
Dentre os possíveis defeitos indicados pela luz de freio, estão o nível baixo do fluido do circuito hidráulico e o desgaste da pastilha, apesar de que essa luz em vários carros é uma outra, independente. É importante também ter atenção para a alavanca do freio de mão, para que ela seja completamente abaixada. Caso contrário, a luz vai acender, gerando confusão e estresse desnecessário para o condutor. Além disso, também pode ser apenas um mau contato.
Partindo dessas várias possibilidades que tem gravidades muitos distintas, a conclusão que pode tirar é a seguinte: é melhor prevenir do que remediar. A atitude mais inteligente é interpretar o sinal luminoso e, caso necessário, procurar imediatamente um guincho ou uma oficina para buscar a solução adequada.
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