Maçanetas eletrônicas em carros geram preocupação com segurança

Esse recurso está cada vez mais presente em carros de luxo, mas a preocupação com o resgate é antiga e chegou a um clube importante da Alemanha

mercedes benz e 300 exclusive macaneta eletronica retratil
As montadoras fazem isso por aerodinâmica (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/04/2024 às 13h02

Os novos carros elétricos premium estão usando maçanetas eletrônicas retráteis para reduzir o arrasto aerodinâmico e, com isso, melhorar a autonomia. Além disso, elas ajudam a deixar o carro com aspecto futurista. Mas como fica a segurança em caso de acidente?

O Clube do Automóvel Alemão (ADAC) teve essa preocupação. Esse tipo de maçaneta está presente em carros de luxo como o Tesla Model S, Land Rover Range Rover Velar e os Mercedes-Benz Classe E, S, EQE e EQS.

VEJA TAMBÉM:

O problema que foi identificado pelo ADAC com as maçanetas eletrônicas retráteis é que elas podem ficar presas à carroceria em caso de acidente. Isso dificulta o trabalho do resgate aos ocupantes.

Segundo o portal New Mobility, o Euro NCAP não identificou falhas nesse tipo de sistema em seus testes. O instituto realiza um procedimento para avaliar a facilidade do resgate e dá uma pontuação sobre isso, um dos requisitos é o esforço necessário para abrir a porta em um carro batido.

O instituto também inclui na nota recursos que facilitam o resgate, como o destravamento automático das portas  após uma colisão. O teste de abertura das portas é parte do motivo para a popularização das maçanetas com formato de alça nos carros europeus.

O ADAC recomenda que os proprietários de carros com essas maçanetas eletrônicas retráteis se familiarizem com o sistema de abertura manual para emergências. Ele também recomenda andar com um martelo para quebrar os vidros dentro do veículo caso as janelas laterais não sejam laminadas.

Para os socorristas existe sempre a opção de quebrar os vidros de um carro para salvar os ocupantes. Mas essa não é a primeira opção por motivos de segurança, já que os estilhaços podem atingir alguém que já está ferido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário