Com ferramentas de IA e selos de autenticidade, plataformas de compra e venda de veículos têm investido pesado na verificação dos anúncios
“Maio Amarelo” é o mês dedicado à promoção de um trânsito mais seguro. No mundo inteiro, campanhas de conscientização buscam alertar a sociedade para o número enorme de acidentes que acontecem todos os dias, abrindo uma discussão sobre o que cada um de nós pode fazer para melhorar essas estatísticas. E, sem dúvida, ainda temos muito o que fazer para evoluir nesse sentido. Mas vale a pena aproveitar esse mês também para pensar na segurança ao comprar ou vender veículos online.
VEJA TAMBÉM:
Embora muita gente ainda torça o nariz para a ideia de fazer a transação do veículo pela internet, nos últimos anos, os portais de compra e venda de automóveis têm investido pesado na construção de um ambiente cada vez mais confiável.
Quem busca um carro ou uma moto na internet já encontra, por exemplo, anúncios com selos de vistoria, que é realizada por empresas credenciadas pelo Detran e só então validadas pelas plataformas.
Vários anúncios também oferecem um histórico veicular completo, com dados confirmados sobre licenciamento, IPVA, multas, registro de sinistros, gravame (impedimento judicial de transferência de propriedade) e muito mais. O acesso a esse histórico é garantido em geral por uma empresa vistoriadora.
Dentre os anúncios profissionais, é possível identificar as lojas oficiais, com endereço e telefone fixos, perfil nas redes sociais e feedbacks de clientes no Google. O comprador pode procurar por selos de loja verificada para agregar uma camada extra de segurança à operação.
As plataformas também têm investido pesado em ferramentas de inteligência artificial capazes de identificar fraudes e bloquear automaticamente anúncios considerados suspeitos, garantindo uma experiência de navegação bem menos “poluída”.
Ou seja: as condições de segurança oferecidas hoje pelos marketplaces líderes são iguais ou melhores às de estabelecimentos tradicionais. Aquela história de que comprar um carro ou moto pela internet era o mesmo que comprar “na confiança” ficou no passado. Prova disso, é que um estudo recente realizado pela OLX mostrou queda de 43,9% no número de anúncios de carros identificados como fraudulentos na comparação entre 2024 e 2023.
Mas é preciso reforçar que todas essas novidades só funcionam pra valer quando somadas a uma postura vigilante por parte dos compradores. Anúncios com preço muito abaixo da tabela Fipe, exigência de transferência bancária antecipada para “segurar” o veículo, recusa em apresentar documentação: tudo isso deve levantar suspeitas.
Sempre que possível, a negociação deve acontecer via chat da própria plataforma de classificados digitais – isto é, sem que a conversa migre para um aplicativo de mensagens paralelo, onde não há controle.
É recomendável também só fechar negócio depois de ver o veículo pessoalmente, melhor ainda se na companhia de um mecânico de confiança.
Um mercado automotivo mais seguro, protegido contra a atuação de golpistas, é bom tanto para quem compra quanto para quem vende. Para isso, não há remédio mais eficaz do que essa aliança entre a tecnologia de ponta das plataformas digitais e um comprador cada vez mais consciente e ativo na garantia da sua própria segurança.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |